“Posse da Presidente: DESCONVERSA, DESCONEXA E DESEMBESTADA.”

A cerimônia de posse para o segundo mandato da ‘dona’, Dilma Rousseff teve o saber típico de fim de festa. Como muito bem pontuaram os rivais, Marina Silva e Aécio Neves, “ganhou perdendo”. Um cerimonial pífio, que expressou com maestria o ‘ocaso frio’ do primeiro mandato. Nem com ‘claque paga’ e ‘lanche distribuído’ aos ‘milicos’ foi possível aumentar o quórum. De 30 mil esperados, 24 mil deviam estar, no litoral brasileiro. O discurso de posse da reeleita, desconversou do que precisava falar: as reais mudanças que realmente precisa fazer. A desconexão do aglomerado de palavras com a realidade foi homérica. Enquanto o novo ministro da Fazenda já adiantou que o ‘poleiro’ sujou mais do que qualquer convenção de ‘galináceas’, a dama de renda quis reafirmar que suas políticas foram acertadas. Ninguém entende, no entanto, porque é preciso mudar o que “deu certo”.
Pelo tom do “velório na posse” e dos demais atos que se seguiram, com direito a vaias dirigidas a alguns novos ministros enquanto eram empossados, parece que a coisa vai continuar ‘desembestada’. “É, senhores passageiros da aeronave Brasil, apertem os cintos: parece que vem grande turbulência por aí.” A tal reforma ministerial que ‘dona’ Dilma poderia ter executado, mais uma vez, foi para o ‘beleléu’. Exceto pelo ministro da Fazenda, que votou, em Aécio. Mas é um ‘técnico’, os demais cargos cumprem a política de “uma-mão-lava-a-outra”. Ou seja, ‘enfia’ Gilberto Kassab (PSD-SP), em cidades, não porque o indivíduo saiba o que deve fazer na pasta, mas porque isso deve colocar cabresto nos deputados. Trazer Cid Gomes (PROS-CE), para o Ministério da Educação, é outra ação não gerencial, mas que cumpre o fisiologismo do ‘toma lá, dá cá’.
O ano é novo, mas as aberrações são as mesmas. Exceto pela “Operação Lava Jato”, não devemos ter grandes novidades na atuação desta nova cepa de ministros, tampouco de mais quatro anos da ‘super-marionete do lulo-petralhismo’.
Feliz ano novo, Brasil!

Autor: Emanuel Moura – Jornalista.

Comentários

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE