Vans escolares serão fiscalizadas durante mês de março em Itatiba

O Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itatiba, em parceria com a Polícia Militar, intensificará nas ruas da cidade neste mês de março a fiscalização de empresas que prestam serviços de transporte escolar. Documentação e, principalmente, a segurança dos alunos transportados serão checados, conforme as normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Desde 1998, o CTB, trouxe diretrizes para oTransporte de Escolares, através dos artigos 136, 137, 138 e 139. Essas diretrizes foram compostas de exigências mínimas para os veículos especialmente destinados à condução de escolares, não excluindo a competência municipal de aplicar as suas exigências específicas, previstas em seus regulamentos, de acordo com a realidade de cada local.

Em Itatiba, a Lei Municipal nº 4.343/2011, complementada pela Lei 4.530/2013, detalha outros aspectos importantes que não são mencionados na Lei Federal e estadual. De acordo com o artigo 2º, os motoristas de vans devem obter em local visível a A.T.E. (Autorização Para Transportes de Escolares), respeitar a capacidade do veículo, manter o veículo e equipamentos em perfeitas condições de uso, não transportar passageiros junto aos alunos escolares, obrigatoriedade de monitores com idade mínima de 18 anos sempre que houver alunos com idade inferior à 10 anos ou portador de necessidade especial (independente da idade), além de outras exigências.

O Estado de São Paulo conta também com uma portaria do Detran, a 503, que prevê outras exigências para o Transporte de Escolares, entre elas, disponível no artigo 3°, com os seguintes requisitos destinados à condução escolar como a pintura de faixa horizontal na cor amarela nos veículos, cintos de segurança em nível igual à lotação, limitadores de abertura dos vidros corrediços, de no máximo 10 cm, dados atualizados dos alunos transportados, entre outras exigências.

 

 Por: Prefeitura de Itatiba
Foto: Divulgação
Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Gasolina pode ficar até R$ 0,41 mais cara na bomba... BRASÍLIA - Com a decisão do governo de aumentar o ...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Prefeitura realiza trabalhos de campo no combate a... Seguindo a programação das ações de combate a deng...
Ministro Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rod... Ex-assessor de Temer foi flagrado recebendo R$ 500...

Populares

Pedágios da região têm reajuste a partir deste sáb... Segundo a Artesp, nos últimos seis anos a receita ...
Novo ataque de ransomware começa a infectar comput... Um novo ataque de ransomware está infectando compu...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...
Temer é o primeiro presidente a responder por crim... O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de...
CLOSE
CLOSE