MAIS MÉDICOS Com a chegada de novos profissionais Itatiba conta com médicos em todos os postos de saúde

Itatiba recebeu três novos profissionais pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal. Hoje, todas as unidades de saúde da cidade contam com médicos para atender a população com qualidade. “A chegada destes novos profissionais garante o atendimento, pois o quadro de funcionários ganha corpo, permitindo a cobertura de férias dos médicos sem prejuízo para a população”, comenta o Prefeito João Fattori. A conquista faz parte da melhoria da Saúde da cidade, que desde o início da administração, em 2009, vem investindo na construção, ampliação e reforma das UBSs, equipamentos e capacitação de profissionais, garantindo uma saúde com cada vez mais qualidade na cidade.

Os novos médicos são a Dra. Bianca Méndez Lufti Aguilar, brasileira formada na Bolívia; Leonel Felipe Lorenzo Morales, cubano; e Agnez Hernandes Suarez, cubana. Os três chegaram à cidade no último dia 13 de dezembro e na segunda-feira, dia 16 de dezembro, deram início ao período de integração. Os três estão conhecendo a realidade da Saúde itatibense, a rotina das unidades e devem iniciar o atendimento à população no início de 2014.

Mais Médicos
Mesmo fora dos critérios do edital do Programa Mais Médicos, Itatiba conseguiu se inscrever. A adesão da cidade ao programa foi pleiteada junto ao Ministério da Saúde, durante visita do Prefeito João Fattori e do Secretário Dr. Luiz Gonçalves Simões à Brasília, em julho. O Secretário da Saúde, Dr. Simões, explica que em um primeiro momento a cidade não foi aceita por não se tratar de um município com baixo índice de receita pública per capita, de atuação indígena ou de extrema pobreza. “O fato de não estarmos na lista de prioridades mostra que nossa situação é melhor que a das cidades da região, mas temos nossas necessidades e queremos supri-las”, disse na época o Secretário. Com a abertura para as cidades que já estavam inscritas no Provab – Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Ministério da Saúde, como é o caso de Itatiba, a cidade recebeu, inicialmente, quatro profissionais pelo Mais Médicos e, agora, mais três.

Em setembro, o Dr. Francisco Vitor de Oliveira Jr, brasileiro, começou a atender no PSF do Jardim Ipê. Em novembro, iniciaram o atendimento o espanhol Dr. Jorge Cortina Jucla, no PSF do Santa Cruz, e as cubanas Dra. Niurka Traba Delis, no PSF do Porto Seguro, e Dra. Niurka Rodriguez Garcia, no PSF do San Francisco I.

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE