Práticas flexíveis de trabalho

Michael Turner é vice-presidente para América Latina da Regus, líder em espaços de trabalho flexíveis

A tecnologia está fazendo a parte dela para permitir que os profissionais trabalhem de onde possam ser mais produtivos, seja de casa ou de um ambiente compartilhado. Já é possível acessar remotamente programas e documentos antes restritos aos computadores da sede da empresa. Podemos nos manter conectados por celulares, tablets ou laptops. Ou seja, os empregadores dispõem de ferramentas para adotar, sem prejuízo para os negócios, práticas flexíveis de trabalho. E isso vale para empresas de todos os tamanhos.

A flexibilidade quanto ao local de trabalho é benéfica tanto para funcionários, quanto para empregadores. Segundo uma pesquisa da Regus, que oferece soluções de ambiente de trabalho, 73% dos brasileiros acreditam que práticas flexíveis aumentam a produtividade. Isso porque o tempo economizado no deslocamento entre a casa e o escritório acaba sendo utilizado em atividades que melhoram o desempenho profissional. A empresa, portanto, também ganha.

Além disso, estudos apontam que as novas gerações valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Por isso, a adoção de práticas flexíveis será fundamental na retenção de talentos. Estudo global da consultoria Accenture, incluindo o Brasil, indica que mais da metade dos entrevistados disse ter desistido de um emprego por preocupações quanto ao impacto no equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Aos serem questionados sobre sucesso na carreira, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal ficou no topo da lista (56%), acima de salário (46%) e de reconhecimento (42%).

E se o temor de que à distância fica mais difícil gerenciar os funcionários ainda impede empresas de adotar esquemas flexíveis, a tecnologia é uma aliada. Com o Google Apps, por exemplo, é possível manter os trabalhadores conectados, facilitando o gerenciamento da equipe. Tais ferramentas tecnológicas não são só um assunto do departamento de TI, pois podem ter um impacto significativo nos resultados da companhia.

Fonte: DCI – SP 

Comentários

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE