Bombeiros Mirim e Juvenil auxiliam a Cooperativa Reviver

Itatiba é uma cidade em pleno desenvolvimento. Novas indústrias, obras por todos os lados, investimentos em saúde, educação e muito mais. Porém, no meio de tudo isso uma transformação mais significativa passa quase despercebida. Que o itatibense é um povo ordeiro e caridoso todo mundo já sabia, a novidade é que as pessoas estão se mobilizando e efetivamente buscando construir um mundo melhor juntas. O exemplo mais recente vem dos Bombeiros Mirim e Juvenil, dois programas desenvolvidos pela Prefeitura de Itatiba, por meio do Departamento Municipal de Bombeiros, que doaram na última segunda-feira, dia 31 de março, cerca de 300 kg de papéis para a Cooperativa Reviver. “Mas, o mais emocionante é a história por trás dessa doação e a mudança que ela traz”, avisa o Prefeito João Fattori.

No mês de fevereiro, os Bombeiros de Itatiba atenderam uma ocorrência na Cooperativa Reviver, onde um container com cerca de 7 toneladas de papéis já separados e prontos para a reciclagem pegou fogo. Não houve vítimas e o fogo foi controlado, porém todo o material foi perdido, representando uma perda de aproximadamente R$ 3 mil. Um dinheiro que faz falta para as famílias dos cooperados. Sensibilizada, a Bombeira Auriceli Conceição Oliveira, uma das instrutoras dos Programas Bombeiro Mirim e Bombeiro Juvenil, viu a oportunidade de fazer mais do que sua obrigação como bombeira, ajudar os cooperados e ao mesmo tempo ensinar solidariedade aos bombeirinhos. O que ela não sabia é que eles iriam aprender muito mais do que isso.

Arrecadação
Os bombeiros mirins e juvenis de Itatiba se mobilizaram e começaram a arrecadar papéis em seus bairros. Foi quando um primeiro resultado positivo foi constatado. Muitas das famílias das crianças e jovens participantes dos programas não tinham o hábito de separar o material reciclável e a ação despertou essa consciência ecológica. “Quando é um adolescente que fala sobre reciclagem tem mais impacto sobre os adultos”, conta a Bombeira Juvenil Vitória Caroline Machado, 14 anos, que junto com Auriceli e a Bombeira Juvenil Daniela Andrade, 17 anos, visitou a Cooperativa Reviver para entregar a doação. O trabalho contou com a participação da empresa Kato Entulho, que disponibilizou uma caçamba e fez o transporte do material.

Na visita à Cooperativa, Auriceli e as Bombeiras Juvenis se espantaram com o local de trabalho dos cooperados. Elas viram como muito material que poderia ser reciclado, gerando renda, é perdido devido a separação incorreta no momento do descarte. Aprenderam que mesmo os papéis são separados conforme o tipo. E, finalmente se perguntaram o que poderia ser feito para evitar essas perdas e ajudar os cooperados. Foi quando ficaram conhecendo um pouco do projeto Rota Reciclável, que prevê a total reformulação no sistema de coleta seletiva da cidade e a conscientização da população sobre a correta destinação do material reciclável.

Rota Reciclável
A parceria firmada pela Prefeitura e a Rota das Bandeiras tem como principal ação a construção de uma usina de reciclagem modelo, implantada em uma área de 1.146 m² cedida pelo município. O local será moderno, com pátio de manejo com áreas para recebimento e armazenamento de material, vestiários, refeitório e área de lazer. Toda a mão de obra será dos 30 cooperados da Cooperativa Reviver. Além da construção da usina e seleção dos trabalhadores, o projeto prevê atuar em outras duas frentes: conscientização e profissionalização. Diante do conceito de que quanto mais a população de Itatiba separa o lixo reciclável, mais a Cooperativa terá matéria prima para trabalhar, o Rota Reciclável prevê um trabalho de abordagem porta a porta para mostrar o trabalho dos cooperados e explicar os benefícios do reaproveitamento.

Divulgação

Divulgação

Empolgadas com as mudanças a caminho, as Bombeiras resolveram continuar a arrecadar papéis para repor a perda da Cooperativa e, dessa forma, fazer parte dessa transformação. “O projeto prevê o uso de duplicadores para conscientizar a população sobre a reciclagem e é isso que os Bombeiros Mirim e Juvenil são. Considerando todos os bombeirinhos e suas famílias podemos alcançar um universo de centenas de pessoas”, comentou Auriceli. E o grupo faz um apelo à população para que participe dessa campanha. Quem tiver papéis para descartar e quiser ajudar, pode levar pessoalmente esse material na sede do Departamento Municipal de Bombeiros, que fica na Rua Alessandre S. Giancaterino, s/nº, próximo ao Ambulatório Central de Especialidades (SUS).

O Bombeiro Mirim e o Bombeiro Juvenil são programas desenvolvidos pela Prefeitura de Itatiba que têm como objetivo orientar e instruir corretamente as crianças sobre como agir em situações de emergência, além de proporcionar maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade, estimulando o pleno exercício da cidadania. Os programas contam com aulas teóricas e treinos práticos de resgate em altura, resgate aquático, resgate em ferragens, primeiros socorros e outros

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
GM apreende veículos roubados durante patrulhament... Na noite de ontem (28), o GAP (Grupo de Apoio ao P...
Idoso de Itatiba perdido em Frutal procura familia... Um idoso sem documentos pessoais encontra-se perdi...
Homem é morto a tiros dentro de residência Na noite de ontem (26), um homem foi morto a tiros...
Veículo é furtado dentro de Condomínio Residencial... Um veículo Uno branco (placa CEJ-1548), foi furtad...
PM apreende motocicletas e rádios comunicadores du... Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Milita...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE