Polêmica dos áudios viralizados na rede social analisada por especialistas

Nesta semana, áudios de uma conversa privada entre dois ex-funcionários da gestão municipal anterior, vazou nas redes sociais, causando além de polêmica, ameaças e diversas manifestações populares, em Itatiba (SP).

O caso acabou sendo registrado neste sábado (7), na Delegacia de Polícia Civil, por uma das partes envolvidas. De acordo com o Boletim de Ocorrência, Fernanda Gava explicou que começou a receber ameaças pela rede social de uma pessoa não identificada, dizendo que iria esquartejá-la assim que seu endereço fosse descoberto.

Sem possuir desafetos e nem desconfiar de quem estaria lhe ameaçando, Fernanda temendo por sua integridade física e de seu filho, de 10 anos, pediu para que fosse apurado o fato de seu ex-colega de trabalho Cícero Jorge de Morais, ter divulgado as conversas privadas sem sua autorização nas redes sociais, ferindo o artigo 5°, inciso X, da Constituição Federal.

Em contato com as partes, Cícero não se manifestou até o fechamento desta matéria. Já Fernanda, disse que não é o bairro em si, nem as pessoas, foi apenas uma expressão de desespero motivada pela notícia da exoneração. A conversa era algo pessoal, que jamais deveria ter sido compartilhada com terceiros, pois confiou de forma ingênua numa amizade dela com o Cícero.

”Que atire a primeira pedra quem nunca fez isso”, desabafa Fernanda, que se desculpa com os moradores do bairro em questão, que por ventura se sentiram ofendidos, frisando a aflição de uma servidora que se dedicou por 10 anos a um cargo concursado, que por méritos profissionais reconhecidos por gestões anteriores, se manteve por mais 10 anos exercendo função de confiança prevista por lei.

Análise de especialistas

Segundo a Mediadora e Conciliadora de Conflitos Especialista em Arbitragem Judicial de Pacificação de Conflitos, de Campinas (SP), Sílvia Helena Catalano, devemos pensar na política de pacificação de conflitos afim de evitar transtornos paras as pessoas e possíveis tragédias, como o caso da chacina de Campinas (SP), na virada do ano. No caso da Fernanda, nada disso teria acontecido se a pessoa que recebeu o primeiro áudio tivesse agido de forma a conciliar a situação.

De acordo com o advogado Dr. Luiz Gonzaga Ferreira, do Rio de Janeiro (RJ), há muita controvérsia no judiciário em relação ao assunto em questão, pois já houve casos de ofensor se tornar ofendido. O ato de instigar, divulgar e denegrir a imagem, principalmente de menores de idade, que possa gerar atitudes de violência, é crime.

Para a psicanalista e grafóloga criminal, Adriana Ferreira, de Itatiba (SP), que analisou o conteúdo dos áudios, vídeos e postagens nas redes sociais, o áudio de ameaça supostamente feito por alguém do bairro em questão, denegriu muito mais a imagem do local, por ser violento. Já nos áudios da Fernanda que deram início a questão, é muito comum em um momento de desespero, as pessoas usarem palavras que podem ser agressivas geradas pelo transtorno da situação. São transtornos temporários que qualquer um de nós podemos sofrer, com trauma emocional.

A psicanalista ainda expõe o caso da chacina da virada do ano, em Campinas (SP), onde possíveis conversas e acusações compartilhadas no decorrer de um longo período, ocasionaram a tragédia em que ela teve o conhecimento antes do crime sobre os dois lados da história. E, a partir disso, ela deixa a seguinte mensagem:

”Devemos analisar a crueldade que se mostrou presente no vazamento desses áudios, porque acho importante ressaltar que devemos começar a avaliar no contexto geral o significado da amizade, confiança e responsabilidade para com o próximo, onde eu explico a evolução de conflitos em um dos meus artigos” (http://migre.me/vQajc), conclui Adriana.

Na madrugada deste sábado (7), o prefeito Douglas Augusto (PPS), se manifestou sobre o caso no seu perfil da rede social, acompanhe: http://migre.me/vQ8TP

Jornalista (MTB/SP 81.201), assessor de imprensa, fotógrafo e analista da qualidade.

Natural do município do Rio de Janeiro (RJ), e residente no município de Itatiba (SP). Torcedor apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ), católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida.

Críticas, denúncias, elogios, reclamações, interesse em divulgar sua empresa, serviço ou produto, basta entrar em contato pelo e-mail: darlancmjornalista@gmail.com

Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Bairro Real Park D. Pedro sofre com problemas de i... Os moradores do bairro Real Park D. Pedro de Itatiba (SP), estão cansados de fazer reclamações sobre os problemas de infraestrutura junto à Prefeitura...
Programa Direção Segura realiza blitz em Itatiba Neste domingo, 16/11, foram realizadas blitze em locais que apresentam índices de acidente de trânsito, em Itatiba (SP). Segundo o Detran (Departamen...
Descaso da Administração Pública vira reportagem d... Nesta terça-feira, 04/11, por volta das 07h, a equipe da Rede Record (TVB Campinas), esteve, no Jd. das Nações, em Itatiba (SP). Segundo um dos morad...

Darlan Monteiro

Jornalista (MTB/SP 81.201), assessor de imprensa, fotógrafo e analista da qualidade. Natural do município do Rio de Janeiro (RJ), e residente no município de Itatiba (SP). Torcedor apaixonado pelo Clube de Regatas do Flamengo (RJ), católico e devoto de Nossa Senhora Aparecida. Críticas, denúncias, elogios, reclamações, interesse em divulgar sua empresa, serviço ou produto, basta entrar em contato pelo e-mail: darlancmjornalista@gmail.com

Recentes

Ônibus com jogadores do Iraty capota e deixa ferid... Um grande susto marcou a tarde de sábado (19) para...
Vitória surpreende no Itaquerão e derruba série in... O sonho de grande parte da torcida corintiana em v...
Mudança no registro de nascimentos é o primeiro it... Os senadores devem começar a semana de votações no...
De olho nas Paralimpíadas 2020, japoneses criam ca... Quando se fala em Japão, algumas das primeiras coi...

Populares

Centro de Capacitação abre inscrições para novos c... Na quarta-feira, dia 26 de julho, o Centro de Capa...
Termina segunda-feira prazo para quem recebe auxíl... Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para que ...
Quatro projetos recebem aprovação do Plenário em I... Nesta quarta-feira (02), a Câmara Municipal de Ita...
A Mediação de Conflitos Resgatando valores Familia... Todo indivíduo forma sua personalidade e ide...
É aprovada Semana de Prevenção e Conscientização à... Na 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ita...
CLOSE
CLOSE