Comércio local deve ser prestigiado na compra de presentes para o Dia das Crianças

A fim de manter incentivar a economia do município, a Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) solicita que os consumidores prestigiem o comércio local na hora de comprar presentes para o Dia das Crianças, que será festejado em 12 de outubro, mesmo dia do feriado nacional pelo Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

Esta ação vem de encontro com a campanha permanente da entidade, intitulada Itatiba Eu Compro Aqui. Ao prestigiar o comércio local, a economia municipal é movimentada e todos ganham.

 

Impostos

Assim como qualquer item, os presentes tradicionalmente mais vendidos no Dia das Crianças vêm com preços com impostos embutidos. A carga tributária chega a consumir até 72,18% do valor dos produtos ― é o caso do videogame (e também dos jogos e consoles), que lidera ranking tributário encomendado ao Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) pela Associação Comercial de São Paulo.

O segundo presente com mais impostos é o tênis importado (58,59%). Em terceiro lugar estão empatados patins, skate e patinete, todos com 52,78%. Nesta data, devem prevalecer produtos de menor valor, que possam ser pagos à vista, como brinquedos, roupas e calçados. “Mesmo diante da alta carga tributária, a tendência é de aumento moderado, na faixa de 3%, do movimento das vendas na primeira quinzena de outubro”, analisa o economista Marcel Solimeo, diretor do Instituto de Economia da ACSP.

Os impostos embutidos nos preços de alguns brinquedos são: 39,7% no spinner, boneca e carrinho e 48,4% na bola de futebol. Com relação a vestuário, tem-se: roupa e camisa de time (34,6%), boné (35%), fantasia (36,4%), tênis nacional (44%) e tênis importado (58,5%). Entre os produtos eletrônicos, computador e notebook têm carga tributária de 24,3%, tablet apresenta 39,1% e celular possui 39,8%.

De acordo com o levantamento, entre os itens que apresentam menor tributação nos preços finais ao consumidor estão livro (15,5%) e ingressos para teatro e cinema (20,8%), que não deixam de ser ótimas opções de presentes.

 

Consultas

Há expectativas de que neste ano o varejo tenha resultados melhores do que no ano passado, tendo em vista que o comércio, nos últimos meses, apresenta uma pequena reação em suas vendas. “Para as próximas aferições aguardam-se resultados mais otimistas, uma vez que os efeitos da redução de juros iniciada no 3º trimestre de 2016 devem ser observados com maior intensidade, assim como uma melhoria dos níveis de renda, continuidade da redução dos preços, entre outros fatores”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista SCPC, parceira da Aicita.

Entretanto, o otimismo na expectativa de vendas melhores para este Dia das Crianças precisa ser resguardado por tomadas de decisões que tenham respaldo em informações com inteligência analítica. Para tanto, os associados da Aicita podem optar por produtos disponibilizados pela Boa Vista SCPC, como a Família Acerta, que emite relatórios destacando informações cadastrais, restritivas, comportamentais e analíticas dos consumidores, além de consultas a títulos protestados por Estado, incluindo o número do cartório em que houve o protesto. A Família Acerta possibilita gerir os negócios com tranquilidade para que o crescimento no aumento das vendas no Dia das Crianças seja realmente efetivo.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatiba recebe 500 livros do Projeto Mundo da Leit... Neste mês de outubro, alunos da rede municipal de ...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
Estudo alerta para aumento nos casos de DSTs entre... Ser idoso já não significa falta de atividade, cal...

Populares

Polícia apreende três suspeitos de matar professor... Um jovem e dois adolescentes foram detidos em Jund...
Professora desaparecida em Itatiba é encontrada mo... Ana Maria Jericó, de 55 anos, desapareceu durante ...
Trio é preso após comentário sobre homicídio em re... Segundo a Polícia Militar, corpo da vítima foi enc...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Quadrilha planejava o maior roubo a banco do mundo... A criatividade dos assaltantes é digna de um filme...
CLOSE
CLOSE