Ação #MeninasOcupam leva alunas para viverem dia de Prefeita e Secretárias

Onze meninas, alunas da rede pública de ensino, ocuparam na quarta-feira, dia 11, a função de Prefeita e Secretárias Municipais. Acompanhadas dos pais e Supervisoras, as crianças conheceram o dia a dia da Prefeitura e, ao final, participaram de uma reunião de secretariado muito especial.

No início da atividade, cada criança dirigiu-se a uma Secretaria para conhecer as atribuições do seu cargo. Maria Eduarda, Secretária de Obras, analisou projetos e acionou servidores via rádio para saber sobre o andamento das obras de um parquinho. Vanessa, Secretária de Planejamento, autorizou diligências e verificou o projeto de lixeiras em vários pontos da cidade. Lorena, Secretária de Cultura e Turismo, organizou uma biblioteca no Solar Ferraz Costa.

Já a Prefeita Ticiane elaborou os pedidos para cada Secretária, desde cursos para ajudar pessoas a conseguirem um emprego até uma parceria de uma empresa para a construção de um shopping na cidade.

“Participamos dessa ação da Plan International, que também ocorre em outras cidades, porque entendemos que é importante desenvolver nas crianças esse espírito de cidadania, de liderança”, comentou o Prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

REUNIÃO DE SECRETARIADO

Ao final, todas se encontraram na sala de reuniões da Prefeitura para trocar experiências. A Prefeita Ticiane avaliou os projetos apresentados por todas as Secretárias, decidindo se era possível ou não colocá-los em prática. Todas puderam expor os pedidos elaborados previamente em sala de aula.

Participaram da experiência as alunas Ticiane Gonçalves Dias (CEMEI Pintassilgo/Prefeita), Rebeca Freitas Correa Pinto (CEMEI Beija-Flor /Segurança), Maria Eduarda Galafassi (CEMEI Patativa/Obras), Valentina da Silva Benedito (CEMEI Francisca de Castro Camargo/Ação Social), Vanessa Malta (CEMEI Maria Helena Pensado Bianchi /Planejamento), Sophia Boreggio (CEMEI Helio Gouveia Joly/Educação), Lorena Antonia Bianchi Moura (CEMEI Andorinha/Cultura e Turismo), Vitória Inácio Souza Freitas de Oliveira (CEMEI Sebastiana Bueno Franciscone/Finanças), Maria Julia Ribeiro Santos (CEMEI Professora Andrelina Andreatta/Esportes), Anna Clara Rodrigues Salmaso (CEMEI Curió/Saúde) e Poliana Gomes (CEMEI Juriti/Meio Ambiente).

Para o Secretário de Educação, Anderson Sanfins, as crianças expuseram com clareza os problemas que sentem no cotidiano. “A experiência foi muito boa. A Sophia trouxe várias demandas da escola dela, do que eles precisam lá. Foi bom apresentar para ela as tarefas do Secretário. Elas se comportaram bem, falaram de questões do bairro, elas trazem realmente aquilo que vivenciam… as crianças não enganam, expõe claramente o que desejam para a vida e a escola delas”.

“Foi muito bom, muito válido. As crianças estão muito espertas. Movimentos como esse deveriam ocorrer outras vezes. No começo estavam tímidas, mas depois que se soltam pegam rapidinho o jeito”, explicou Karem Bando, Secretária de Esportes

“Foi legal [ser prefeita]. Fizeram muitos pedidos. Gostei mais dos pedidos sobre os animais, porque eu gosto. Eu aprendi que tem que cuidar do país”, declarou a Prefeita Ticiane. Já Maria Eduarda, Secretária de Obras, disse que entregou vários pedidos. “Entreguei um pedido para arrumar o telhado da escola. Acho que a prefeita vai fazer”.

DIA DA MENINA

Em 2011, a ONU instituiu o dia 11 de outubro como o Dia Internacional da Menina. Desde então, o movimento desenvolve ações e projetos para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos, contribuindo assim para a diminuição da pobreza e da discriminação de gênero.

O #MeninasOcupam é uma iniciativa ONG Plan International.

Fotos: Frank Toogood e Renato Junior / PMI

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatiba recebe 500 livros do Projeto Mundo da Leit... Neste mês de outubro, alunos da rede municipal de ...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
Estudo alerta para aumento nos casos de DSTs entre... Ser idoso já não significa falta de atividade, cal...

Populares

Polícia apreende três suspeitos de matar professor... Um jovem e dois adolescentes foram detidos em Jund...
Professora desaparecida em Itatiba é encontrada mo... Ana Maria Jericó, de 55 anos, desapareceu durante ...
Trio é preso após comentário sobre homicídio em re... Segundo a Polícia Militar, corpo da vítima foi enc...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Quadrilha planejava o maior roubo a banco do mundo... A criatividade dos assaltantes é digna de um filme...
CLOSE
CLOSE