Itatiba sobe mais 100 posições no ranking paulista de gestão ambiental

Os avanços da Prefeitura de Itatiba nas políticas de gestão ambiental através das ações desenvolvidas em conjunto por todas as Secretaria Municipais, encabeçadas pela de Meio Ambiente e Agricultura, melhoraram ainda mais a colocação do município no ranking do Programa Município VerdeAzul – PMVA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, do Governo do Estado de São Paulo.

 

“Itatiba tem melhorado significativamente no ranking do Município VerdeAzul e isso se deve ao cuidado especial da Prefeitura com a área ambiental. Em 2013, realizamos campanhas importantes como a orientação aos trabalhadores rurais sobre a manipulação de agrotóxicos, mutirão de limpeza do Rio Atibaia, fóruns e encontros técnicos sobre a destinação correta de resíduos sólidos, subsídios aos produtores rurais, doações de mudas, arborização etc. Todas essas ações têm em vista a preservação e melhoria do nosso meio ambiente e contaram com a participação efetiva das Secretarias Municipais e órgãos ligados à Prefeitura. Cumprimento a todos pelo esforço e conto com a colaboração de cada cidadão para fazermos de Itatiba um município cada vez mais sustentável”, disse o Prefeito João Fattori.

 

O anúncio do ranking aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 10 de dezembro, no auditório do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na presença de Prefeitos e representantes dos municípios que fizeram a sua adesão ao PMVA.

 

Itatiba obteve o 74º lugar dentre os 489 municípios que apresentaram seus diagnósticos no ciclo 2013, apresentando um salto de 100 posições em relação ao ano anterior.  A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo ainda não divulgou a pontuação dos municípios em cada uma das diretivas, somente o resultado total, que vai de 0 a 100. Itatiba tem pontuação de 79,2 neste ano, uma melhora de 135% em relação ao ano passado. Importante lembrar que em 2012 Itatiba já havia apresentado 158% de melhora em relação a 2011, subindo 249 posições. Ou seja, de 2011 para 2013, o município deu um salto 349 posições, tornando-se o 74º município que mais apresentou ações na área de gestão ambiental.

 

Os resultados têm como base a avaliação do desempenho nas diretivas que regem o Programa Município Verde Azul. Foram avaliadas ações nas áreas definidas nas dez diretivas ambientais, sendo: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

Fotos: Reginaldo Macie l/ PMI

Fotos: Reginaldo Macie l/ PMI

 

“Conquistamos uma melhora muito significativa no ranking do PMVA. A cada ciclo, amadurecemos mais, nos esforçamos mais e com isso vamos identificando onde podemos melhorar, o que podemos ampliar e/ou implantar. Continuamos com a convicta certeza da importância do envolvimento e entrosamento entre as Secretarias, indispensável para atingirmos o comprometimento necessário para alavancarmos as ações.”, disse a Diretora do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Claudia Zago, Interlocutora do Município de Itatiba junto ao Programa Estadual.

 

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Sr. Roberto Ferrari, que também integra a Comissão de Trabalho do PMVA, parabenizou todos os envolvidos nos trabalhos realizados e reforçou seu comprometimento para os ciclos dos próximos anos.

 

O encontro do PMVA, que está em sua sexta edição, contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas que falou sobre a importância do Programa. “Muito mais do que o número de municípios certificados, são os benefícios que a gestão pública e a população irão colher por meio desse envolvimento”, ressaltou o Secretário.

 

Comissão de Trabalho

Acompanharam a Diretora no encontro, membros da Comissão de Trabalho do PMVA: o Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Gustavo Cosenza de Almeida Franco, a estagiária de Educação Ambiental Fabiana Giaretta, a auxiliar administrativo da Secretaria dos Negócios Jurídicos, Michele Viviane Fumachi, a assessora do Departamento de Licenciamento Ambiental, Bióloga Mariana Baptistella Vedovello, a Agente Fiscal Ambiental do Departamento de Licenciamento Ambiental, Mônica Del Nero, e o Gestor Ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Carlos Augusto Grion.

 

 

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Homem procura por proprietário de veículo causador... Na última quinta-feira (31/12), um veículo Fiesta ...
PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
GM apreende veículos roubados durante patrulhament... Na noite de ontem (28), o GAP (Grupo de Apoio ao P...
Idoso de Itatiba perdido em Frutal procura familia... Um idoso sem documentos pessoais encontra-se perdi...
Homem é morto a tiros dentro de residência Na noite de ontem (26), um homem foi morto a tiros...
Veículo é furtado dentro de Condomínio Residencial... Um veículo Uno branco (placa CEJ-1548), foi furtad...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE