Campanha falsa pede doação de sangue AB negativo para Elisa pede sangue doação de AB negativo para Elisa

Via – BOATOS.ORG

Boato – Uma criança chamada Elisa Mirela Guedes de Lima está precisando de sangue e correndo risco de morte. Ela precisa urgentemente de sangue AB negativo.

Não são raras as vezes em que a boa-fé das pessoas é utilizada combustível para boatos na internet. Isso se potencializa em casos de correntes para salvar a vida de crianças. Agora, um pedido inusitado voltou a circular online: a doação de sangue AB negativo para salvar uma criança.

Isso mesmo. A história, que tem circulado principalmente por WhatsApp pede que as pessoas realizem a doação de sangue para uma criança que está precisando de sangue e corre risco de morte. Na versão abaixo, a história aponta para a cidade de Taubaté, no interior de São Paulo. Leia:

“Alguém tem sangue AB negativo ou conhece alguém? É urgente! Uma criança está na Policlina de Taubaté precisando de sangue e no hemocentro não tem.Ela está correndo risco de morte..O nome dela é Elisa Mirela Guedes de Lima. É só chegar no hemocentro e doar no nome dela. Se quiserem repassar para outro grupo, ajudem galera um dia podemos precisar de ajuda também”

Outra versão que encontramos diz o seguinte:

“Alguém tem sangue AB negativo? É urgente! Uma criança esta na policlínica precisando de sangue e no Hemocentro não tem. Ela está correndo risco de morte… O nome dela é Elisa Mirela Guedes de Lima. É só chegar no Hemocentro e doar no nome dela. Se quiserem repassar p outro grupo, podem enviar.Repassando.”, mesma versão que corre pela cidade de Itatiba.

Aqui no Boatos.org somos muito preocupados com o bem estar das crianças e ficamos preocupados com a história da Elisa. Mas nem precisaríamos porque ela é falsa. Vamos aos fatos.

O primeiro ponto é que pedir sangue AB negativo é levar em conta que as pessoas não entendem o mínimo dos tipos de compatibilidade de doações de sangue. Isso porque as pessoas do sangue tipo AB podem receber doações de quaisquer outros tipos de sangue: A, O e B. Por ser fator negativo, pode receber dos fatores A-, O- e B-. Por outro lado, o sangue AB negativo pode doar sangue apenas para sangues do mesmo tipo.

Seguindo uma lógica, para salvar a menina Elisa só seria precisa um sangue do fator Rh negativo. Mais do que isso, o tipo de sangue AB negativo é o mais raro de ser encontrado: com 0,5% de incidência. Sendo assim, apenas 0,5% das pessoas poderia receber esse tipo de sangue.

Por isso, os próprios hospitais se manifestaram dizendo que não existe campanha alguma para doação de sangue AB negativo. Nesta matéria, o hemocentro de Blumenau diz que a mensagem é falsa. Por sinal, ela é de 2014. Isso significa que tratamos de um boato velho.

Sobre a menina Elisa Mirela Guedes de Lima nós apenas encontramos referências relacionadas aos boatos que circula pela internet. Ou seja, é bem provável que ela sequer exista.

Com isso, chegamos à conclusão de que a história da menina que precisa doação de sangue AB negativo é falsa. Não passa de mais uma das correntes falsas que circulam pela internet.

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Ônibus com jogadores do Iraty capota e deixa ferid... Um grande susto marcou a tarde de sábado (19) para...
Vitória surpreende no Itaquerão e derruba série in... O sonho de grande parte da torcida corintiana em v...
Mudança no registro de nascimentos é o primeiro it... Os senadores devem começar a semana de votações no...
De olho nas Paralimpíadas 2020, japoneses criam ca... Quando se fala em Japão, algumas das primeiras coi...

Populares

Centro de Capacitação abre inscrições para novos c... Na quarta-feira, dia 26 de julho, o Centro de Capa...
Termina segunda-feira prazo para quem recebe auxíl... Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para que ...
Quatro projetos recebem aprovação do Plenário em I... Nesta quarta-feira (02), a Câmara Municipal de Ita...
A Mediação de Conflitos Resgatando valores Familia... Todo indivíduo forma sua personalidade e ide...
É aprovada Semana de Prevenção e Conscientização à... Na 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ita...
CLOSE
CLOSE