Novo recurso do Google Maps permite calcular rotas de carro sem internet

Ferramenta de download de mapas é capaz de calcular

O Google lançou uma atualização do Maps, seu aplicativo de geolocalização para Android, que tornou a ferramenta ainda mais acessível. Isso porque, a partir da versão 9.17 do programa, será possível fazer o download de mapas no aparelho e depois calcular rotas de carro neles sem a necessidade de internet.

A nova função foi elaborada para atender os usuários que, mesmo tendo um smartphone, não contam com bons planos de dados para seus aparelhos. “Nos últimos dois anos, o número de smartphones no Brasil aumentou mais de dez vezes. A penetração de smartphones na população brasileira está passando dos 50% — ou seja, a cada duas pessoas, uma tem um smartphone. E nós começamos a ver um crescimento acelerado nas classes sociais de menor poder aquisitivo”, conta Marcus Leal, gerente de Google Maps na América Latina.

Para utilizar o Maps offline tudo que o usuário precisa fazer primeiro é, ainda conectado à internet, buscar na barra de pesquisa do programa o local que tem interesse em salvar no seu aparelho. Pode ser um bairro ou uma cidade inteira, por exemplo.

Após o programa identificar o nome digitado, tudo que o usuário precisa fazer é acessar o cartão de conteúdo do local, arrastando com o dedo para cima a barra branca com o nome do local, que fica na parte inferior da tela. Entre as opções do cartão estará o botão “Download”. Quando escolhido, o recurso direciona o usuário a uma tela de corte, na qual, dentro de um quadrado em destaque, o usuário deverá posicionar a área do Google Maps que deseja salvar no seu smartphone.

É possível salvar áreas inteiras na nova versão do Google Maps

Divulgação É possível salvar áreas inteiras na nova versão do Google Maps

É possível redimensionar e alterar a posição do mapa dentro desse quadrado, e quanto maior for a área que ele abrange, mais espaço de armazenamento o mapa irá ocupar no aparelho do usuário. O limite sugerido é de até 400 MB, mas é possível fazer o download de áreas equivalentes a 2,5 GB. Mas, para que não ocupem tanta memória, os mapas devem ficar menores do que isso. Em uma demonstração feita por Marcus, a cidade de São Paulo inteira, com cidades como São Bernando e Santana de Parnaíba ocupava cerca de 250 MB.

Os mapas baixados no celular têm duração de 30 dias, pois, após esse prazo, o Google considera que alterações nas vias podem ter acontecido e que aquele mapa não representa mais uma boa referência. Se o usuário não se conectar à internet nesses 30 dias, o mapa será desativado automaticamente, mas caso ele se conecte, deve receber avisos de atualização do mapa. E para gerenciar os mapas que salva no aparelho, basta que o usuário acesse a nova seção chamada de “Áreas off-line”, onde ele poderá deletar e atualizar seus mapas manualmente.

Via IG

Link: http://tecnologia.ig.com.br/2015-11-10/novo-recurso-do-google-maps-permite-calcular-rotas-de-carro-sem-internet.html

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Uber começa a funcionar na cidade de Campinas A Uber começa a operar nesta quarta-feira, 27, em sua primeira cidade do interior de São Paulo. A partir das 14h de hoje, quem mora em Campinas também...
Viber também adere à criptografia de ponta a ponta... Seguindo o movimento do WhatsApp de incluir criptografia de ponta a ponta em sua plataforma, o aplicativo de mensagem Viber também decidiu codificar t...
Com adesão à fibra ótica, Vinhedo vira referência ... Município é o único em que principal faixa de acesso é de mais de 34 Mbps, projeto da prefeitura ainda oferece navegação grátis para os moradores. ...

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

Gasolina pode ficar até R$ 0,41 mais cara na bomba... BRASÍLIA - Com a decisão do governo de aumentar o ...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Prefeitura realiza trabalhos de campo no combate a... Seguindo a programação das ações de combate a deng...
Ministro Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rod... Ex-assessor de Temer foi flagrado recebendo R$ 500...

Populares

Pedágios da região têm reajuste a partir deste sáb... Segundo a Artesp, nos últimos seis anos a receita ...
Novo ataque de ransomware começa a infectar comput... Um novo ataque de ransomware está infectando compu...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...
Temer é o primeiro presidente a responder por crim... O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de...
CLOSE
CLOSE