Aumentam denúncias vinculadas ao Tinder no Reino Unido, aponta polícia

O número de supostos delitos que envolvem pessoas que usam redes sociais de encontros como Tinder e Grindr aumentou vezes sete em dois anos no Reino Unido, segundo a polícia britânica.

Entre as denúncias há casos de violação, assédio sexual a menores e tentativa de assassinato, fatos perante os quais alguns especialistas pediram às autoridades que lancem uma campanha para conscientizar sobre o perigo de falar com estranhos através destas páginas.

Segundo apontam, os usuários são vulneráveis à “extorsão sexual” e estes números podem representar “só a ponta do iceberg” do problema, já que muitas vítimas sentem medo ou vergonha de ligar para a polícia.

Em 2013 houve 55 denúncias na Inglaterra e Gales relacionadas com Grindr ou Tinder, enquanto em 2014, o número de acusações aumentou para 204, e para 412 em 2015 até o mês de outubro, segundo a polícia.

Neste ano houve no total 277 casos nos quais a rede social Tinder foi mencionada, muito acima dos 21 do ano 2013, e 135 nos quais falava-se do Grindr, em comparação com as 34 denúncias de 2013.

As acusações por delitos sexuais ou violentos foram os mais comuns, com 253 alegações de violência e 152 relatórios de crimes sexuais, incluídos assédio a menores, violação e exploração infantil.

Os números policiais provêm de denúncias nas quais estas aplicações foram citadas, mas não significa automaticamente que a plataforma fosse usada diretamente pelo acusado.

No entanto, há outros supostos casos documentados nos quais o delinquente é acusado de atuar de maneira direta através destes serviços de encontros.

O Conselho Nacional de Chefes de Polícia do Reino Unido encorajou as vítimas a denunciarem os ataques e buscar apoio, e aconselhou aos usuários que não compartilhem informação pessoal com ninguém até que tenham certeza de com quem se estão comunicando.

Via Terra – Link: http://tecnologia.terra.com.br/internet/aumentam-denuncias-vinculadas-ao-tinder-no-reino-unido-aponta-policia,b0a47508699c7026f99eee41f1a3a9168nvss832.html

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Gasolina pode ficar até R$ 0,41 mais cara na bomba... BRASÍLIA - Com a decisão do governo de aumentar o ...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Prefeitura realiza trabalhos de campo no combate a... Seguindo a programação das ações de combate a deng...
Ministro Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rod... Ex-assessor de Temer foi flagrado recebendo R$ 500...

Populares

Pedágios da região têm reajuste a partir deste sáb... Segundo a Artesp, nos últimos seis anos a receita ...
Novo ataque de ransomware começa a infectar comput... Um novo ataque de ransomware está infectando compu...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...
Temer é o primeiro presidente a responder por crim... O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de...
CLOSE
CLOSE