Bombeiros Mirim – Gincana coloca crianças e jovens à prova

Você sabia que existem vários tipos de extintores de incêndio, cada um apropriado para um determinado tipo de fogo? E você sabia que os bombeiros conseguem identificar cada um deles sem precisar olhar? Pois este e outros tipos de conhecimentos estão sendo ensinados aos participantes dos programas Bombeiro Mirim e Bombeiro Juvenil, realizados pela Prefeitura. E no último sábado, dia 10 de maio, os dois grupos tiveram que por o conhecimento à prova, encontrando e identificando de olhos vendados os extintores espalhados no gramado do Parque Luís Latorre.

Fotos: Leonardo Catuzo

Fotos: Leonardo Catuzo

A atividade foi uma das provas que reuniu os Bombeiros Mirins e Juvenis em uma animada gincana. As duas turmas tiveram que colocar em prática muitos dos ensinamentos adquiridos até o momento. Em algumas provas, a habilidade contava muito, mas o trabalho em equipe foi decisivo para superar os obstáculos propostos pelos instrutores dos programas. “O que parece uma grande brincadeira é na verdade uma forma lúdica das crianças incorporarem conhecimentos importantes”, comentou o Prefeito João Fattori.
Extintores
Para quem ficou curioso, os três tipos principais de extintores são: água pressurizada, gás carbônico e pó químico. Extintores com água pressurizada são indicados para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). A água age por resfriamento e abafamento, dependendo da maneira como é aplicada. O extintor com gás carbônico é para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. Por fim, o extintor com pó químico seco é indicado para incêndio de classe B (líquidos inflamáveis). Ele age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.

Fotos: Leonardo Catuzo

Fotos: Leonardo Catuzo

Para identificá-los de olhos vendados basta se lembrar que o extintor de gás carbônico, ou CO2, possui um bico de difusão na ponta da mangueira que o distingue dos outros dois tipos. Para diferenciar o de água do de pó químico basta bater no corpo do extintor. Aquele que produz um som parecido com o de um sino é o de água, aquele que produz um som mais abafado é o de pó químico. Para um bombeiro em uma ocorrência onde há muita fumaça ou dificuldade de enxergar dominar esse conhecimento pode ser vital.
Programas
O Bombeiro Mirim é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e o Juvenil de 15 a 18 anos. Realizados por meio do Departamento Municipal de Bombeiros, os programas são voltados para moradores de Itatiba devidamente matriculados em escolas da rede pública ou particular. Neste ano, mais de 230 interessados se inscreveram, sendo sorteados 60 participantes para o Bombeiro Mirim e 55 para o Bombeiro Juvenil.
Os programas oferecidos pela Prefeitura de Itatiba têm como objetivo orientar e instruir corretamente os adolescentes sobre como agir em situações de emergência, além de proporcionar maior integração entre a corporação, a escola, a família e a comunidade, estimulando o pleno exercício da cidadania. Serão aulas teóricas e treinos práticos de resgate em altura, resgate aquático, resgate em ferragens, primeiros socorros e outros.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Agressividade Infantil Você sabe o que é uma criança agressiva? Sabe como...
Serra das rodovias Anchieta e Imigrantes tem lenti... A rodovia dos Imigrantes continua com tráfego ...
Polícia ainda investiga desaparecimento de mulher ... A Polícia Civil ainda investiga o caso da estetici...
Homem procura por proprietário de veículo causador... Na última quinta-feira (31/12), um veículo Fiesta ...
PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
GM apreende veículos roubados durante patrulhament... Na noite de ontem (28), o GAP (Grupo de Apoio ao P...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE