Oficina de conscientização contra Dengue visita a Emeb ‘Benno Claus’

O Programa de Combate à Dengue da Prefeitura de Itatiba continua levando aos estudantes da cidade suas oficinas de conscientização. Nesta semana, o trabalho acontece na Emeb ‘Prof. Benno Carlos Claus’, no Jardim Galetto. No total serão três dias de trabalho, 12, 14 e 15 de maio. A agente Sueli Ferrari Lima trabalhará o tema com 130 alunos por meio de vídeos, palestras e da maquete multidisciplinar em Educação em Saúde que abrange ética humana e conduta de convivência em sociedade. Este material desperta o espírito de cidadania e responsabiliza o munícipe para o bem comum, conscientizando o morador quanto ao seu envolvimento com hábitos e costumes saudáveis.

A apresentação, que dura aproximadamente uma hora, consiste na mostra da maquete e explanação de conteúdo em vídeo, com detalhamento dos pontos abordados. Durante a apresentação, o público é esclarecido sobre o risco apresentado pelos animais sinantrópicos e alertado em relação à alimentação indevida dessas estas pragas urbanas. O trabalho desenvolvido nas escolas municipais da rede pública de ensino é feito em parceria pelas Secretarias da Saúde e da Educação.

Prevenção 
A apresentação nas escolas faz parte do trabalho de combate à dengue da Prefeitura de Itatiba, que conta ainda com visitas casa a casa, monitoramento de toda a cidade e outros. O trabalho preventivo desenvolvido nas escolas busca melhorar o nível de conhecimento cultural visando uma vida melhor por meio do combate e impedimento da proliferação dos insetos e animais que podem representar riscos aos seres humanos. Durante o encontro, os alunos discutem temas relacionados ao descarte correto do lixo, prevenção e eliminação de criadouros como uma importante maneira de evitar a proliferação da doença. Durante o ano diversas outras escolas municipais serão visitadas, a prioridade é para bairros onde houve casos confirmados da doença.

O Programa de Combate à Dengue faz parte do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Itatiba. Além das escolas da rede pública, empresas e escolas estaduais e particulares que tiverem interesse em receber este trabalho podem entrar em contato pelo telefone 4538-8596.
Dengue
Este ano foram registrados em Itatiba, entre janeiro e abril, nove casos de dengue, sendo sete importados e dois autóctones. No mesmo período do ano passado (2013) foram 30 casos, sendo 20 importados e dez autóctones. Tivemos uma redução de 70% nos casos de 2013 para 2014. Ainda assim, a Prefeitura entende que a existência de um único caso é motivo de alerta. É importante que as pessoas não enxerguem a redução no número de casos como garantia de segurança. No mês de abril o Departamento de Combate à Dengue, com apoio dos meios de comunicação, alertou a população sobre os riscos de visitar locais com alta incidência de casos de dengue durante os feriados. Conforme o previsto, os casos em Itatiba aumentaram neste mês de maio. Já foram registrados quatro novos casos, totalizando 13 confirmados (seis autóctones e sete importados).

A preocupação com o combate à doença por parte da Prefeitura de Itatiba é constante, uma vez que atividades nesse sentido são desenvolvidas o ano todo, independente do número de casos confirmados. Apesar da situação de Itatiba estar controlada, os casos importados são a maioria entre os registrados neste ano de 2014. É importante lembrar que a cidade encontra-se próxima a municípios com elevado número de casos positivos e muitos moradores de Itatiba deslocam-se a trabalho, estudo ou a passeio para esses locais todos os dias, podendo haver o contágio e, consequentemente, a proliferação da doença na cidade.Pessoas que costumam viajar, seja a estudo, trabalho ou passeio, devem sempre se informar sobre casos de dengue nos locais de destino. Hoje, com os meios de comunicação e a internet é fácil verificar se o local para onde o viajante se dirige enfrenta problemas com a Dengue. Essa verificação pode evitar a exposição desnecessária à doença.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE