Itatiba, Valinhos e Vinhedo buscam apoio do Estado para o Consórcio da Saúde

Os prefeitos de Itatiba, Valinhos e Vinhedo se reúnem nesta quinta-feira (24) com o secretário de Saúde do Estado, David Uip, em busca de apoio para a consolidação do Consórcio Intermunicipal da Saúde. As três cidades desenham um novo modelo de gestão da rede que seja capaz de ampliar o atendimento, melhorar a qualidade e otimizar os recursos.

Prefeitos e secretários se encontraram na manhã desta última terça-feira (22) em Vinhedo e discutiram questões jurídicas, modelo de gestão e agenda de trabalho. Atualmente, as três cidades gastam R$ 300 milhões com a Saúde e, mesmo assim, os recursos não são suficientes para atender a demanda.

O grupo quer o apoio do governo do Estado no processo de desenvolvimento do consórcio. A ideia é que a união das três cidades não seja apenas um ato jurídico sem eficácia, mas que o novo modelo reduza os custos para os municípios e o Estado e, principalmente, integre a rede com uma melhora significativa no atendimento.

Dos 280 mil moradores das três cidades, mais da metade, (51,5%), depende exclusivamente do  Sistema Único de Saúde (SUS). Juntos, os municípios, que são vizinhos, possuem 21 ambulâncias, três Santas Casas, um hospital particular, rede de atendimento básico e de especialidades. As equipes das Santas Casas, o Hospital Galileo e a Faculdade São Leopoldo Mandic participam da discussão.

Para o prefeito de Valinhos, Orestes Previtale, os problemas da Saúde das três cidades são os mesmos e o consórcio pode ajudar a solucionar esses gargalos. “A nossa proposta já avançou. Temos o nosso grupo de trabalho que faz o levantamento dos potenciais e dos principais problemas das redes das três cidades. Nós caminhamos e agora queremos o apoio do Estado para que possamos construir juntos esse projeto”, disse.

Os prefeitos também querem inserir as câmaras e os conselhos da Saúde na discussão. O chefe do Executivo de Vinhedo, Jaime Cruz, disse que o momento é de crise e que é preciso união e novas ferramentas para superar os desafios. “A Saúde é um desafio para as cidades e o consórcio uma saída. Mas para isso precisamos de um novo modelo que mude e integre a rede”, afirmou.

Planejamento

O grupo quer que o consórcio esteja consolidado até o final de setembro. A união das três cidades pode reduzir custos fixos com a Saúde, como a diminuição no valor de compras de remédios. Além disso, o consórcio pode promover mudanças profundas na gestão, como a implantação unificada do prontuário eletrônico, reforço na atenção primária, ampliação de vagas e avanço no atendimento de alta complexidade.

A ideia é construir um novo modelo de consórcio. Os sistemas que existem atualmente foram criados na década de 90. “Para isso, precisamos do Estado, da Diretoria Regional da Saúde, para ajudar a potencializar as ações com mais eficiência”, disse o secretário de Saúde de Itatiba, Fábio Luiz Alves.


Assessoria de imprensa / Departamento de Comunicação  

Foto: Jovem Pan

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

PARA AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER O PORQUÊ ... A psicanálise é um sistema investigativo do funcio...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Aicita inicia montagem da 15ª Casa do Papai Noel A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Ai...
Reclamação: Limpeza de terreno Moradores do residencial ouro, estão reclamando ju...

Populares

Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ... Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ...
Parque D. Pedro Shopping traz ‘O Fabuloso Circo de... O Parque D. Pedro Shopping apresenta o “Fabuloso C...
Construção da nova torre de TV Digital está conclu... Ainda que o desligamento oficial do sinal analógic...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Calendário de pagamento do IPVA 2018 é definido pe... Imposto pode ser pago à vista ou parcelado em três...
CLOSE
CLOSE