Aos futuros prefeitos que tomam posse no próximo domingo e principalmente ao prefeito de Itatiba

Esse é um artigo para aqueles que fizeram campanha esse ano falando em responsabilidade social, em mudanças, em fazer diferente, então para esses que estarão assumindo prefeituras em todo o país quero deixar como mensagem nesse a minha esperança e de todos aqueles que elegeram um governante para o seu município com esperança de uma política nova, limpa e as claras.
Todos nós sabemos das dificuldades em assumir prefeituras falidas, porém se existir a responsabilidade, a informação e realmente à vontade de ser um político de verdade, vai fazer muita diferença!!!
Tudo que fazemos ao longo das nossas vidas provoca diferença não só para nós, mas para todos que estão ao nosso redor!
Avaliando a história da humanidade, acredito eu que teria sido inimaginável tanto em termos morais como práticos, pensar em totalidade coletiva dos seres humanos que pudesse causar uma diferença apreciável ao nosso planeta, no entanto, agora sabemos que todos os nossos atos provocam diferenças, como também quando executados com negligência e egoismo!!!
Principalmente hoje na atual política, sabemos muito bem que é real o ato cometido como agravamento coletivo, infelizmente muitas vezes esses atos deixam danos que vão marcar toda a história de uma nação!
Temos que ter consciência de que tudo que fazemos pode causar uma enorme diferença, desde o simples aspersão de um jato de aerossol aos ouvidos e olhos fechados para as súplicas de muitos dos nossos semelhantes,tanto o conhecimento do que esta acontecendo com o mundo que nos cerca como guerras, doenças, desarmonias, desequilíbrio ecológico, nos deixam com a sensação de impotência e inadequação e nos leva a acreditar que não ha nada que possamos fazer para modificar a situação mundial vigente.
Somos parte de uma consciência coletiva totalmente inclusiva, que tenta se adaptar ao contexto social o tempo todo , mesmo sendo seres independentes e separados, acabamos explorando o contexto do outro, da cidade, da nação, do mundo nos aspectos mais profundos para descobrir as conexões de sobrevivência… que sugerem das conclusões obtidas transformar cada um dos nossos movimentos.
Eu como psicanalista descobri que quando percebemos essas ligações a tudo e a todos, começamos a ter alguma perspectivas sobre o tempo e o espaço, apesar de ser muito difícil para nós seres humanos perceber esse tipo de conexão, afinal muitas vezes olhamos somente até o nosso umbigo.
Então porque não perceber que a nossa consciência individual é apenas uma parte pequena, mesmo que significativa, é parte de uma consciência coletiva que nos envolve como um todo, e ai poderemos encontrar meios que podem acrescentar não só para nós, para tudo e todos ao nosso redor.
Então senhores “Prefeitos Eleitos” percebam essas conexões, repense seus atos, vocês fazem parte de uma totalidade interligada ao coletivo, ajustem sua pontaria de acordo com suas responsabilidades, assim como tenho certeza da conexão que temos um com os outros, tenho também a certeza que a experiência vivenciadas quando não tem retorno, também não olhamos para trás.
Como psicanalista deixo a reflexão de que a responsabilidade coletiva deve ser uma etapa percorrida ao longo dos anos, que nos conduz independente das nossas experiências individuais, tudo que se vive se encontra em estado de movimento constante, continuamente e renovado a cada momento.
E assim espero que seja o futuro da administração política nos quatro cantos do mundo e principalmente em cada município.

Por: Adriana Ferreira

Foto: Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Gasolina pode ficar até R$ 0,41 mais cara na bomba... BRASÍLIA - Com a decisão do governo de aumentar o ...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Prefeitura realiza trabalhos de campo no combate a... Seguindo a programação das ações de combate a deng...
Ministro Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rod... Ex-assessor de Temer foi flagrado recebendo R$ 500...

Populares

Pedágios da região têm reajuste a partir deste sáb... Segundo a Artesp, nos últimos seis anos a receita ...
Novo ataque de ransomware começa a infectar comput... Um novo ataque de ransomware está infectando compu...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...
Temer é o primeiro presidente a responder por crim... O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de...
CLOSE
CLOSE