“Helicóptero que a Globo mandou para filmar treino secreto e árbitro Nishimura dão clima de guerra para Brasil e Chile. Sampaoli e seus jogadores estão revoltados. Com razão…”

A cena foi bizarra. O Chile fazia ontem seu treinamento secreto na Toca da Raposa. Quando de repente, um helicóptero passa a sobrevoar o campo. Ele pertencia à TV Globo. Filmava tudo o que acontecia. O argentino Sampaoli parou imediatamente o que fazia. Estava claro que a emissora queria descobrir qual time colocaria em campo contra o Brasil.

A imprensa chilena considerou um absurdo. E fez questão de não só criticar, mas colocar a emissora carioca como sócia da CBF. E por isso a invasão de privacidade.

Vale a pena reproduzir o que o jornal El País chileno reproduz hoje. Vou deixar em espanhol para que o leitor possa avaliar o tom de revolta.

‘Globo no es parte indiferente del duelo. El conglomerado mediático, socio fundamental de la Confederación Brasileña de Fútbol, se juega mucho en la Copa del Mundo. Con una media de mas de 90 millones de espectadores diarios, posee los derechos de retransmisión de los partidos, estimados en más de 300 millones de euros. El gasto requiere una amortización condicionada al torrente de publicidad inherente a la permanencia de la selección anfitriona en el campeonato. Hasta la estabilidad política del país, pendiente del enfriamiento de la tensión social en las calles, parece depender de los buenos resultados del equipo de Brasil. El partido contra Chile, por tanto, no es solo un partido de fútbol.’

1reuters8 1024x576 Helicóptero que a Globo mandou para filmar treino secreto e árbitro Nishimura dão clima de guerra para Brasil e Chile. Sampaoli e seus jogadores estão revoltados. Com razão...

Essa invasão feriu totalmente a privacidade chilena. Sampaoli reclamou com os dirigentes. E eles levaram o caso à Fifa. Isso é inédito nas Copas do Mundo. O desrespeito a um treinamento é mais do que constrangedor. Compromete a preparação de uma seleção.

A CBF assegura que não sabia da ação da TV Globo. Mas não há como a emissora ser sancionada. Ela tem todos os direitos de retransmissão do Mundial para o Brasil. Além disso, a Fifa vendeu, sem concorrência, os direitos das Copas de 2018 e 2022. Jornalistas comentam que houve um pedido informal que a situação não se repita.

É mais do que certo que o treinador chileno irá desabafar sobre o que se passou ontem. A filmagem da Globo teve um efeito contrário do que poderia se imaginar. Ainda há dúvida sobre quem sairá para a entrada de Vidal. Mas os jogadores se sentiram ofendidos. E mostram até mais vontade de vencer a partida de amanhã.

A guerra de bastidores continua forte. Com jogadores e dirigentes da Federação Chilena tentando pressionar o árbitro Howard Webb. O inglês apitou a final da última Copa na África. E é considerado pela Fifa como o melhor do mundo.

O pênalti cavado por Fred e a cotovelada de Neymar em Modric são citados a todo instante. A arbitragem do japonês Yuichi Nishimura é colocada sob suspeita. Como se ele tivesse sido escalado para ajudar o anfitrião da Copa.

As declarações sobre o favorecimento do Brasil nas arbitragens continuam na delegação chilena. É o que mais se comenta. Diante disso, o chefe de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, resolveu falar do assunto que Marin tem fugido.

1ae31 1024x576 Helicóptero que a Globo mandou para filmar treino secreto e árbitro Nishimura dão clima de guerra para Brasil e Chile. Sampaoli e seus jogadores estão revoltados. Com razão...

“Este tema é primitivo e um desrespeito. A imprensa chilena tentou levantar esse tema da arbitragem, fazer essa pressão durante toda a semana. Esta postura é um desrespeito não só aos profissionais que estão aqui trabalhando, aos jogadores, à Seleção, mas também ao povo brasileiro. O Brasil não precisa de árbitro para ganhar jogo algum. Ninguém aqui vai mais responder a perguntas sobre isso.”

O clima de tensão em relação ao jogo vem crescendo de maneira inesperada. A filmagem da Globo e Yuichi Nishimura viraram assuntos obrigatórios na cobertura chilena. Como seriam também por aqui.

Se o Mundial fosse no Chile e a Megavision mandasse um helicóptero filmar o treinamento fechado de Scolari. Felipão estaria fazendo um escândalo inesquecível. Tentaria, talvez, derrubar a aeronave a tiros. A CBF trataria como assunto de estado. O governo brasileiro quase declararia guerra ao chileno. E com toda razão.

O que a Globo fez não foi jornalismo. Foi pura truculência. O que deu margem ao jornal chileno questionar a ação. Seu interesse seria fazer valer os 300 milhões de euros investidos na Copa. São mais de R$ 889 milhões. Poderiam ser bilhões. Nada justifica mandar um helicóptero para violentar o treino de um adversário na Copa do Mundo.

Por isso a justa revolta chilena…
1afp37 Helicóptero que a Globo mandou para filmar treino secreto e árbitro Nishimura dão clima de guerra para Brasil e Chile. Sampaoli e seus jogadores estão revoltados. Com razão...

Por: Cosme Rímoli

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Mulher é vítima de sequestro relâmpago e estupro... Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 12h10, uma...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
Caminhão perde freio e colide com carro Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 15h35, um ...
Homem é vítima de homicídio em Itatiba Na madrugada desta quarta-feira (16), por volta da...
Boato sobre tentativas de sequestro se espalham pe... Trata-se de mais um boato, a história que circula ...
CLOSE
CLOSE