Festa junina agita o CAPS II

Não faltou animação no arraial do Centro de Atenção Psicossocial de Itatiba – CAPS II. A animada comemoração aconteceu na própria Unidade de Saúde no último dia 25 de junho. Equipe, pacientes e familiares confraternizaram na festa junina. “O CAPS II vem sendo um porto seguro para seus pacientes e, por meio de atividades como esta festa junina, funciona ainda como uma ponte, buscando a integração dos pacientes com a sociedade”, lembra o Prefeito João Fattori.

Foto: André Luis Fujiwara / PMI

Foto: André Luis Fujiwara / PMI


O evento contou com comidas típicas, dança de quadrilha e outras atividades, todas integradas ao tratamento dos pacientes. Teve até karaokê e um delicioso ‘rastapé’ que colocou todo mundo para dançar. A comemoração está integrada ao tratamento. 

CAPS II
O CAPS de Itatiba é um serviço criado para acolher os pacientes com transtornos mentais, pessoas maiores de 18 anos, que apresentam transtornos graves e que necessitem de um acompanhamento multiprofissional, assim como seus familiares. Atualmente, o Centro atende aproximadamente 250 pacientes cadastrados em modalidades intensiva, semi-intensiva e não intensiva.

Foto: André Luis Fujiwara / PMI

Foto: André Luis Fujiwara / PMI

Para ser atendido no CAPS II a pessoa deve ser encaminhado pelo Sistema de Saúde. O primeiro contato entre um profissional do CAPS e o paciente é chamado de acolhimento. Neste momento, quem procura o CAPS relata suas queixas para que se possa avaliar a forma como será o atendimento. Caso seja um paciente a ser atendido no CAPS, ele é prontamente encaminhado às primeiras avaliações para que seja feito um plano terapêutico provisório. Se o paciente não corresponder aos critérios de elegibilidade do CAPS, ele é encaminhado aos serviços competentes que atendam suas demandas.

A proposta do CAPS é atender a pacientes neuróticos graves e psicóticos adultos de forma mais humanizada, considerando suas particularidades e necessidades específicas, visando a não internação em hospitais psiquiátricos, como serviço substitutivo, além da reintegração dele na sociedade. Para isso, o CAPS oferece acolhimento da crise e oferta de medicação, psicoterapia, atividades terapêuticas, além de um resgate de sua condição de cidadão com direitos, como qualquer outro.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Agressividade Infantil Você sabe o que é uma criança agressiva? Sabe como...
Serra das rodovias Anchieta e Imigrantes tem lenti... A rodovia dos Imigrantes continua com tráfego ...
Polícia ainda investiga desaparecimento de mulher ... A Polícia Civil ainda investiga o caso da estetici...
Homem procura por proprietário de veículo causador... Na última quinta-feira (31/12), um veículo Fiesta ...
PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE