BOMBEIRO JUVENIL Jovens conhecem trabalho do Centro de Comunicação

Os Bombeiros Juvenis participaram no último sábado, dia 1º de março, da aula sobre o Centro de Comunicação. Os jovens puderam conhecer os dois lados de uma ocorrência, aprendendo formas de garantir o melhor atendimento possível tanto ao solicitar a ajuda como ao receber a ligação no quartel.

 

Eles aprenderam como contatar o Bombeiro em caso de emergência e quais os telefones corretos (192 e 193). Os Bombeiros Juvenis aprenderam, ainda, sobre a importância de manter a calma, confirmar se está falando com os Bombeiros de Itatiba (ou da localidade onde acontece a ocorrência) e responder a todas as perguntas feitas pelo atendente. Devido a problemas nas operadoras de telefonia é comum que, dependendo de onde a ligação é feita, ela acaba direcionada para outras cidades, por isso é necessário que o cidadão sempre confirme com quem está falando. Isso auxilia o trabalho e diminui o tempo de resposta. O problema é comum principalmente quando a solicitação é feita por celular. Na dúvida, o telefone do Departamento de Bombeiros de Itatiba é 4524-1212.

 

Do outro lado da ligação está sempre o atendente, e os Bombeiros Juvenis comprovaram a importância dos protocolos utilizados no atendimento. As perguntas feitas seguem uma ordem que garante a rapidez na resposta dos Bombeiros. De posse dos dados, é possível acionar a equipe adequada para aquela determinada ocorrência. “Conhecendo esse trabalho os jovens percebem a importância desse primeiro atendimento, mas mais do que isso aprendem que em uma equipe cada parte tem sua função”, comenta o Prefeito João Fattori.

 

Programas
O Bombeiro Mirim é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e o Juvenil de 15 a 18 anos. Realizados por meio do Departamento Municipal de Bombeiros, os programas são voltados para moradores de Itatiba devidamente matriculados em escolas da rede pública ou particular. Neste ano mais de 230 interessados se inscreveram, sendo sorteados 60 participantes para o Bombeiro Mirim e 55 para o Bombeiro Juvenil.
Os programas oferecidos pela Prefeitura de Itatiba têm como objetivo orientar e instruir corretamente os adolescentes sobre como agir em situações de emergência, além de proporcionar maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade, estimulando o pleno exercício da cidadania. Serão aulas teóricas e treinos práticos de resgate em altura, resgate aquático, resgate em ferragens, primeiros socorros e outros.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE