JJ NOS BAIRROS: Abandonada, escola coloca em risco manancial e atrai usuários de drogas

Foto: Daniel Tegon Polli

Foto: Daniel Tegon Polli

Há dois anos, moradores do Núcleo Residencial Abramo Delfono, na região Leste de Itatiba, sofrem com o abandono da Emeb Professora Ângela Lygia Parodi Scavoni e a creche municipal Magdalena Benedetti Giaretta. Na ocasião, quando mais de 460 alunos frequentavam a instituição, um problema de rachadura começou a afetar o prédio onde funcionavam as duas entidades, localizado na rua Hercílio Falconi. Os estudantes foram transferidos para uma unidade em outro bairro e a escola, desde então, está abandonada.

O problema na parte estrutural teria ocorrido devido ao fato da escola estar construída sobre um canal natural de passagem de água próximo a um manancial. Com parte do muro externo e portão lateral caídos, qualquer pessoa tem acesso ao interior do prédio.

A reportagem do JJ Regional registrou, nas partes acessíveis, sujeira e pichação, além de tubetes de cocaína. No dia da visita, as salas de aula e o pátio central eram os únicos pontos fechados com cadeado no portão, mas uma parte lateral já foi forçada e permite a entrada de vândalos e usuários de drogas.

Vizinhas da escola, as moradoras Miriam, Sheila e Keithy Trevine – avó, mãe e filha, respectivamente – criticam o abandono e denunciam outro problema. Na rua Rosa L. Nardim, lateral da escola, entulhos estão jogados ao lado da passagem de água do manancial. “Eu vi caminhões da prefeitura despejando esses blocos de concreto”, denuncia Miriam, 57. Por estar próximo ao rio, o entulho pode cair no leito e prejudicar a passagem de água.

“Isso é triste, pois estudei na escola a minha vida toda, e agora vejo ela nessa situação, abandonada. Minha irmã tem que pegar ônibus e ir para outra escola”, revela Keithy, de 18 anos.

“Muitos drogados ficam rondando o local, principalmente à noite. Além de tudo, usam a escola como se fosse motel”, diz Sheila, 38, mãe da jovem. Vizinha de muro da escola, a aposentada Helena Marcondes, 72, teme pela segurança da casa. “A infiltração já começou a afetar meu muro, e ninguém toma providência.”

Justificativa
Por nota, a Prefeitura de Itatiba revela que a escola foi fechada em março de 2014, devido a rachaduras no piso causadas pelo rompimento da caixa de inspeção que recebe águas pluviais e da canalização de um córrego que passava sob o prédio.

Após análise da estrutura e subsolo do prédio da Emeb Ângela Lygia Parodi Scavone e da Cemei Magdalena Benedetti Giaretta, a prefeitura diz ser possível a recuperação dos prédios. No momento está sendo finalizada a nova canalização do córrego que passava sob a estrutura, além do levantamento das manutenções elétricas e de marcenaria necessárias e parte do piso que deverá ser trocado.

Os 400 alunos de ensino fundamental foram remanejados para a Emeb Profa. Isolina Pereira de Rosa, no Jardim Salessi. Os 60 alunos da creche foram transferidos. Para os alunos do ensino fundamental, a prefeitura oferece transporte gratuito aos estudantes. As crianças da creche, por continuarem a estudar no bairro, são levadas pelos pais.

Atualmente, o Executivo diz que o patrulhamento da Guarda Municipal realiza rondas diárias no bairro, mas reconhece que vândalos depredam e picham a escola.

O manancial que passa pelo terreno vem de uma área verde próxima à escola e está sendo remanejado para que não passe mais sob o prédio escolar, mas sim ao lado, com canalização em direção à área verde que margeia o Rio Atibaia. O Executivo não informou a origem e o destino dos entulhos que estão entre a escola e o manancial.

Foto: Daniel Tegon Polli

Foto: Daniel Tegon Polli

Fonte: Jornal de Jundiaí
Link: http://www.jj.com.br/noticias-12212-abandonada-escola-coloca-em-risco-manancial-e-atrai-usuarios-de-drogas

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Mulher é vítima de sequestro relâmpago e estupro... Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 12h10, uma...
Caminhão perde freio e colide com carro Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 15h35, um ...
Homem é vítima de homicídio em Itatiba Na madrugada desta quarta-feira (16), por volta da...
Acidente na Rod. Itatiba x Bragança Pta termina co... Neste domingo, 29/11, por volta das 17h45, um acid...
Boato sobre tentativas de sequestro se espalham pe... Trata-se de mais um boato, a história que circula ...
CLOSE
CLOSE