Prefeito de Elias Fausto, é executado a tiros

O prefeito de Elias Fausto, Laércio Betarelli (PSDB), de 58 anos, foi executado com pelo menos quatro tiros na manhã desta sexta-feira (2). O crime aconteceu por volta das 9 horas na Rua Amadeu Patelli, no bairro Parque Balneario Carima. Ele visitava uma obra no local quando foi emboscado por dois criminosos. Os disparos atingiram o tórax, pescoço e o rosto.
Segundo informações da Polícia Civil, o prefeito chegou sozinho ao local. Ele conversou com dois trabalhadores da obra e, quando se afastou, dois criminosos que estavam escondidos atrás de uma árvore o abordaram. Após atingir o prefeito, os bandidos fugiram em dois veículos diferentes. As testemunhas contaram à polícia que não souberam precisar se os dois bandidos atiraram.
Prefeito de Elias Fausto Laercio Betarelli (PSDB)
O crime mobilizou o comando das polícias Civil e Militar da região. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, irá para Piracicaba para se informar sobre o caso.
O delegado Paulo Bicudo, responsável pelo Departamento de Policiamento do Interior (Deinter) 9, está na cidade para acompanhar o andamento das investigações, que devem ser centralizadas em Piracicaba.
O delegado Gillis Scrocca informou que acionou equipes de investigação local e de outras cidades da região para auxiliar nas investigações, que já começaram a ser feitas.”Provavelmente o DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) virá nos ajudar nas investigações”, afirmou o delegado.
Duas testemunhas do crime prestaram depoimento na delegacia e diligências estão sendo feitas para tentar localizar os autores do crime. Os policiais civis estão buscando imagens de vídeo nos comércios locais para ajudar nas investigações.
Popular
Dude, como era conhecido na cidade, venceu o pleito em 2012 com 67,21% dos votos. Esse é o terceiro mandato dele na cidade. Casado com Marina Arakaki, ele deixa dois filhos.
A Prefeitura de Elias Fausto ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento do prefeito.
Ameaça

No dia 6 de março deste ano, prefeito registrou um boletim de ocorrência após ter sido ameaçado por um empreiteiro que prestou serviços à prefeitura e não teria recebido. Ele contou, em entrevista a uma emissora da TV local, que o empreiteiro interceptou o carro em que estava. “Ele me segurou pelos braços, sacou de uma faca e colocou no meu pescoço, me ameaçando querendo saber se eu iria pagar”, disse à emissora.

Histórico

Esta é a segunda vez que um prefeito da região de Campinas é assassinado a tiros. Em 10 de setembro de 2001, o prefeito Antônio da Costa Santos (PT) foi morto a tiros na Avenida Mackenzie. O traficante e sequestrador Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, e outros integrantes de seu grupo chegaram a ser acusados formalmente pelo crime, mas a Justiça entendeu que não havia indícios que os incriminassem e determinou que a Polícia Civil retomasse as investigações em 2011. O crime permanece sem solução.

Perfil

Nascido em Monte Mor em 13 de fevereiro de 1957, Laércio Betarelli, conhecido como Dude, era casado com Marina Arakaki Betarelli e pai de dois filhos, Bruno e Renê. Exercia o cargo de prefeito de Elias Fausto pela terceira vez, tendo vencido a eleição de 2012 com 67,21% dos votos (6.797).

Engenheiro Civil e Técnico em Bioquímica, teve seu primeiro cargo de liderança como presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual General Mascarenhas de Moraes, em 1990 e 1991.

O início da carreira na Prefeitura foi como responsável pelo Departamento de Obras de 1982 a 1992, ocupação que voltou a exercer entre 2001 a 2004. De 1989 a 1992 foi vereador, tendo sido presidente no segundo biênio.

Elegeu-se prefeito pela primeira vez em 1996 e novamente em 2004, ocupando o cargo de 1997 a 2000 e de 2005 a 2008.

Após esse período, foi chefe de gabinete da Prefeitura de Monte Mor de 2009 até março de 2012, ano em que concorreu novamente com sucesso ao terceiro mandato como prefeito de Elias Fausto. O irmão Antonio Roberto Betarelli é vereador na cidade pelo mesmo partido.

Por: Moara Semeghini/RAC
Foto: César Rodrigues/ AAN
Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Carro perde Controle e capota no bairro da Posse Um Fiat Palio Preto de placa DGQ 4379 de Morungaba, perdeu o controle e vei a capotar em uma curva na Rua Fiovarante Piovani, no bairro da Posse senti...
Veículos roubados são encontrados em desmanche em ... Um desmanche de veículos foi encontrado pela polícia na manhã deste sábado (25) no bairro San Francisco em Itatiba (SP). Três pessoas foram de...
Homem é preso por porte ilegal de arma, mas é solt... Nesta terça-feira, 22/09, por volta das 16h30, uma denúncia levou a Polícia Militar a prender um homem, por porte ilegal de arma de fogo, na Rua Castr...

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Polícia procura suspeito de ser o autor do crime q... A partir da prisão de Tchaulin Augusto Adão, de 24...
Reforma da Câmara Municipal ultrapassa R$ 1,35 mil... A Câmara Municipal de Itatiba (SP), anunciou na úl...
Itatibense desaparece a caminho de Campinas Na manhã de ontem (02), uma mulher de Itatiba (SP)...
Vigia é morto a tiros em posto de combustíveis Na madrugada deste domingo (03), o vigia de um pos...
Agressividade Infantil Você sabe o que é uma criança agressiva? Sabe como...
Serra das rodovias Anchieta e Imigrantes tem lenti... A rodovia dos Imigrantes continua com tráfego ...
Polícia ainda investiga desaparecimento de mulher ... A Polícia Civil ainda investiga o caso da estetici...

Populares

Coleta de inservíveis segue atendendo bairros em 2... A coleta de materiais inservíveis nos bairros segu...
Atibaia dispensa água do Cantareira As chuvas deste início de janeiro elevaram a vazão...
IPTU 2018 começa a ser distribuído no final de jan... Os carnês para pagamento do IPTU e Taxas de 2018, ...
Estado de São Paulo registra mais três mortes por ... Mais três mortes por febre amarela silvestre foram...
Prefeitura faz operação e retira faixas irregulare... Na última sexta-feira, dia 5, Fiscais de Posturas ...
CLOSE
CLOSE