Oito passos para investir em uma franquia

Investir no setor de franquias, que hoje responde por 2,3% de todas as riquezas produzidas no Brasil, requer mais que o valor necessário para o aporte inicial. O candidato a franqueador deve conhecer o setor, conversar com quem já está no ramo e se informar sobre a legislação que rege o segmento. Desde 2005, o setor cresce a dois dígitos. No ano passado, o aumento foi de 16% e a expectativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para 2013 é repetir a taxa. A estimativa da entidade é que sejam abertas só nos shoppings centers que estão para ser inaugurados em todo o país de 5,5 mil a 6,5 mil unidades de franquias. O número impressiona, mas não deve deslumbrar o candidato. Veja abaixo um passo a passo com oito recomendações na hora de abrir uma franquia.

1.º passo – Identifique o negócio em que pretende atuar e conheça suas particularidades. Ter uma franquia da qual não gosta é pior que ter um emprego indesejado, destacam especialistas.

2.º passo – Apresente-se ao franqueador. Escolha pelo menos três franquias, solicite a ficha de qualificação – documento em que a empresa pede informações como sua formação, interesse e experiência –, preencha e mande para as empresas.

3.º passo – Depois de se “apresentar”, solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que traz todas as informações relativas ao negócio, além de nomes e contatos dos outros franqueados.

4.º passo – Converse com os franqueados – dois com menos de dois anos de experiência e outros dois que já passaram por essa fase. Eles podem apresentar informações importantes sobre a infância (período inicial do negócio) e a adolescência (quando o franqueado não depende tanto do franqueador).

5.º passo – Conheça a legislação. A Lei 8.955, de 1994, dispõe sobre as obrigações do franqueador. Na hora de fechar negócio, por exemplo, a empresa é obrigada a apresentar histórico, demonstrativos de resultados, remunerações, taxas e outras informações pertinentes à abertura da unidade.

6.º passo – Assim que decidir a melhor opção de franquia, faça um contraponto entre o contrato e a Circular de Ofertas de Franquias (COF). O ideal é procurar um especialista para tirar todas as dúvidas.

7.º passo – Faça uma avaliação do negócio escolhido. Verifique se a franquia dá suporte pré-operacional, suporte durante a operação e treinamento sobre os processos.

8.º passo – Faça uma avaliação financeira. Como os primeiros anos do negócio geralmente são o período em que o empresário ainda não obteve o retorno do investimento, é ideal reservar pelo menos 30% do aporte inicial para ter um capital de giro que permita passar por essa fase.

Fonte: gazetadopovo.com.br

Comentários

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE