O JOGO DA BALEIA AZUL, FENÔMENO PREOCUPANTE!

A temática do suicídio juvenil é muito delicada, porém necessita de uma abordagem especialmente no que se refere a estratégia de psicoeducação, prevenção e tratamento psicopatológico!
Pensar em suicídio e se entregar a uma busca do incansável “porque”!
O índice de suicídio infanto juvenil e transtornos mentais chega a 75%.
Tecnologia e suicídio, um novo fenômeno chamado ” cibersuícidio, esses dias não se fala em outra coisa a não ser ” O DESAFIO DA BALEIA AZUL”, e a pergunta de como nossos jovens chegam a tal ponto de entregar a vida em um jogo?
É evidente que de alguma forma essas crianças e adolescentes estão de alguma forma em desespero e aflições, e o universo virtual lhe trazem alívio em forma ilusória, e isso é um dado muito importante, afinal a ilusão de algo que falta no dia a dia, dentro de casa, com os amigos, da a sensação de que são mais fortes, tendo com isso comportamentos potencialmente perigosos.
Os pactos suicidas do jogo são normalmente realizados por jovens com significativo isolamento social e grande ambivalência nas considerações sobre a vida, além do mais  esses pactos geram satisfação para alguns incentivadores do jogo!
Com isso temos dois perfil dentro do jogo  aqueles que estão incentivando pelo prazer do sofrimento ao próximo e o jogador que aceita os desafios para provar que é forte o suficiente para aguentar!
O esclarecimento sobre o comportamento de adolescentes isolados e de grande importância por parte de familiares, orientadores e todos aqueles que de alguma forma tem uma proximidade!
Atitudes da pessoas do convívio podem salvar uma vida!!!
Ver as necessidades desses jovens que apresentam a ideação suicida, preencher a lacuna de ausência, implantar paciência e tolerância ao ouvir, são coisas simples que podem fazer a diferença.
Esses jovens  já tinham uma baleia gigante dentro deles!!!
O JOGO DA BALEIA AZUL, tem o  nome meigo de um mamífero que a maioria de nos gostamos, então psicologicamente chega à esses jovens como algo desafiador  e encantador ao mesmo tempo, eles encontram no jogo a atenção, regras e desafios que necessitam de alguma forma.
Os país não tem mais tempo!!!
Com a falta de tempo entregamos nossos filhos ao mundo virtual de forma exagerada e perdemos a noção do BICHO DE SETE CABEÇAS que pode virar esse universo.
Como psicanalista reforço a necessidade que familiares e pessoas próximas ao jovem em sofrimento possam conversar sobre esse assunto de forma simples e delicada, fique atento a cada detalhe que lhe é passado, não ache que é bobeira ou coisa de criança.
País e orientadores se tiverem alguma dúvida procurem ter acesso ao universo desses jovens, tente se colocar no lugar deles, pense o que pode estar errado!!!
Nenhum de nós que temos filhos, amigos estamos distante do jogo!!!
 
A  BALEIA AZUL é um jogo terrível, mas procure ver se você também não é responsável por abrir as portas para ela entrar na sua casa?
Crianças e jovens bem resolvidos dificilmente vão entrar em um jogo desse, nossos jovens necessitam de atenção e regras, precisam de carinho, de se sentir importante!
Para muitos ainda da tempo!
 
O jogo é apenas uma consequências de que alguma coisa já estava errado!
    Adriana Ferreira
Psicanalista, Grafóloga
Mediadora de Conflitos
     Arbitra Judicial
Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Itatiba recebe 500 livros do Projeto Mundo da Leit... Neste mês de outubro, alunos da rede municipal de ...
Avenida Cel. Peroba recebe alterações na próxima s... A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de outub...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
Estudo alerta para aumento nos casos de DSTs entre... Ser idoso já não significa falta de atividade, cal...

Populares

Polícia apreende três suspeitos de matar professor... Um jovem e dois adolescentes foram detidos em Jund...
Professora desaparecida em Itatiba é encontrada mo... Ana Maria Jericó, de 55 anos, desapareceu durante ...
Trio é preso após comentário sobre homicídio em re... Segundo a Polícia Militar, corpo da vítima foi enc...
Quadrilha planejava o maior roubo a banco do mundo... A criatividade dos assaltantes é digna de um filme...
Novo recurso do WhatsApp mostra aos amigos onde vo... O WhatsApp está recebendo um novo recurso que perm...
CLOSE
CLOSE