Mercado mundial de BI e analytics atinge US$ 16,9 bilhões em 2016

Nova plataforma de BI&A surge para suprir novos requisitos organizacionais de acessibilidade, agilidade e visão analítica profunda

A receita global de Business Intelligence e Analytics atingirá US$ 16,9 bilhões em 2016, um aumento de 5,2% em comparação com 2015. De acordo com o Gartner, os mercados de BI e analytics (BI&A) estão na etapa final de uma mudança de sistemas de registro (system-of-record) liderada pela TI, e para analytics de autoatendimento (self-service-analytics) liderada pelos negócios.
Como resultado, a moderna plataforma de BI&A surge para suprir novos requisitos organizacionais de acessibilidade, agilidade e visão analítica mais profunda.
Segundo Ian Bertram, vice-presidente de Gestão do Gartner, a mudança para a plataforma moderna de BI&A atinge agora um ponto crucial. “As organizações devem migrar para plataformas de Business Intelligence modernas, ágeis, rápidas e fáceis de usar para criar negócios de valor a partir das visões mais profundas nas diversas fontes de dados”, afirma.
A democratização do analytics
O Gartner afirma que o analytics tem se tornado cada vez mais estratégico para a maioria dos negócios e, principalmente, para a maioria das atribuições empresariais. Todos os negócios envolvem essa tecnologia, assim como todo processo empresarial a utiliza.
“Não é mais possível que diretores de marketing sejam apenas especialistas no posicionamento de anúncios e marcas. Eles precisam também ser especialistas em análises para clientes”, afirma Bertram. Na opinião do especialista, o mesmo vale para executivos de recursos humanos, de suprimentos e de finanças da maioria das indústrias.
Para atender à visão de tempo exigida pelo ambiente de negócios competitivo atual, muitas organizações querem democratizar as capacidades de analytics por meio de autoatendimento.
Definindo a plataforma moderna de BI&A
A diferença mais significativa entre uma plataforma moderna de Business Intelligence e Analytics e uma plataforma de analytics comum, centrada em TI, é a quantidade de modelagem antecipada necessária, assim como as habilidades necessárias para gerar o conteúdo de análise de dados.
A criação de conteúdo de analytics por meio de plataformas de comunicação centradas em tecnologia da informação começa com a consolidação com antecedência dos dados de modelagem e TI. Em contraste, uma plataforma BI&A moderna suporta o desenvolvimento de conteúdos de analytics permitido por TI.
“Para obter o benefício completo das plataformas modernas de BI e Analytics, os líderes devem repensar muitos aspectos de suas atuais implantações de Analytics centradas em TI, incluindo tecnologia, funções e responsabilidades, modelos organizacionais, processos de governança e liderança,” afirma Bertram.
Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Coleta de inservíveis segue atendendo bairros em 2... A coleta de materiais inservíveis nos bairros segu...
IPTU 2018 começa a ser distribuído no final de jan... Os carnês para pagamento do IPTU e Taxas de 2018, ...
Estado de São Paulo registra mais três mortes por ... Mais três mortes por febre amarela silvestre foram...
Entram em vigor hoje novas regras para o transport... As novas regras de transporte de passageiro por ap...

Populares

Coleta de inservíveis segue atendendo bairros em 2... A coleta de materiais inservíveis nos bairros segu...
Atibaia dispensa água do Cantareira As chuvas deste início de janeiro elevaram a vazão...
IPTU 2018 começa a ser distribuído no final de jan... Os carnês para pagamento do IPTU e Taxas de 2018, ...
Estado de São Paulo registra mais três mortes por ... Mais três mortes por febre amarela silvestre foram...
Prefeitura faz operação e retira faixas irregulare... Na última sexta-feira, dia 5, Fiscais de Posturas ...
CLOSE
CLOSE