Demônios da Benjamin vão tomar conta da Praça

Pelo 38º ano consecutivo – e ininterrupto – o Bloco Carnavalesco Demônios Acadêmicos da Benjamin abre oficialmente o Carnaval itatibense na Praça da Bandeira. O bloco é ‘vai quem quer’, na mais tradicional e pura demonstração de inclusão já vista. Basta uma fantasia e a alegria. Contrariando crenças e superstições relacionadas à Sexta 13, o desfile dos Demônios da Benjamin pretende trazer um grande carnaval e, como sempre, muita irreverência e alegria. “Os Demônios são uma tradição itatibense e por isso sempre estiveram inseridos no Carnaval Tamanho Família. As crianças, em especial, gostam e encaram como uma grande brincadeira”, comenta o Prefeito João Fattori.

O desfile deste ano trará um tema atual, como tradicionalmente faz, acompanhado de uma miscelânea mística que inclui ‘O Fortuna Imperatrix Mundi’ – da ópera Carmina Burana, Silvio Santos, as Cartas do Tarô e a Sexta Feira 13. ‘O Fortuna’ é a deusa romana da sorte, que em itálico se escreve ‘Vortumna’ ou ‘aquela que roda’, indicando claramente a natureza cíclica e traiçoeira da sorte, representado no desfile pela Sexta 13. Nesta alegoria fabulosa, apresentada pelos Demônios da Benjamin, todos correm atrás da Fortuna, principalmente alguns membros de Petrolíferas e também de governadores, que omitem crises hídricas em busca da fortuna, representada pelos votos nas urnas.

Os carros alegóricos vão retratar as situações de mudanças em nossa vida. Essas mudanças nos fazem sair da rotina, em busca de novos caminhos, que podem ser através de uma ponte estaiada ou na busca de novas alternativas para uma vida de banhos esporádicos e escassos. A Roda da Fortuna vem trazer algumas novidades e surpresas, nem sempre agradáveis. E assim, os Demônios da Benjamin com A Sexta Treze e a Roda da Fortuna, vão renovar, e explicar novamente, como faz há 38 anos, a forma preferida que o itatibense gosta de brincar o carnaval: na Praça, com muita irreverência, descontração, sem Frederico, e com muita alegria. E, apenas uma fantasia. O bloco é aberto a todos. Quem já desfilou, basta levar sua fantasia – mesmo que repetida; quem não tem, a dica é improvisar. E para quem nunca desfilou, venha experimentar a sensação de ganhar a Praça com os ‘Demônios da Benjamin’. Traga seus amigos e convide toda a família. O desfile é na sexta-feira, dia 13 de fevereiro, na Praça da Bandeira, às 21h, com a presença estimada de 400 ‘demônios’. A concentração do bloco será a partir das 19h na rua Dr. Jorge Tibiriçá, em frente ao Itatiba Shopping.

Histórico

Em 1977, Itatiba viu renascer seu carnaval de rua com a apresentação de diversas escolas de samba, que surpreenderam o itatibense por sua beleza e ritmo. Mas, mesmo antes das escolas de samba, um grupo de jovens se reunia na Praça da Bandeira e na Rua Benjamin Constant, onde batucavam e no final da madrugada acabavam saindo em serenata. O grupo era bastante heterogêneo: boêmios tradicionais, jovens estudantes, comerciários e bancários passavam horas unidos pelo amor à música e à noite. Por volta de novembro de 1977, começou a surgir a ideia de se formar um bloco carnavalesco, mas com um espírito diferente das escolas de samba. As escolas eram bem organizadas, com diretoria constituída, mensalidade e mesmo os desfiles sempre seguiam uma ordem, com a divisão do grupo em alas. O futuro bloco deveria ter outras características: um bloco mais espontâneo, ao estilo dos antigos corsos paulistas, que dominavam os carnavais de Salvador e Recife. Carnaval na rua, sem cordão de isolamento, onde todos pudessem participar e não somente assistir.

A ideia encontrou adeptos, afinal de contas já existiam os instrumentos, os músicos e os foliões. Só faltava uma coisa: o nome do bloco. O bar Capitólio era um dos redutos do pessoal. Todo final de tarde havia o encontro para o aperitivo. Boêmio irreverente, Toninho Degani era figura obrigatória e, comentando o assunto, a certa altura disse: “A turma é infernal. A maioria mora na Benjamin Constant. O nome só pode ser Demônios da Benjamin”.
O nome caiu como uma luva, sendo logo apoiado e passado à frente para a emoção de todos. Alguém acrescentou Acadêmicos, alegando que o bloco ia fazer escola e ensinar o samba à muita gente. Estava fundado o bloco carnavalesco ‘Demônios Acadêmicos da Benjamin’.

Fonte: PMI
Link: http://www.itatiba.sp.gov.br/Noticias/carnaval-2015-demonios-da-benjamin-vao-tomar-conta-da-praca.html

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE