BOMBEIRO MIRIM Crianças aprendem como solicitar auxílio em emergências

Os Bombeiros Mirins aprenderam no último sábado, dia 1º de março, como solicitar auxílio em situações de emergência. O ensinamento faz parte da aula sobre o Centro de Comunicação dos Bombeiros. “São detalhes às vezes simples e que podem fazer a diferença no momento de solicitar o socorro”, lembra o Prefeito João Fattori.

Os telefones corretos (192 e 193) para contatar o Bombeiro em caso de emergência foi a primeira coisa que as crianças aprenderam. Bombeiros e monitores explicaram para os ‘Bombeirinhos’ a importância de manter a calma, confirmar se está falando com os Bombeiros de Itatiba (ou da localidade onde acontece a ocorrência) e responder a todas as perguntas feitas pelo atendente. Devido a problemas nas operadoras de telefonia é comum que, dependendo de onde a ligação é feita, ela acaba direcionada para outras cidades, por isso é necessário que o cidadão sempre confirme com quem está falando. Isso auxilia o trabalho e diminui o tempo de resposta. O problema é comum principalmente quando a solicitação é feita por celular. Na dúvida, o telefone do Departamento de Bombeiros de Itatiba é 4524-1212.

 

Do outro lado da ligação está sempre o atendente, e os Bombeiros Mirins comprovaram a importância dos protocolos utilizados no atendimento. As perguntas feitas seguem uma ordem que garante a rapidez na resposta dos Bombeiros. De posse dos dados, é possível acionar a equipe adequada para aquela determinada ocorrência.
Programas
O Bombeiro Mirim é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e o Juvenil de 15 a 18 anos. Realizados por meio do Departamento Municipal de Bombeiros, os programas são voltados para moradores de Itatiba devidamente matriculados em escolas da rede pública ou particular. Neste ano mais de 230 interessados se inscreveram, sendo sorteados 60 participantes para o Bombeiro Mirim e 55 para o Bombeiro Juvenil.
Os programas oferecidos pela Prefeitura de Itatiba têm como objetivo orientar e instruir corretamente os adolescentes sobre como agir em situações de emergência, além de proporcionar maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade, estimulando o pleno exercício da cidadania. Serão aulas teóricas e treinos práticos de resgate em altura, resgate aquático, resgate em ferragens, primeiros socorros e outros.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

GM apreende veículos roubados durante patrulhament... Na noite de ontem (28), o GAP (Grupo de Apoio ao P...
Idoso de Itatiba perdido em Frutal procura familia... Um idoso sem documentos pessoais encontra-se perdi...
Homem é morto a tiros dentro de residência Na noite de ontem (26), um homem foi morto a tiros...
Veículo é furtado dentro de Condomínio Residencial... Um veículo Uno branco (placa CEJ-1548), foi furtad...
PM apreende motocicletas e rádios comunicadores du... Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Milita...
PM arrecada doações para crianças do Lar Pedacinho... Nesta quarta-feira (23), por volta das 15h, o Bata...
Vazamento de água assusta moradores e provoca inte... Na noite da última segunda-feira (21), um vazament...

Populares

Mulher é vítima de sequestro relâmpago e estupro... Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 12h10, uma...
Caminhão perde freio e colide com carro Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 15h35, um ...
Homem é vítima de homicídio em Itatiba Na madrugada desta quarta-feira (16), por volta da...
Boato sobre tentativas de sequestro se espalham pe... Trata-se de mais um boato, a história que circula ...
Prefeito recebe ofensas de internauta e reage dize... Nesta terça-feira (15), às 10h57, o prefeito João ...
CLOSE
CLOSE