Decisão unânime expande a Copa do Mundo da FIFA para 48 equipes de 2026

O Conselho da FIFA decidiu, por unanimidade, favorecer a expansão da Copa do Mundo da FIFA para uma competição de 48 equipes a partir da edição de 2026. O órgão de supervisão e estratégia do futebol mundial realizou a sua terceira reunião no Home da FIFA em Zurique, nos dias 9 e 10 de Janeiro, e decidiu um novo formato de torneio com as 48 equipas nacionais divididas em 16 grupos de três. As duas primeiras equipes de cada grupo avançarão para uma fase de nocaute de 32 equipes.

O novo formato de competição de 48 equipas foi elaborado de forma a que não haja redução no número total de dias de descanso e um máximo garantido de sete jogos para as equipas que chegam à final, enquanto a actual duração de 32 dias do torneio é De modo a não aumentar a duração dos clubes que têm de libertar os seus jogadores.

A decisão foi tomada após uma análise aprofundada, com base em um relatório que incluía quatro opções de formato diferentes. O estudo teve em conta factores como o equilíbrio desportivo, a qualidade da concorrência, o impacto no desenvolvimento do futebol, a infra-estrutura, as projecções sobre a posição financeira e as consequências para a entrega de eventos. No decorrer de suas próximas reuniões, o Conselho da FIFA deverá discutir mais detalhes sobre a competição, incluindo a alocação de faixas horárias por confederação.

Na sua reunião mais recente, em outubro 2016 , o Conselho FIFA já havia discutido os cenários para expandir o formato de competição da Copa do Mundo da FIFA. Até então, ele também havia definido um conjunto de princípios para os países de licitação para o direito de sediar a 2026 edição – um processo que está atualmente programado para culminar maio 2020.

No primeiro dia da reunião do Conselho da FIFA, os membros dividiram-se em cinco grupos de trabalho dedicados a temas específicos: futebol feminino, desenvolvimento técnico, concursos, assuntos comerciais e estruturas jurídicas e empresariais.

Em 10 de Janeiro, bem como decidir sobre o formato alargado, o Conselho acordou num conjunto de datas-chave relacionadas com a Copa do Mundo da FIFA 2018:

· 14 de maio de 2018: Prazo para que as associações membros participantes liberem uma lista de 30 jogadores;

· 20 de Maio de 2018: Dia final recomendado das competições de clubes, com excepção da final da UEFA Champions League. As isenções especiais só podem ser concedidas pelo Conselho da FIFA;

· 21-27 de Maio de 2018: período de descanso oficial a ser respeitado pelos clubes e associações participantes;

· 28 de maio de 2018: Início do período de liberação de todas as associações participantes;

· 4 de junho de 2018: Apresentação da lista final de 23 jogadores.

O Conselho aprovou também a adoção antecipada da norma IFRS15 nos relatórios financeiros da FIFA.

Além disso, no âmbito do processo de consulta em curso, a composição dos novos comités foi decidida e será comunicada logo que os respectivos membros tenham sido informados.

A próxima reunião do Conselho FIFA está programado para ser realizado em Manama, Bahrein, em 09 de maio de 2017 à frente da 67 th Congresso da FIFA.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatiba recebe 500 livros do Projeto Mundo da Leit... Neste mês de outubro, alunos da rede municipal de ...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
Estudo alerta para aumento nos casos de DSTs entre... Ser idoso já não significa falta de atividade, cal...

Populares

Polícia apreende três suspeitos de matar professor... Um jovem e dois adolescentes foram detidos em Jund...
Professora desaparecida em Itatiba é encontrada mo... Ana Maria Jericó, de 55 anos, desapareceu durante ...
Trio é preso após comentário sobre homicídio em re... Segundo a Polícia Militar, corpo da vítima foi enc...
Quadrilha planejava o maior roubo a banco do mundo... A criatividade dos assaltantes é digna de um filme...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
CLOSE
CLOSE