BOMBEIRO MIRIM E JUVENIL – Crianças e jovens têm aula de Primeiros Socorros

Aconteceu no último sábado, dia 21 de junho, no Parque Luís Latorre, a aula prática de Primeiros Socorros dos programas Bombeiro Mirim e Bombeiro Juvenil. “Estar preparado para emergências é servir a comunidade. Mais do que o conhecimento em si, fico feliz que a semente do cuidado com o próximo seja plantada nos programas Bombeiro Mirim e Juvenil”, comenta o Prefeito João Fattori. Bombeiros Mirins e Juvenis colocaram em prática noções básicas de como socorrer acidentados, cuidados necessários e procedimentos corretos para diversos tipos de emergências. São conhecimentos que as crianças aprenderam nas aulas teóricas, como a maneira correta de medir a pulsação em diversos pontos do corpo, as diversas formas de tirar a temperatura e outros procedimentos.

 

Luara Aparecida Momentel Buzeto, 17 anos, é da turma de 2012 do Bombeiro Juvenil. Em 2013 estagiou no quartel dos bombeiros, se preparando para ser um dos monitores dos programas este ano. “Pegamos mais conhecimentos para poder ajudar, com a supervisão dos Bombeiros, as turmas deste ano”, conta Luara. No entanto, a jovem alerta: “Em uma ocorrência de verdade, se a pessoa é leiga no assunto, deve chamar o bombeiro. Ligue no 193. Mesmo quem tem o treinamento deve ter cuidado, pois é perigoso”. O Departamento Municipal de Bombeiros orienta a população para que sempre que solicitar o serviço de resgate pelos telefones 192 e 193 confirme se está falando com os Bombeiros de Itatiba. Devido a problemas nas operadoras de telefonia é comum que, dependendo de onde a ligação é feita, ela acabe direcionada para outras cidades, por isso é necessário que o cidadão sempre confirme com quem está falando. Isso auxilia o trabalho e diminui o tempo de resposta. O problema é comum principalmente quando a solicitação é feita por celular. Na dúvida, o telefone do Departamento de Bombeiros de Itatiba é 4524-1212.
Ocorrência
No caso dos bombeiros, Luara explica que a primeira coisa a ser feita em uma ocorrência real é a avaliação do cenário: “Olhamos e ouvimos para ver se a vítima está respirando, se apresenta movimento torácico, enfim, se ela está viva, e vemos se ela tem algum ferimento aparente. Se ela estiver sem pulsação, cor mais avermelhada, inconsciente, se deduz que ela teve um infarto. Aí deve ser feita a massagem cardíaca”. Luara lembra que a linha de ação depende de cada emergência atendida: “Cada situação tem uma forma diferente de lidar”.

 

Fotos: André Luis Fujiwara/PMI

Fotos: André Luis Fujiwara/PMI

Os conhecimentos adquiridos nos programas Bombeiro Mirim e Bombeiro Juvenil podem ser aplicados na prática. As crianças e adolescentes participantes aprendem o que fazer, e principalmente quando fazer. E Luara já teve oportunidade de utilizar esse conhecimento. “Uma menina na escola teve convulsão. Como ninguém sabia o que fazer e eu tenho esse conhecimento, ajudei. Enquanto o pessoal da escola acionava os bombeiros, fiquei acompanhando a vítima, fazendo os procedimentos necessários”, conta a jovem. “Na hora você faz o que tem que fazer. A adrenalina vem depois. Você fala: puxa, eu fiz”, comenta Luara.

 

Programas
O Bombeiro Mirim é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e o Juvenil de 15 a 18 anos. Realizados por meio do Departamento Municipal de Bombeiros, os programas são voltados para moradores de Itatiba devidamente matriculados em escolas da rede pública ou particular. Neste ano, mais de 230 interessados se inscreveram, sendo sorteados 60 participantes para o Bombeiro Mirim e 55 para o Bombeiro Juvenil.

bombeiro mirim e juvenil - primeiros socorros 2

Fotos: André Luis Fujiwara/PMI

bombeiro mirim e juvenil - primeiros socorros 1 2

Fotos: André Luis Fujiwara/PMI

Os programas oferecidos pela Prefeitura de Itatiba têm como objetivo orientar e instruir corretamente os adolescentes sobre como agir em situações de emergência, além de proporcionar maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade, estimulando o pleno exercício da cidadania. Serão aulas teóricas e treinos práticos de resgate em altura, resgate aquático, resgate em ferragens, primeiros socorros e outros.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
GM apreende veículos roubados durante patrulhament... Na noite de ontem (28), o GAP (Grupo de Apoio ao P...
Idoso de Itatiba perdido em Frutal procura familia... Um idoso sem documentos pessoais encontra-se perdi...
Homem é morto a tiros dentro de residência Na noite de ontem (26), um homem foi morto a tiros...
Veículo é furtado dentro de Condomínio Residencial... Um veículo Uno branco (placa CEJ-1548), foi furtad...
PM apreende motocicletas e rádios comunicadores du... Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Milita...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE