Cartão dá direito a vagas exclusivas

O acesso de idosos e pessoas com necessidades especiais a vagas exclusivas de estacionamento é um direito. Porém, para usufruir deste benefício é necessário possuir um cartão de autorização de estacionamento, um documento emitido pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Itatiba. “Este é um direito do cidadão. Aqueles que obedecem aos critérios e ainda não possuem o cartão podem e devem solicitá-lo no Departamento de Trânsito”, lembrou o Prefeito João Fattori.

Se você tem mais de 60 anos ou é portador de alguma deficiência você tem direito de usar as vagas exclusivas e à isenção de pagamento no estacionamento rotativo. Para isso é necessário possuir o cartão de autorização de estacionamento. “O cartão permite que os agentes fiscalizadores identifiquem os veículos utilizados por idosos ou deficientes, comprovando o direito ao estacionamento em vagas exclusivas e evitando autuações”, alerta o Diretor do Departamento de Trânsito Manoel Angelo Sanfins. O documento tem validade em todo o território nacional e, para garantir este direito, o cartão deve estar posicionado de forma visível no painel do veículo. Esse cuidado é importante, pois a autorização é vinculada ao portador e não ao veículo. “O idoso ou deficiente pode utilizar o cartão em qualquer veículo em que esteja”, lembra Sanfins.

São 37 vagas exclusivas para deficientes e 75 para idosos na área de estacionamento rotativo, onde eles podem estacionar por até duas horas. A não utilização do cartão de autorização deixa o veículo sujeito a multas. O Departamento de Trânsito atua de forma educativa. Em primeiro lugar é procurado o condutor do veículo para que retire da vaga destinada a idosos ou deficientes físicos. Caso este não seja encontrado, ou se recuse a retirar o veículo, é expedida multa por estacionamento em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização.

Como tirar o cartão

Para tirar o cartão de autorização de estacionamento, que é gratuito, o interessado deve comparecer ao Departamento Municipal de Trânsito, que fica no Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’, na Rodovia Luciano Consoline nº 600, munido dos seguintes documentos: comprovante de residência, documento pessoal (CNH se for motorista), documento do veículo (se for motorista), uma foto 3×4 e laudo médico (no caso de portadores de necessidades especiais).

Fonte: PMI

Link: http://www.itatiba.sp.gov.br/Noticias/cartao-da-direito-a-vagas-exclusivas.html

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE