O JOGO DA BALEIA AZUL, FENÔMENO PREOCUPANTE!

A temática do suicídio juvenil é muito delicada, porém necessita de uma abordagem especialmente no que se refere a estratégia de psicoeducação, prevenção e tratamento psicopatológico!
Pensar em suicídio e se entregar a uma busca do incansável “porque”!
O índice de suicídio infanto juvenil e transtornos mentais chega a 75%.
Tecnologia e suicídio, um novo fenômeno chamado ” cibersuícidio, esses dias não se fala em outra coisa a não ser ” O DESAFIO DA BALEIA AZUL”, e a pergunta de como nossos jovens chegam a tal ponto de entregar a vida em um jogo?
É evidente que de alguma forma essas crianças e adolescentes estão de alguma forma em desespero e aflições, e o universo virtual lhe trazem alívio em forma ilusória, e isso é um dado muito importante, afinal a ilusão de algo que falta no dia a dia, dentro de casa, com os amigos, da a sensação de que são mais fortes, tendo com isso comportamentos potencialmente perigosos.
Os pactos suicidas do jogo são normalmente realizados por jovens com significativo isolamento social e grande ambivalência nas considerações sobre a vida, além do mais  esses pactos geram satisfação para alguns incentivadores do jogo!
Com isso temos dois perfil dentro do jogo  aqueles que estão incentivando pelo prazer do sofrimento ao próximo e o jogador que aceita os desafios para provar que é forte o suficiente para aguentar!
O esclarecimento sobre o comportamento de adolescentes isolados e de grande importância por parte de familiares, orientadores e todos aqueles que de alguma forma tem uma proximidade!
Atitudes da pessoas do convívio podem salvar uma vida!!!
Ver as necessidades desses jovens que apresentam a ideação suicida, preencher a lacuna de ausência, implantar paciência e tolerância ao ouvir, são coisas simples que podem fazer a diferença.
Esses jovens  já tinham uma baleia gigante dentro deles!!!
O JOGO DA BALEIA AZUL, tem o  nome meigo de um mamífero que a maioria de nos gostamos, então psicologicamente chega à esses jovens como algo desafiador  e encantador ao mesmo tempo, eles encontram no jogo a atenção, regras e desafios que necessitam de alguma forma.
Os país não tem mais tempo!!!
Com a falta de tempo entregamos nossos filhos ao mundo virtual de forma exagerada e perdemos a noção do BICHO DE SETE CABEÇAS que pode virar esse universo.
Como psicanalista reforço a necessidade que familiares e pessoas próximas ao jovem em sofrimento possam conversar sobre esse assunto de forma simples e delicada, fique atento a cada detalhe que lhe é passado, não ache que é bobeira ou coisa de criança.
País e orientadores se tiverem alguma dúvida procurem ter acesso ao universo desses jovens, tente se colocar no lugar deles, pense o que pode estar errado!!!
Nenhum de nós que temos filhos, amigos estamos distante do jogo!!!
 
A  BALEIA AZUL é um jogo terrível, mas procure ver se você também não é responsável por abrir as portas para ela entrar na sua casa?
Crianças e jovens bem resolvidos dificilmente vão entrar em um jogo desse, nossos jovens necessitam de atenção e regras, precisam de carinho, de se sentir importante!
Para muitos ainda da tempo!
 
O jogo é apenas uma consequências de que alguma coisa já estava errado!
    Adriana Ferreira
Psicanalista, Grafóloga
Mediadora de Conflitos
     Arbitra Judicial
Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Gasolina pode ficar até R$ 0,41 mais cara na bomba... BRASÍLIA - Com a decisão do governo de aumentar o ...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Prefeitura realiza trabalhos de campo no combate a... Seguindo a programação das ações de combate a deng...
Ministro Edson Fachin manda soltar ex-deputado Rod... Ex-assessor de Temer foi flagrado recebendo R$ 500...

Populares

Pedágios da região têm reajuste a partir deste sáb... Segundo a Artesp, nos últimos seis anos a receita ...
Novo ataque de ransomware começa a infectar comput... Um novo ataque de ransomware está infectando compu...
VOCÊ SABE O QUE É DISCALCULIA? por Adriana Ferreira  O DISTURBIO DAS OPE...
Rock Brasil em Itatiba Com 13 anos de história e após 7 anos longe da cid...
Temer é o primeiro presidente a responder por crim... O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de...
CLOSE
CLOSE