Festa de aniversário do Corinthians tem goleada no Flamengo e redenção de Pato

A principal contratação do Corinthians para a sua 103ª temporada fez a diferença. Na tarde deste domingo, dia do aniversário do clube do Parque São Jorge, o atacante Alexandre Pato teve uma grande atuação e marcou dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Flamengo , no Pacaembu. Romarinho e Guerrero, de pênalti, fecharam o placar.

O resultado foi de fundamental importância para o Corinthians na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Agora com 29 pontos, o time de Pato (que completará 24 anos na segunda-feira) continua a sua perseguição aos líderes. Tentará se aproximar ainda mais da ponta diante do Internacional, na quarta-feira, em Novo Hamburgo.

Já o Flamengo não conseguiu fazer com que a empolgação da vitória sobre o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, representasse também uma ascensão no Brasileiro. A equipe dos ex-corintianos Mano Menezes, Felipe, Chicão, Wallace, André Santos e Elias ainda tem 19 pontos, próxima da zona de rebaixamento. O objetivo é se reabilitar contra o Vitória, na quarta-feira, em Brasília.

Foto: Ale Cabral/LANCE!Press

Foto: Ale Cabral/LANCE!Press

O jogo
Em uma tarde festiva no Pacaembu, o primeiro a levantar os convidados do Corinthians nas arquibancadas não foi um jogador de futebol. O rapper corintiano Rappin Hood entrou em campo pouco antes de a partida contra o Flamengo começar e puxou o coro de “Parabéns para você” – só não foi tão bem aceito quando citou a chamada “República Popular do Corinthians”, invenção do departamento de marketing do clube.

Penetras na comemoração de aniversário do Corinthians, os flamenguistas também queriam participar da festa. O principal alvo do público visitante era justamente um atacante com passagem pela Gávea: Emerson, que precisa se acostumar às gozações depois de divulgar a polêmica foto em que aparece beijando um amigo. “Beija! Beija! Beija”, gritavam os rubro-negros.

Sheik, no entanto, estava no banco de reservas do Corinthians. O técnico Tite preferiu apostar em um jogador até então contestado como parceiro do peruano Paolo Guerrero. “O Pato vai para cima dele!”, bradou o gaúcho, quando questionado sobre a improvisação de Paulinho na lateral direita do Flamengo.

A torcida do Corinthians deu mais atenção a outros jogadores do time visitante. O meio-campista Elias aplaudiu o público alvinegro assim que pisou no gramado e foi retribuído com gritos entusiasmados. Seguiram-se coros para o zagueiro Chicão e (mais timidamente) o lateral esquerdo André Santos. Já o goleiro Felipe, com saída conturbada do Parque São Jorge, foi ofendido com palavrões.

Douglas era o único jogador do Corinthians em campo que havia atuado com todos aqueles ex-corintianos. E estava bem à vontade com a situação. Como tem ocorrido desde a sua promoção ao time titular, o meia logo se encarregou de distribuir a bola ofensivamente com passes precisos para Alexandre Pato e Guerrero. Só pecou quando recebeu assistência do peruano dentro da área e foi preciosista, optando pelo passe de cabeça.

O Flamengo até tentou não ficar recuado no Pacaembu. Muito dependente da criatividade e do empenho de Elias, o time rubro-negro conseguiu incomodar com alguns lançamentos longos e através da velocidade do atacante Rafinha. André Santos e o meia-atacante Carlos Eduardo, contudo, estavam longe de acompanhar aquele ritmo.

Pato aprendeu que deveria ter uma postura bem oposta à da dupla de flamenguistas para vingar no Corinthians. Antes criticado pela falta de empenho, o atacante fez questão de demonstrar rispidez em uma de suas primeiras disputas de bola com Paulinho, aos seis minutos. Empurrou o adversário próximo da bandeira de escanteio e ganhou os primeiros aplausos do dia.

Cerca de 20 minutos mais tarde, o astro do Corinthians correspondeu de outra forma. Douglas novamente foi um maestro ao usar o calcanhar para acionar Romarinho, que avançou dentro da área e cruzou rasteiro. Do outro lado, Alexandre Pato se esticou para conferir. Depois, correu na direção da maior torcida organizada do time, eufórica.

O Flamengo queria dar o troco rapidamente. Já no ataque seguinte, Elias apareceu com liberdade à frente de Cássio, que saiu bem do gol e fechou o ângulo na conclusão do destaque adversário – em um raro susto proporcionado à defesa do Corinthians na etapa inicial.

Aos 34 minutos, o placar mudou outra vez. Em uma bola perdida por André Santos, Douglas voltou a enfiar a bola para Alexandre Pato. O atacante ganhou da marcação na velocidade, passou pelo goleiro Felipe e ficou sem ângulo para finalizar. Ainda assim, chutou na rede – fazendo lembrar um dos seus bons momentos pela Seleção Brasileira.

Com a redenção de Pato e 2 a 0 no marcador, a torcida do Corinthians se permitiu festejar os 103 anos do clube novamente. O primeiro tempo terminou embalado por mais um coro de “Parabéns para você”. Não sem antes o time alvinegro trocar passes rapidamente, sob berros de “olé”, como se estivesse jogando futsal.

“Estamos jogando como nunca, mas temos que respeitar o Flamengo. O olé é só fora de campo”, avisou o volante Ralf, sisudo, quando descia para o vestiário. Com motivos maiores para preocupação, Mano Menezes prometeu agir antes do segundo tempo. E assim fez: substituiu o ineficiente Carlos Eduardo por Gabriel.

A alteração do Flamengo não chegou a surtir efeito. Com tranquilidade para administrar a vantagem construída no primeiro tempo, o Corinthians passou a valorizar a posse de bola no segundo. Acelerava o jogo apenas quando Douglas decidia fazer Pato e Guerrero correrem. O que fez Mano apostar em Nixon na vaga de Rafinha.

O Flamengo até melhorou um pouco depois de mais uma mudança – também porque o Corinthians já não parecia muito interessado em atacar. Chegou a deixar a torcida rival silenciosa quando Chicão e André Santos se prepararam para uma cobrança de falta. Para evitar maiores problemas, Tite mandou Emerson se aquecer.

Nem foi preciso o Sheik ir a campo para o panorama da partida ficar ainda mais favorável ao Corinthians. Quando ele se preparava para entrar, Pato teve mais uma chance de bater firme dentro da área. Acertou a defesa do Flamengo no chute. Romarinho ficou com a sobra e fez isso: o terceiro gol do time aniversariante.

O placar dilatado foi a senha para Emerson substituir Pato – ovacionado, de pé, pelo maior público que o Corinthians levou ao Pacaembu nesta temporada. E ainda havia tempo para mais festa. Lançado na ponta direita por Douglas (sempre ele), Emerson invadiu a área e acabou derrubado. Pênalti, que Guerrero conferiu aos 39 minutos para sacramentar mais uma vitória dos 103 anos de história do bicampeão mundial.

FICHA TÉCNICA –  CORINTHIANS 4 x 0 FLAMENGO

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 1º de setembro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Altemir Hausmann e José Antônio Chaves Franco Filho (ambos do RS)
Público: 36.543 pagantes (total de 39.361)
Renda: R$ 1.398.234,50
Cartões amarelos: Ralf, Felipe e Romarinho (Corinthians); Rafinha e João Paulo (Flamengo)
Gols: CORINTHIANS: Alexandre Pato, aos 25 e aos 34 minutos do primeiro tempo; Romarinho, aos 29, e Guerrero, aos 39 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Felipe e Fábio Santos (Alessandro); Ralf, Ibson, Romarinho, Douglas (Maldonado) e Alexandre Pato (Emerson); Guerrero
Técnico: Tite

FLAMENGO: Felipe; Paulinho, Chicão, Wallace e João Paulo; Luiz Antônio, Elias (Diego Silva), Rafinha (Nixon), Carlos Eduardo (Gabriel) e André Santos; Marcelo Moreno
Técnico: Mano Menezes

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE