Itatiba participa de competição em Avaré

No sábado, dia 14 de outubro, os alunos Gabriela Pedroso e Thiago Christofoletti, do Instituto Passo a Passo, representaram Itatiba por meio do esporte equestre educacional na cidade de Avaré, por meio do projeto EQUO-ABQM, da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha.

Os dois representantes realizaram o trail, como é chamada a prova técnica, que consiste em transpor obstáculos, abrir portão, passar por um corredor feito com varas no chão, fazer recuo e finalizar a prova.

Thiago conquistou o primeiro lugar em sua categoria, superando desafios sobre a sela e provando que é possível a inclusão social por meio do esporte e Gabriela terminou em quarto lugar, em uma categoria mais avançada, demonstrando toda sua garra e determinação.

A Prefeitura de Itatiba e a Secretaria da Educação apoiaram a viagem até Avaré, sem custo algum aos atletas e seus familiares, para que pudessem participar do evento, incentivar e acreditar na potencialidade dos praticantes.

A participação dos nossos alunos nesse evento foi muito importante para que eles colocassem em prática tudo o que aprenderam. O desempenho deles foi maravilhoso, que conseguiram controlar suas ansiedades durante a prova. Vale lembrar que os cavalos que eles competiram não eram os que eles estavam habituados a treinar”, explicou Cláudia da Costa Mota, administradora social e supervisora técnica do Instituto. “O atendimento aos alunos desenvolvem-se em 4 programas, os três primeiros focados na parte física e emocional e o quarto na prática esportiva”, completou.

O Instituto Passo a Passo Equoterapia é um dos centros apoiados pela ABQM que atendem praticantes sem condições de custear a terapia e essa parceria permite que 15 crianças e adolescentes possam ser atendidos semanalmente.

PARCERIA COM A PREFEITURA

A Parceria do Instituto Passo a Passo com a Prefeitura de Itatiba é mais ampla. Atualmente, 45 alunos da rede pública, com necessidades especiais, são atendidos gratuitamente na instituição. “As pessoas andam mais conscientes e isso deixa os nossos alunos mais felizes e incentivados, fazendo com que se sintam mais inclusos na sociedade e principalmente no esporte”, ressaltou Claudia.

A parceria com o Passo a Passo é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino. O nosso objetivo é incentivar cada vez mais a participação deles em atividades fora do contexto escolar, desenvolvendo ações voltadas a inclusão dentro da sala de aula”, comentou o Secretário da Educação, Anderson Sanfins.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho realizado pela instituição, nos dias 28 e 29 de outubro, o Instituto Passo a Passo realizará o III Porteiras Abertas 2017, que contará com expositores de produtos variados, praça de alimentação, além da vivência com cavalos para adultos e crianças. A entrada é gratuita e o evento acontece das 10h às 17h.

Fotos: Divulgação

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

PARA AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER O PORQUÊ ... A psicanálise é um sistema investigativo do funcio...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Aicita inicia montagem da 15ª Casa do Papai Noel A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Ai...
Reclamação: Limpeza de terreno Moradores do residencial ouro, estão reclamando ju...

Populares

Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ... Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ...
Parque D. Pedro Shopping traz ‘O Fabuloso Circo de... O Parque D. Pedro Shopping apresenta o “Fabuloso C...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Aicita inicia montagem da 15ª Casa do Papai Noel A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Ai...
Dia D de Vacinação conta a Febre Amarela As ações para imunizar o maior número possível de ...
CLOSE
CLOSE