Itatiba mapeia nascentes e identifica Nascente Modelo

A nascente é o afloramento do lençol freático que vai dar origem as represas ou aos rios, córregos, ribeirões, por isso a preservação ajuda a garantir a qualidade e a quantidade de água nos cursos d’água, especialmente aqueles que contribuem para o abastecimento público.

Itatiba possui cerca de 1660 nascentes catalogadas pelo IGC – Instituto Geográfico e Cartográfico, ligado ao Governo do Estado. O trabalho de levantamento de nascentes acontece há quase vinte anos e em 2017 a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba identificou uma nascente modelo preservada na Fazenda Paracatu, zona rural no bairro de Itapema.

Essa nascente foi escolhida estrategicamente como modelo com o objetivo de sensibilizar a população residente no entorno da sua importância na preservação dos recursos hídricos da região”, explicou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro. “Vale ressaltar que a propriedade possui outras nascentes preservadas, e como tivemos dificuldade em identificar no município nascente com estas características, passamos a considerar a recuperação das nascentes como uma das prioridades a serem contempladas nos programas municipais”, completou.

A nascente modelo é contribuinte do Córrego do Paracatu que forma um afluente e alimenta o Ribeirão Itapema que deságua na margem esquerda do Ribeirão Jacaré. Este ribeirão atravessa a área urbana do município desaguando no Rio Atibaia que pertence à sub-bacia do Rio Piracicaba que integra a Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

A área de preservação permanente (APP) abrange raio de 50 metros que se encontra preservada com vegetação nativa em estágio médio de regeneração consoante a legislação ambiental vigente. Não há fonte de poluição existente nas proximidades e a nascente possui um aspecto íntegro e está protegida pelo relevo acidentado e pela vegetação, sendo de difícil acesso.

Preservação

Com o crescimento populacional, o desenvolvimento de cidades e da agropecuária, muitas áreas de matas nativas são devastadas e, com isso, nascentes estão sendo prejudicadas, o que pode acarretar sérios problemas aos recursos hídricos

Para garantir a quantidade e qualidade da água das nascentes devemos manter a vegetação natural no entorno delas, nos cursos d’água e encostas. É preciso ainda tomar alguns cuidados no uso e preparo do solo para diminuir a velocidade das enxurradas e aumentar a infiltração de água no solo que abastece as nascentes.

Além disso, é importante que as pessoas se conscientizem sobre os riscos das queimadas que não devem ser realizadas em nenhuma hipótese. Os proprietários devem restringir a passagem do gado nas áreas das nascentes e respeitar as faixas de Área de Preservação Permanente previstas no Novo Código Florestal (Leis Federais nº 12.651/12 e 12.727/12).

Em caso de risco às nascentes, denuncie à: Fiscalização Ambiental em horário comercial (11) 3183 0729 fiscalizacaoambiental@meioambiente.itatiba.sp.gov.br ou à Guarda Ambiental em horário não comercial (11) 4524 3577.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatiba recebe 500 livros do Projeto Mundo da Leit... Neste mês de outubro, alunos da rede municipal de ...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
Estudo alerta para aumento nos casos de DSTs entre... Ser idoso já não significa falta de atividade, cal...

Populares

Polícia apreende três suspeitos de matar professor... Um jovem e dois adolescentes foram detidos em Jund...
Professora desaparecida em Itatiba é encontrada mo... Ana Maria Jericó, de 55 anos, desapareceu durante ...
Trio é preso após comentário sobre homicídio em re... Segundo a Polícia Militar, corpo da vítima foi enc...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Quadrilha planejava o maior roubo a banco do mundo... A criatividade dos assaltantes é digna de um filme...
CLOSE
CLOSE