MEC afirma que verba de 2015 para novos contratos do Fies está esgotada

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse na tarde desta segunda-feira (04) que o MEC já esgotou a verba de 2015 para novos contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Segundo ele, isso não impede de forma automática a abertura de uma segunda edição do programa para o segundo semestre deste ano. No entanto, ele explicou que, no caso de estudantes que não conseguiram se inscrever neste semestre seria “inútil” reabrir o período de inscrições.

O prazo, que encerrou no dia 30 de abril, causou muitas reclamações por parte de alunos. No dia 1º de maio, a Justiça Federal do Estado de Mato Grosso entrou na justiça pedindo a prorrogação da data de inscrição para novos contratos.

A liminar tem como justificativa os diversos problemas que os estudantes enfrentaram para efetuar o registro e conseguiu estender o prazo por tempo indeterminado.

No entanto, o sistema está fechado para novos contratos. Ao entrar no site é possível observar a frase “o prazo para inscrição no Fies encerrou dia 30.4.2015”. Aqueles que já possuem contratos, podem renová-los até o dia 29 de maio.

Nesta segunda-feira, Janine afirmou que não sabe o que irá acontecer sobre uma possível abertura do Fies para novos contratos. O ministro disse que “depende da disponibilidade orçamentária” e ressaltou que o ministério está trabalhando nisso, mas que não podem prometer algo que não possuem certeza.

O secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, informou que a verba do Fies para novos contratos é de R$ 2,5 bilhões em 2015 e ressaltou que, mesmo com o ajuste fiscal, o Governo possui um compromisso com a educação.

O ministro da Educação afirmou ainda que a pasta integrará as plataformas dos programas do MEC para o acesso ao ensino superior. Ou seja, os estudantes terão de forma integrada três plataformas de processo seletivo: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni), e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Sobre os financiamentos pagos, Janine lembrou que há contratos em fase de retorno, que é quando o estudante, já formado, começa a pagar a dívida. “Os financiamentos já estão começando a ser pagos. O sistema se auto alimentará. À medida que os alunos que já se formaram forem pagando, esse recurso estará alimentando o pagamento de novos financiamentos. Provavelmente ainda haverá aporte da União de aporte novo para ampliar”, explicou.

Fonte: http://jovempan.uol.com.br/noticias/comportamento-educacao/mec-afirma-que-verba-de-2015-para-novos-contratos-do-fies-esta-esgotada.html

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Feriado deve reunir milhares de pessoas em manifes... O feriado em comemoração ao Dia da Independência deve reunir milhares de pessoas em protestos por todo o país. Eles se organizaram principalmente ...
Rachaduras em escola fazem aulas serem suspensas e... Quase 500 alunos estão sem aula desde segunda-feira (24). Eles devem ser transferidos para outra unidade na próxima semana. Crianças da creche Mag...
FSS abre mais de 560 vagas em cursos e oficinas O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Itatiba abriu nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, 566 vagas em cursos e oficinas gratuitas. Ao to...

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE