Comunidade do Quilombo Brotas poderá ganhar salas de aula próprias

No último dia 17 de setembro, foi realizada a primeira reunião entre equipes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Diretoria de Ensino de Jundiaí e da Secretaria da Educação da Prefeitura de Itatiba com líderes do Quilombo Brotas para se discutir a viabilização de salas de aula próprias para a comunidade quilombola local. “Nesta primeira reunião foram ouvidos os maiores interessados na implantação das salas de aula, que são os moradores do Quilombo. A sua viabilização dependerá das próximas conversas entre o Estado, o Município e as lideranças do Quilombo”, informou a Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko.

Na ocasião, primeiramente foi realizada uma visita à Emeb ‘Philomena Salvia Zupardo’, do NR ‘Afonso Zupardo’, que atualmente recebe os alunos da comunidade quilombola. Após a visita à escola, estiveram em reunião no Quilombo a Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko e a Supervisora Municipal de Ensino Elizabeth Siqueira; Renato Ubirajara dos Santos Botão e Silvane Aparecida da Silva Queiroz Norte, da Equipe de Educação Escolar Quilombola do Núcleo de Inclusão Educacional (Ninc), da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo;  Eliezer Pedroso da Rocha, Supervisor de Ensino, e Sandra Mara Marques Brasão Lumazine, Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí.

 

De acordo com informações do Ninc, a decisão de onde serão instaladas as salas de aula e quem será responsável por elas depende de conversas entre o Estado, o Município e as lideranças do Quilombo. No momento, está marcada uma próxima reunião de formação com os professores da Emeb ‘Philomena Salvia Zupardo’, no início de novembro, em data a ser confirmada, e a liderança da comunidade se comprometeu em realizar um levantamento do número de pessoas interessadas em voltar a estudar, no caso de criar-se uma sala de aula na própria comunidade, bem como informar se possuem estudantes em idade escolar regular que ainda estão fora da escola.

 

Educação quilombola

A Educação Escolar Quilombola no Estado de São Paulo teve inicio em 2012 com a criação do Núcleo de Inclusão Educacional (Ninc). Atualmente, existem duas escolas estaduais e 24 municipais no Estado.

Recentemente. também foi criado o Conselho de Educação Escolar Quilombola do Estado de São Paulo, através do qual se discutirá as demandas de cada região específica e as maneiras de encaminhá-las. A cerimônia de posse dos conselheiros está prevista para o mês de novembro.

 

Em 20 de novembro de 2012 foram publicadas as Diretrizes Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. De acordo com elas, a educação escolar quilombola tem entre os seus principais objetivos a proteção das manifestações culturais afro-brasileiras e reconhecimento dos quilombolas.

 

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE