Aproveite o fim de semana em Itatiba!

PARQUE LUÍS LATORRE

Novos brinquedos vão animar o ‘Férias no Parque’ desta semana

Crianças de todas as idades vêm se divertindo no ‘Férias no Parque’ da Prefeitura de Itatiba. No próximo domingo, dia 18 de janeiro, o ‘Férias no Parque’, realizado pela Prefeitura no Parque Luís Latorre, traz novos brinquedos infláveis para a diversão da criançada.

Esta edição do ‘Férias no Parque’ acontece nos domingos do mês de janeiro, das 11h às 18h, e conta com brinquedos infláveis variados. Crianças de 2 a 9 anos devem estar acompanhadas pelos pais.

Serviço:
‘Férias no Parque’

Nos domingos de janeiro, das 11h às 18h
Local: Parque Luís Latorre
Aberto ao público, crianças de 2 a 9 anos devem estar acompanhadas pelos pais

PLANETÁRIO
Programação especial oferece opções de férias para toda a família

2015.01.15_agenda_planetario

Foto: Divulgação

 

Pensando em oferecer opções nas férias de janeiro que promovam o conhecimento e o entretenimento gratuitamente para a toda a família, a Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da Educação, preparou uma programação especial no Planetário Municipal ‘Professor Benedito Rela’, que fica no Parque Ferraz Costa. Durante todo o mês haverá sessões especiais às quartas, quintas e sextas, além das sessões normais de domingo. Na última semana do mês, o Planetário oferecerá os tradicionais cursos de férias para aqueles que desejam aprender mais sobre os mistérios do Universo.

As sessões especiais ‘As maravilhas do céu de Verão’ acontecem de 7 a 30 de janeiro, todas as quartas, quintas e sextas-feiras, das 16h às 17h15 (primeira sessão) e das 19h às 20h15 (segunda sessão); aos domingos, as sessões são às 16h e às 17h30. A entrada é gratuita e aberta para maiores de 5 anos, com limite máximo de 60 pessoas por sessão, e não é necessário fazer inscrição. A programação conta com a sessão ‘Gigantes do Céu’ e em seguida a apresentação de ‘Viajante Espacial’.

Curso
Os cursos de difusão científica no campo da Astronomia acontecerão de 26 a 30 de janeiro e já estão com inscrições abertas. São gratuitos e dirigidos a duas turmas, uma para crianças de 9 a 13 anos e outra para qualquer pessoa a partir dos 14 anos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na Estação Ciências, que fica ao lado do Planetário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Eles serão ministrados pelos Professores Carlos Mariano e Ângelo Nascimento.

Voltado para maiores de 14 anos, o curso ‘Visão para o Universo’ conta com 50 vagas e acontecerá entre os dias 26 e 30 de janeiro, das 19h45 às 22h15. Serão abordados os seguintes temas: História da astronomia; Sistema Terra-Lua; Sistema Solar; Estrelas e Nebulosas; A vida no Universo; Galáxias; e Cosmologia Moderna.

As crianças entre 9 e 13 anos terão um curso só para elas, intitulado ‘Astronomia no Parque’, que acontecerá de 26 a 28 de janeiro, das 16h às 18h. São 25 vagas e os temas abordados serão: O céu a olho nu; Terra e Lua; Sistema Solar: planetas, satélites, asteroides, cometas e meteoróides; Sol, estrelas e nebulosas; As galáxias e o Universo.

Serviço:
Sessões Especiais ‘As Maravilhas do Céu do Verão’

Planetário Municipal ‘Professor Benedito Rela’
Local: Parque Ferraz Costa
Dias: 7 a 30 de janeiro
Quartas, quintas e sextas-feiras, primeira sessão das 16h às 17h15 e segunda sessão das 19h às 20h15
Domingos, primeira sessão às 16h e segunda sessão às 17h30
Participação gratuita e aberta para maiores de 5 anos
Número máximo de pessoas por sessão: 60
Informações: Parque Ferraz Costa, fones: 3183-0009

Cursos
‘Visão para o Universo’

Data: de 26 e 30 de janeiro (segunda a sexta-feira), das 19h45 às 22h15
Local: Planetário Municipal, no Parque Ferraz Costa.
Público alvo: maiores de 14 anos (50 vagas)
Inscrições na Estação Ciências de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Participação gratuita

‘Astronomia no Parque’
Data: de 26 a 28 de janeiro (segunda a quarta-feira), das 16h às 18h
Local: Planetário Municipal.
Público alvo: crianças de 9 a 13 anos (30 vagas)
Inscrições na Estação Ciências de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Participação gratuita

 

BIBLIOTECA
‘Chico Leme’ é opção de lazer para todas as idades

2015.01.15_agenda_biblioteca

Foto: Divulgação

 

O que você acha de nessas férias conhecer lugares exóticos, pessoas interessantes, culturas diferentes, viver aventuras, se apaixonar, fazer descobertas e tudo isso sem gastar um centavo? Impossível? Não!!! Na Biblioteca Municipal ‘Chico Leme’, a Prefeitura de Itatiba oferece opções para todos os gostos e idades, da criança à terceira idade. A Biblioteca é uma das boas opções de lazer em Itatiba.

No período de férias, a Biblioteca funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. O espaço está localizado em prédio anexo ao Mercado Municipal ‘Dona Lica’, próximo à praça de alimentação, na Avenida 29 de Abril, 35 – Centro. Lá, o leitor encontra clássicos da literatura brasileira e mundial, sucessos de público e de crítica, curiosidades e muito mais. Autores conhecidos como Daniela Steel, Tatiana Belinky, Tess Gerritsen, William Shakespeare, Machado de Assis, Monteiro Lobato e Jorge Amado ‘moram’ nas estantes da Biblioteca de Itatiba.

Como retirar os livros
Para se cadastrar basta ir à Biblioteca munido de documento de identidade, duas fotos 3×4 e comprovante de residência. O cadastro de menores é feito mediante a assinatura do Termo de Compromisso pelo pai ou responsável. Podem ser retirados até três livros por vez. O prazo de empréstimo é de sete dias, com direito a duas renovações. Mais informações pelos telefones 4594-5488 e 4594-5279.

Serviço:
Biblioteca Municipal ‘Chico Leme’

Endereço: Avenida 29 de Abril, 35 – Centro, prédio anexo ao Mercado Municipal ‘Dona Lica’, próximo à praça de alimentação
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h; sábado, das 8h às 12h
Informações: 4594-5488 e 4594-5279

CULTURA
‘Carnaval’ e ‘Caminhos do Passado’ reabrem exposições do Museu

Após uma pausa para manutenção no início de janeiro, o Museu Municipal ‘Padre Lima’ reabre nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro, com duas exposições: ‘Carnaval’ e ‘Caminhos do Passado’.

A mostra ‘Carnaval’ proporciona uma visão do Carnaval itatibense ao longo dos anos. A exposição conta com diversas peças relacionadas à festa popular em Itatiba. São artigos e fotos que fazem parte do acervo do Museu Padre Lima. Os visitantes poderão conferir a história do Carnaval, desde o Entrudo até hoje, as comemorações em Itatiba, os carnavais de ontem, o espírito da alegria presente nos salões em nosso tempo.

Paralelamente, o Museu exibe parte da exposição ‘Caminhos do Passado – Uma Viagem pela História Itatibense’. A mostra conta a história de Itatiba em documentos, livros, objetos, moedas e fotografias e sempre recebe pedidos do público para reapresentação.

‘Carnaval’ e ‘Caminhos do Passado’ ficarão em exposição até o dia 22 de fevereiro. O Museu Histórico ‘Padre Francisco de Paula Lima’ fica na Praça da Bandeira, 122 – Centro, e funciona de terça à sexta-feira das 9h às 18h e sábados e domingos das 9h às 17h. Informações pelo telefone 4524-1264.

Serviço:
‘Carnaval’ e ‘Caminhos do Passado’

De 15 de janeiro a 22 de fevereiro. Terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados e domingos, das 9h às 17h
Local: Museu Histórico ‘Padre Francisco de Paula Lima’
Aberto ao público

CINECLUBE JOSÉ CESARINI
Cineclube ficará fechado para manutenção em janeiro e fevereiro

O Cineclube ‘José Cesarini’ estará fechado para manutenção nos meses de janeiro e fevereiro. O espaço dedicado ao cinema vem oferecendo gratuitamente à população de Itatiba e região clássicos dos mais variados gêneros. Seja na Sessão Cult, na Vesperal ou em ocasiões especiais, o Cineclube é o espaço certo para quem gosta de cinema.

O Cineclube é parceiro da Prefeitura de Itatiba, com a qual desenvolve o projeto ‘O Cinema Vai Até Você’, levando arte e diversão às escolas, associações de bairros e outros. O Cineclube ‘José Cesarini’ fica na Rua Benedito Franco de Godoy, 80 – Jardim Cel. Peroba.

No fim de semana você também poderá visitar:

Parque Luís Latorre
Em uma área de 350 mil m², o Parque Luís Latorre foi projetado tendo como principais diretrizes: educação ambiental, lazer e esporte. A estrutura esportiva do Parque contempla duas quadras poliesportivas, dois circuitos para caminhada e corrida com extensões de 1.000 e 1.700 metros, ciclovia e aparelhos para alongamento, além de uma trilha ecológica, por onde o visitante tem a oportunidade de se exercitar em total contato com a natureza. Endereço: Avenida Prefeito Erasmo Chrispim, 100 – telefone 4594-9243.

Parque Ferraz Costa
Ocupando uma área de 256 mil m2, trata-se de uma das principais áreas verdes do município, possuindo inclusive bolsões de mata nativa. Faz parte do Parque o Ginásio Municipal de Esportes ‘José Boava’ (coberto), um bosque com trilha para caminhada ecológica, três quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, duas quadras de vôlei de areia e futvôlei, pista de atletismo, canchas de bocha e malhas cobertas e viveiro municipal de mudas. Endereço: Rua Antonio Ferraz Costa, s/n.º

Planetário Municipal
Aos domingos no Planetário Municipal acontecem sessões públicas. A primeira sessão acontece às 16h com a ‘A Dança dos Planetas’, que proporciona aos observadores a projeção de uma vista panorâmica do Sistema Solar. A segunda sessão pública acontece às 17h30 com a ‘Viagem Cósmica’, na qual os observadores realizam uma viagem partindo da Terra, passando pelo Sistema Solar, e visitando as nebulosas da nossa galáxia. Em ambas as sessões também é proporcionada aos expectadores a visão do céu noturno, com a exploração das constelações e demais corpos celestes. Cada apresentação dura aproximadamente 45 minutos. Para participar, não há necessidade de fazer agendamento prévio. No entanto, é recomendável chegar ao Planetário com antecedência mínima de 20 minutos. As sessões públicas não acontecem nos feriados de Carnaval, Páscoa, Natal, Ano Novo e em domingos de eleições. O número máximo de participantes é de 65 pessoas e a idade mínima permitida é 5 anos. O Planetário fica no Parque Ferraz Costa. Mais informações pelos telefones (11) 3183-0009.

Zooparque Itatiba
Localizado em uma fazenda com 100 alqueires, ainda possui uma área de Mata Atlântica totalmente preservada. A visita ao Mundo dos Animais é feita através de uma trilha de aproximadamente 3 km de extensão onde estão os animais e aves mais representativos de sete ecossistemas da América do Sul, África, Ásia e Áustria. Possui também área de lazer para piquenique, boutique e restaurante. Endereço: Rod. D. Pedro I km 95,5 – (11) 4487-8205 / (11) 4487-8883. Valor dos ingressos a consultar.

Fonte : PMI

Link: www.itatiba.sp.gov.br/Noticias/aproveite-o-fim-de-semana-em-itatiba15012015.html

 

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Agressividade Infantil Você sabe o que é uma criança agressiva? Sabe como...
Serra das rodovias Anchieta e Imigrantes tem lenti... A rodovia dos Imigrantes continua com tráfego ...
Polícia ainda investiga desaparecimento de mulher ... A Polícia Civil ainda investiga o caso da estetici...
Homem procura por proprietário de veículo causador... Na última quinta-feira (31/12), um veículo Fiesta ...
PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
GM apreende veículos roubados durante patrulhament... Na noite de ontem (28), o GAP (Grupo de Apoio ao P...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE