Com adesão à fibra ótica, Vinhedo vira referência em velocidade de web

Município é o único em que principal faixa de acesso é de mais de 34 Mbps, projeto da prefeitura ainda oferece navegação grátis para os moradores.

Foto aérea do município de Vinhedo (SP) (Foto: Erick Leite)

Foto aérea do município de Vinhedo, no interior de São Paulo (Foto: Erick Leite)

Com uma adesão cada vez maior à fibra ótica, Vinhedo (SP) tem se tornado referência em velocidade de navegação na internet. O município, que tem cerca de 71 mil habitantes, é o único do país em que a faixa predominante de acessos de banda larga fixa é com velocidade superior a 34 Mbps, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os dados mostram que 38,3% das pessoas com pontos de acesso na cidade navegam na web a uma velocidade maior que 34 Mbps. Como base de comparação, a Coreia do Sul, país que lidera um ranking mundial de velocidade, tem média de 22,2 Mbps.

Outros 28,8% acessam a internet numa faixa de 2 Mbps a 12 Mbps e 27,6% têm em casa uma velocidade de 12 Mbps a 34 Mbps. A cidade tem, ao todo, 14.581 pontos de acesso de banda larga.

Conexão rápida
Segundo o diretor executivo da empresa Viafibra, Rogério Marques, que oferece conexão por fibra ótica na cidade desde 2010, a velocidade mais comercializada atualmente é a de 30 Mbps. “Possuo 2 mil clientes, sendo que 40% deles têm velocidade de 60 Mbps, 50% com velocidade de até 30 Mbps e 10% dos usuários possuem 100 Mbps”, afirma.

Apesar de o serviço existir na cidade há cinco anos, Marques conta que a procura tem se tornado mais frequente desde o início de 2015. Para ele, um dos motivos para o aumento na demanda é a redução no valor dos planos. “Está mais acessível. O preço médio dos planos para fibra ótica gira em torno de R$ 119 mensais”, explica.

Outra empresa que oferece a conexão em alta velocidade na cidade a preços mais acessíveis é a Vivo. O provedor tem planos de fibra ótica com pacotes de 50 Mbps, 100 Mbps e 200 Mbps de velocidade, a partir de R$ 79,90.

O estudante Danilo Amaral, de 21 anos, paga pelo serviço de fibra particular para sua residência e afirma estar satisfeito com a velocidade de navegação. “A internet é ótima, dificilmente tenho problemas e, quando tenho, são rapidamente resolvidos”, conta.

O publicitário Leonardo Devecz, de 26 anos, conta que, antes da chegada da fibra, vivia insatisfeito com sua internet, mas que agora a situação é outra. “Na atual, além de eu receber um serviço megaeficiente, a conexão é ótima. Eu assisto a tudo o que eu quero sem ter que esperar e sempre na máxima resolução.”

O estudante Danilo Amaral afirma estar satisfeito com a internet paga em Vinhedo (SP) (Foto: Arquivo Pessoal/ Danilo Amaral)

Danilo Amaral afirma estar satisfeito com a internet paga por fibra (Foto:Arquivo Pessoal/ Danilo Amaral)

Internet grátis
Apesar da popularização dos preços, nem todos podem pagar os valores cobrados pelos provedores pagos.

Ainda assim, existe uma opção, também por fibra ótica e grátis. Trata-se de um projeto da prefeitura chamado de “Sim Vinhedo Digital”, que existe desde 2012 e conta com velocidade de 1 Mbps dedicado.

Segundo a prefeitura, aproximadamente 1,5 mil pessoas têm acesso ao serviço por fibra em casa através da banda de 50 Mbps do Executivo. É preciso apenas fazer um cadastro e comprar um equipamento via rádio para receber o sinal e depois usar gratuitamente.

No entanto, a administração municipal afirma que tem capacidade para oferecer o serviço a 70% da população e que isso só não acontece por falta de procura por parte dos próprios moradores.

Apesar dos vários tipos de conexão existentes em Vinhedo, a auxiliar de laboratório Débora de Souza Nogueira, de 20 anos, conta que ainda prefere aproveitar os sinais de wi-fi abertos, que são abundantes na cidade. “Eu não tenho internet em casa. Eu uso no Centro porque tem vários wi-fis abertos. Eu ainda não fiz o da prefeitura porque não deu tempo. Eu conheço gente que usa e gosta bastante”, afirma.

Uso da conexão rápida
Na cidade, a alta velocidade também serve de auxílio na educação. Na escola municipal Maria de Lurdes Von Zuben, os alunos, de 6 a 10 anos, aproveitam a internet via fibra de 16 Mbps para aprimorar os conhecimentos de raciocínio lógico e concentração, segundo a diretora Lindalva Lovizaro. “O monitor usa essa conexão rápida para desenvolver com os estudantes questões de raciocínio lógico, num trabalho diferenciado com os alunos que têm dificuldade de concentração”, explica.

Já em algumas escolas particulares do município, a velocidade de conexão pode chegar a até 200 Mbps, além de wi-fi aberto para uso dos estudantes e também dos professores que utilizam lousas interativas e tablets em sala de aula.

Nos órgãos públicos, segundo a prefeitura, a navegação é de 40 Mbps. A velocidade é usada para interligar todos os sistemas de dados, desde a saúde até pagamentos de impostos, de acordo com a administração municipal.

A vendedora Deise Vianna, de 25 anos, diz, no entanto, que a fibra óptica só faz parte da vida de uma minoria da população. “Eu não conheço muita gente que usa fibra. É uma minoria que tem. Primeiro, se funciona essa alta velocidade é só no Centro, porque nos bairros distantes, não. É mais em condomínio de luxo”, conclui.

O publicitário Leonardo Devecz possui internet fibra particular de 60 MB em Vinhedo (Foto: Arquivo Pessoal/ Leonardo Devecz)

O publicitário Leonardo Devecz possui internet fibra particular de 60 MB (Foto: Arquivo Pessoal/ Leonardo Devecz)

Fonte: G1
Link: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2015/05/com-adesao-fibra-otica-vinhedo-vira-referencia-em-velocidade-de-web.html

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Agressividade Infantil Você sabe o que é uma criança agressiva? Sabe como...
Serra das rodovias Anchieta e Imigrantes tem lenti... A rodovia dos Imigrantes continua com tráfego ...
Polícia ainda investiga desaparecimento de mulher ... A Polícia Civil ainda investiga o caso da estetici...
Homem procura por proprietário de veículo causador... Na última quinta-feira (31/12), um veículo Fiesta ...
PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...

Populares

Mulher é vítima de sequestro relâmpago e estupro... Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 12h10, uma...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Caminhão perde freio e colide com carro Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 15h35, um ...
CLOSE
CLOSE