Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde sobre Febre Amarela

A Secretaria Municipal de Saúde recebe a confirmação do primeiro caso de óbito por febre amarela de um morador de Itatiba. Exames feitos pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz comprovaram a doença.

O paciente masculino tinha 76 anos e era morador da região da divisa entre Itatiba e Jundiaí. A família já foi comunicada e a Prefeitura de Itatiba presta todo o apoio aos familiares.

Até o presente momento, 13 macacos apontaram resultado positivo para Febre Amarela. Um está sob investigação. Há, ainda, mais um caso humano em investigação.

Em abril, a Secretaria Municipal de Saúde percorreu toda a área rural de Itatiba, aplicando a imunização casa a casa. Outra ação que já estava sendo realizada antes da confirmação do óbito é a instalação de posto de vacinação em eventos da Prefeitura ou apoiados por ela, como o “Rotary em Ação”, “Pesca Solidária” e Feira Vegana (todos no Parque da Juventude) e também em praças na região central da cidade, espaços de grande circulação de pessoas, empresas e priorizando as regiões consideradas de risco na zona rural.

Há um diálogo constante com a DRS-7 para garantir os estoques de vacina para o Ambulatório Central de Especialidades e todas as Unidades de Saúde do Sistema Público de Itatiba, que oferecerem vacina todos os dias. Já foram vacinadas em torno 41 mil pessoas, conforme registros da Vigilância em Saúde – Imunização.

Os casos de febre amarela não se restringem a Itatiba. Na região, Jundiaí tem 39 macacos confirmados com a doença e outras 93 análises aguardam resultado. Campo Limpo Paulista confirmou 1 macaco. Louveira, 21. Amparo informa 3 óbitos em humanos e Monte Alegre do Sul, 1 óbito humano. A Secretaria Estadual de Saúde informa que em 21 municípios foi confirmada a circulação do vírus, constatado em 197 animais mortos. Em humanos, de janeiro à primeira quinzena de outubro, foram 129 casos suspeitos e 50 confirmados, segundo a pasta.

Os dados acima ressaltam a importância de que toda a população, acima de 9 meses, não vacinada procure o Serviço de Saúde mais próximo para receber a vacina e todas as informações necessárias. A vacinação continua, nos locais mencionados, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Não se recomenda a vacinação para gestantes, pessoas com imunodepressão, doenças hepáticas graves, doenças renais graves, doenças oncológicas e alérgicos a ovo. Pessoas acima de 60 anos passarão por avaliação. Quem já tomou a vacina e não possui o comprovante de vacinação deverá se vacinar novamente. Em caso de dúvida, consulte a unidade de saúde mais próxima.

SERVIÇO

Vacinação contra Febre Amarela:

Quando? De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Onde? Ambulatório Central de Especialidades e Unidades de Saúde

Programação Especial

De 16/10 a 19/10: Hipermercado Extra, das 8 às 16h

Dia 21/10: Estacionamento do Centro de Atenção à Criança (CAC), das 8h às 16h

Dia 22/10: Parque da Juventude, das 8h às 16h

Dia 28/10: Dia D para vacinação – todas as unidades estarão abertas das 8h às 16h

Dia 29/10: Manhã Saúde no Parque da Juventude, das 8h às 16h

Vacinação em empresas: agendar no telefone 4538-8596, ramal 3

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

PARA AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER O PORQUÊ ... A psicanálise é um sistema investigativo do funcio...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Aicita inicia montagem da 15ª Casa do Papai Noel A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Ai...
Reclamação: Limpeza de terreno Moradores do residencial ouro, estão reclamando ju...

Populares

Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ... Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ...
Parque D. Pedro Shopping traz ‘O Fabuloso Circo de... O Parque D. Pedro Shopping apresenta o “Fabuloso C...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Aicita inicia montagem da 15ª Casa do Papai Noel A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Ai...
Dia D de Vacinação conta a Febre Amarela As ações para imunizar o maior número possível de ...
CLOSE
CLOSE