‘IstoÉ’ divulga pesquisa com Itatiba entre as Melhores Cidades do País

Itatiba está entre as melhores cidades do País, ocupando posição entre as 50 melhores cidades de médio porte (de 50 mil a 200 mil habitantes) do Brasil. A afirmativa é da Revista IstoÉ, da Editora Três, segundo pesquisa realizada em parceria com a Austin Rating, principal empresa de classificação de risco no País.


VEJA TAMBÉM: “POPULAÇÃO DE ITATIBA É REFÉM DO MEDO”


Itatiba ocupa a 39ª ocupação neste ranking. A pesquisa \\\’As Melhores Cidades do Brasil\\\’ foi divulgada na edição deste mês de setembro da Revista Istoé e conta com metologia exclusiva desenvolvida pela Austin Rating, o IISD – Índice de Inclusão Social e Digital. “Sempre digo que

Foto: DIVULGAÇÃO

Foto: DIVULGAÇÃO

encaramos o bom resultado de Itatiba em pesquisas e rankings nacionais, como este da Revista IstoÉ, como o reconhecimento do trabalho feito, nunca como um prêmio ou um objetivo final. É claro que é uma satisfação muito grande estar entre as 50 melhores cidades do País do mesmo porte que a gente e, claro, temos que comemorar. Afinal, isso é fruto de muito trabalho de uma equipe grande comprometida com o desenvolvimento de Itatiba”, comenta o Prefeito João Fattori.

No ranking geral da pesquisa, dentre os 5.565 municípios brasileiros, Itatiba é a 117ª colocada. A Editora Três e a Austin Rating firmaram uma parceria com o objetivo de analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico municípios brasileiros. Para tanto, a Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisa 212 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes.

Como foi feita a análise
A análise dos 212 indicadores ocorreu de forma quantitativa e qualitativa. O desempenho dos municípios foi pontuado tanto pela condição do indicador em um único momento no tempo — a exemplo de uma fotografia —, bem como pelo desempenho da evolução desse indicador no tempo (como em um filme que conta sua história).

No cálculo do IISD, há 21 indicadores chamados de determinantes em virtude de sua representatividade nos grupos. Sua pontuação é somada após aplicação de sua ponderação. Já os demais 191 indicadores são chamados de condicionantes e sua pontuação é somada integralmente.

A pontuação dos municípios ocorreu de forma decrescente e conforme a posição em cada indicador. O município mais bem classificado no indicador “Y” recebeu 5.565 pontos, enquanto o mais mal classificado nesse indicador, apenas 1 ponto. Esse critério foi aplicado linearmente tanto na análise quantitativa como na qualitativa. A nota máxima que um município pôde obter foi de 158,7416 pontos, ao passo que a mínima foi de 0,0285 ponto. Itatiba recebeu a nota 143,77.

As informações dos 212 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes primárias públicas, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), entre outras.

Via PORTAL NOVIDADE

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Ônibus com jogadores do Iraty capota e deixa ferid... Um grande susto marcou a tarde de sábado (19) para...
Vitória surpreende no Itaquerão e derruba série in... O sonho de grande parte da torcida corintiana em v...
Mudança no registro de nascimentos é o primeiro it... Os senadores devem começar a semana de votações no...
De olho nas Paralimpíadas 2020, japoneses criam ca... Quando se fala em Japão, algumas das primeiras coi...

Populares

Centro de Capacitação abre inscrições para novos c... Na quarta-feira, dia 26 de julho, o Centro de Capa...
Termina segunda-feira prazo para quem recebe auxíl... Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para que ...
Quatro projetos recebem aprovação do Plenário em I... Nesta quarta-feira (02), a Câmara Municipal de Ita...
A Mediação de Conflitos Resgatando valores Familia... Todo indivíduo forma sua personalidade e ide...
É aprovada Semana de Prevenção e Conscientização à... Na 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ita...
CLOSE
CLOSE