Funcionários da Prefeitura se vestem de azul pela causa

Foto Divulgação/PMI

Foto Divulgação/PMI

Nesta quarta-feira, dia 1 de abril, os funcionários do Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’ vestiram a cor azul pela conscientização sobre uma doença que hoje atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil: o autismo. A mobilização dos funcionários faz parte de uma ação proposta pela Prefeitura em torno do Dia Mundial de Conscientização do Autismo – 2 de abril.

Durante vinte minutos, no período da tarde, funcionários pararam para ouvir informações importantes de um grupo de pais de autistas, que está se estruturando na cidade, com o objetivo de desmistificar a doença e incentivar o diagnóstico precoce, por meio do entendimento da doença e de suas características.

“Fico feliz em rever amigos e a adesão de tantas pessoas usando azul em prol da nossa causa. É muito importante entendermos o que é o autismo e perceber suas características. Estima-se que o número de autistas seja de uma a cada cem pessoas e quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de uma boa qualidade de vida para essas pessoas e seus familiares. Provavelmente, aqui, haja alguém com algum caso na família, ou filho de um amigo, um vizinho. Vamos estar atentos”, pediu Alisson Giovani Netto, 39 anos, Jardim Ipê, representando o grupo.

Alisson procurou o Prefeito João Fattori para pedir apoio na divulgação do assunto há alguns dias e prontamente Fattori abraçou a ideia e propôs algumas ações. Além da mobilização dos funcionários, outras ações que a Prefeitura realizou foram atividades educativas e iluminação de prédios públicos.

Durante todo o mês de abril, o totem localizado na entrada da cidade para quem vem de Jundiaí, o Centro de Capacitação Solidária (Paço Municipal ‘Prefeito Roberto Arantes Lanhoso), o Centro Administrativo ‘Prefeito Ettore Consoline’ e o Coreto da Praça da Bandeira estarão iluminados de azul, cor que representa o autismo devido a maioria dos casos ocorrerem em meninos. Nas escolas da rede municipal de ensino, os alunos receberam uma cartinha para ser levada ao conhecimento dos pais explicando as características de uma criança com autismo e incentivando a inclusão social. Também foi proposta uma atividade lúdica nas escolas.

“É nosso desejo que um assunto tão importante ganhe visibilidade para que a inclusão social seja efetiva. Muitos familiares de autistas sofrem devido ao não entendimento da comunidade sobre esta doença que é incurável. No entanto, a partir do momento que o assunto é trabalhado e existe entendimento sobre o comportamento dessas pessoas, a interação social flui melhor. É dever cidadão entendermos o autismo”, comentou o Secretário de Governo, Idésio Masiero, que abriu o evento na tarde de hoje.

Vestir azul e se informar

Comércios, empresas, igrejas, entidades e até mesmo particulares estão convidados a participar desta mobilização. A Prefeitura de Itatiba e o grupo de pais convidam a todos para usarem a cor azul nos próximos neste dia 2 de abril, assim como se informar sobre o autismo e repassar os conhecimentos a amigos e familiares. A ideia é criar uma ação de desmistificação do assunto, melhorando o entendimento social dos comportamentos dos autistas, podendo oferecer apoio a familiares e amigos.

Fonte: PMI

Foto Divulgação/PMI

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Mulher é vítima de sequestro relâmpago e estupro... Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 12h10, uma...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Caminhão perde freio e colide com carro Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 15h35, um ...
CLOSE
CLOSE