JJ NOS BAIRROS – Abandono de praças e terrenos geram queixas em Itatiba

Foto: Rui Carlos | Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos | Jornal de Jundiaí

No Jardim do Engenho, em Itatiba, e em todos os bairros que fazem divisa com ele, como o Cecap, o abandono de espaços públicos é visível. Ainda que falte poda de mato e limpeza das ruas, a ausência de cuidados não se restringe ao descaso da administração municipal, mas alcança também a prática comum de moradores que depositam lixo e móveis antigos em praças e calçadas de vias importantes. Na avenida Nicolau Vinícius Parodi, por exemplo, a principal do bairro, há um depósito de entulho.

Os moradores que moram em frente àquela esquina, com a rua Alvarin Candido da Silva, dizem que já fizeram diversas reclamações à prefeitura, mas após limpeza, a ‘sujeira’ volta outra vez pela ação das mesmas pessoas. “Moro aqui há 30 anos. Faz muito tempo que temos este problema. Quando limpam, jogam de novo. Já sentimos até cheiro de carniça”, diz Diomar Alves Camargo de Freitas, cuja casa dá na ‘cara’ do ‘lixão’.

O mato, neste tempo de chuvas, não para de crescer, reclama também o vizinho de Diomar, Luiz Angelon. O canteiro da mesma avenida aparenta não ter manutenção e poda ou cuidados de jardinagem. “O bairro mudou muito e melhorou, mas essa sujeira fica sempre assim. É uma desordem, tudo jogado. Eles não limpam. Eu que plantei as árvores para deixar bonito.”

No local, há garrafas, sofás, materiais de construção deixados, além de outros resíduos. O cenário não é diferente da praça Antonio Machado Filho, no Cecap, ao lado do Centro Comunitário do bairro. No quarteirão todo, o lixo é um problema e está espalhado pelas calçadas quebradas em desnível. No local, ainda são vistos pneus de borracha, grandes e com acúmulo de água.

A praça possui bancos quebrados e mato alto, sem qualquer estrutura de lazer. “As pessoas de outros bairros colocam entulho na praça do Centro Comunitário”, escreveu ao JJ nos Bairros, um morador que não se identificou. “A praça está virando depósito de lixo e de entulho. Estamos precisando das autoridades para resolver este problema”, escreveu outro.

Caçambas e vestígios de construção também são observados em diversas ruas de bairros próximos, como no novo Itatiba Park e nas praças do Núcleo Habitacional João Maggi (na fronteira com o Cecap e o Itatiba Park). Os canteiros, de modo geral, apresentam mato alto. “Temos coleta de lixo, mas tem até sapo por conta da sujeira. Falta manutenção das ruas”, diz a moradora Maria Aparecida Rodrigues.

A prefeitura informou que realiza diariamente o serviço de podas de árvores em praças, margens de cursos d’água e áreas verdes obedecendo ao cronograma da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, além de oferecer a coleta diária do lixo domiciliar em todos os bairros do município, incluindo a região do Jardim do Engenho, Jardim Ipê, Itatiba Park, Cecap e núcleos habitacionais próximos.

A coleta de materiais recicláveis também é feita nesses bairros toda semana, segundo a prefeitura que não vê, portanto, a necessidade de dispensa de materiais em outros locais. Para isso, o governo diz que tem orientado a população para o descarte responsável do lixo, disponibilizando inclusive os locais para descarte de óleo de cozinha, baterias e pilhas e lixo eletrônico. Há multa para essas infrações e a população pode colaborar na fiscalização por meio do 153 ou 4524-4721.

Fonte: JJ – Jornal de Jundiaí
Link : http://www.jj.com.br/noticias-11660-abandono-de-pracas-e-terrenos-geram-queixas-em-itatiba-

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Agressividade Infantil Você sabe o que é uma criança agressiva? Sabe como...
Serra das rodovias Anchieta e Imigrantes tem lenti... A rodovia dos Imigrantes continua com tráfego ...
Polícia ainda investiga desaparecimento de mulher ... A Polícia Civil ainda investiga o caso da estetici...
Homem procura por proprietário de veículo causador... Na última quinta-feira (31/12), um veículo Fiesta ...
PM prende homem e apreende adolescentes por roubo ... Na tarde de ontem (30), a Polícia MIlitar prendeu ...

Populares

Mulher é vítima de sequestro relâmpago e estupro... Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 12h10, uma...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Mulher desaparecida em Itatiba é encontrada Na noite desta quarta-feira (30), a esteticista Ma...
Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Caminhão perde freio e colide com carro Nesta sexta-feira, 04/12, por volta das 15h35, um ...
CLOSE
CLOSE