Nesta sexta, 2, Itatiba recebe a Orquestra Sinfônica de Campinas

Itatiba recebe nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, às 20h, no Teatro Ralino Zambotto, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. A apresentação, realizada pela Prefeitura de Itatiba, faz parte da primeira turnê da Orquestra pelas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Serão apresentadas obras especialmente escolhidas pelo Maestro Titular e Diretor Artístico da OSMC, Victor Hugo Toro, que também rege os concertos para a RMC. Serão executadas obras dos grandes compositores mundiais, com aberturas e árias de óperas conhecidas e aclamadas pelo grande público.

O programa abre com ‘A Cavalaria Ligeira’ de Franz von Suppé, que a compôs em homenagem aos feitos da cavalaria austríaca que combateu os soldados de Napoleão. É famosa por sua abertura e também já foi usada em muitos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Estúdios Disney.

Na sequência, três obras do compositor campineiro, Antônio Carlos Gomes; a Abertura das Óperas ‘Noite do Castelo’ e ‘Joanna de Flandres’, e a singela Sonata ‘Burrico de Pau’. Carlos Gomes é  considerado o mais importante compositor de óperas das Américas no século 19.

A ‘Noite do Castelo’ é a primeira ópera de Carlos Gomes e teve sua estreia no Rio de Janeiro no Theatro Lyrico Fluminense para a corte em 4 de setembro de 1861; logo após o sucesso da primeira, Gomes apresenta sua segunda obra,  ‘Joanna de Flandres’, que tem enredo baseado nos tempos das Cruzadas, novamente com grande sucesso. Vale lembrar que o compositor tinha apenas 25 e 27 anos, respectivamente, quando escreveu tais obras.  A ‘Sonata em Ré’, ou ‘Burrico de Pau’, como é popularmente conhecida foi composta dois anos antes de sua morte, e percebe-se uma sofisticação  e um destaque maior para as cordas, esta é uma peça considerada  dificílima, pois tem arpejos, pizzicatos, espicatos, saltos muito destacados da primeira para a quarta corda. Carlos Gomes busca inspiração em sua infância e também quando vê sua sobrinha brincando de cavalinho imaginário com um cabo de vassoura.

Logo após vem ‘Wiener Blut’ de Johann Strauss, que é uma opereta cômica, baseada em um concerto de valsa com o mesmo nome. Encerra o concerto com as belas suítes I e II da ‘Ópera Carmen’ de Georges Bizet, com seus movimentos mais famosos.  ‘Carmen’ é uma ópera em quatro atos e fala peripécias amorosas da jovem e bela cigana Carmen que encanta a todos com sua dança.

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Reconhecida como uma das mais dinâmicas orquestras do País, a Sinfônica de Campinas foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Já no início do século XX, o amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando, assim, a criação de uma orquestra local.

A partir de 1975 que essa orquestra recebe do poder público o apoio necessário para a manutenção de um grupo solidamente constituído e apto a desenvolver um trabalho artístico de excelência. Desde então, a orquestra tem atraído grandes músicos para os seus quadros, com passagem obrigatória nos principais festivais e eventos eruditos.

Com o objetivo de ampliar sua plateia potencial e difundir a música de qualidade, apresenta-se nos mais variados ambientes, internos e externos, tornando-se conhecida nacionalmente e querida entre músicos e ouvintes.

Em 2013 retoma seu caminho natural e conhecido do povo campineiro e da RMC, com brilhante temporada de concertos oficiais, concertos didáticos e concertos  populares em todas regiões da cidade. A presença de grandes regentes e prestigiados solistas da cena erudita brasileira e internacional junto a OSMC, constata seu indiscutível valor e potencial artístico.

Atualmente tem como Diretor Administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como Regente Titular e Diretor Artístico o maestro Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é mantida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A apresentação no Teatro Ralino Zambotto é uma promoção da Prefeitura de Itatiba. Os convites para o concerto são gratuitos. Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada. O Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, que encaminhará os donativos às entidades assistenciais da cidade, solicita que seja observado o prazo de validade dos produtos doados. Solicita-se também que o público esteja atento ao horário e a classificação do espetáculo.

Serviço:
Orquestra Sinfônica Municipal de  Campinas
Sexta-feira, 2 de agosto, às 20h
Local: Teatro Ralino Zambotto – Rua Romeu Augusto Rela , 1100 – Bairro do Engenho
Programa:
Suppé – Abertura A Cavalaria Ligeira
Gomes: Abertura “Noite do Castelo”
Gomes: Abertura “Joanna de Flandres”
Gomes: Sonata “Burrico de Pau”
Strauss: Wiener Blut
Bizet: Carmen, suite N° 1 e 2
Suite I, mov V. Les Toreador
Suite I, Mov III. Seguidilla
Suite I, Mov IV. Les dragons de Alcala
Suite II, mov II. Habanera
Suite II, mov V. La garde montante
Suite I, mov IV. Chanson du toreador
Regente: Victor Hugo Toro.
Convites: Distribuídos gratuitamente no Museu Municipal ‘Padre Lima’ (Praça da Bandeira, 122, Centro, fone: 4524-1264). Os espectadores podem aproveitar e ajudar as entidades assistenciais da cidade doando um produto não perecível (alimento, higiene ou limpeza) no momento da retirada
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos

Comentários

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE