Prefeitos se queixam de falta de verba em reunião de conselho

A questão foi levantada por João Fattori (PSDB), prefeito de Itatiba, e discutida pelos prefeitos presentes

Relatos sobre falta de recursos estaduais e federais e o excesso de responsabilidades atribuídas às prefeituras foram o mote das reclamações dos prefeitos em reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), em Engenheiro Coelho, na manhã de ontem.
A questão foi levantada por João Fattori (PSDB), prefeito de Itatiba, e discutida pelos prefeitos presentes, como Denis Andia (PV), de Santa Bárbara d’Oeste, e Fernando Fiori de Godoy, o Dr. Fernando (PTB), de Holambra, e até mesmo pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, que considerou a questão mais ampla, por necessitar de reforma tributária e pacto federativo, por exemplo.
Fattori fez queixas de falta de recurso quando a discussão tratava de ideias conjuntas para o combate à dengue na RMC e representantes do Estado citaram a necessidade de uma contrapartida dos municípios para mão de obra.
“Eu não aguento mais dar contrapartida. Tanto o Estado quanto o governo federal não ajudam com recursos. Enquanto nós andamos no combate à dengue, o mosquito voa”, disse. Fattori ainda citou outras áreas, como segurança pública, que também acaba recaindo sobre os prefeitos, segundo ele.
O prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco de Oliveira (PMDB), citou a transferência de responsabilidade da iluminação pública para os municípios. “Nós temos recebido várias reclamações de lâmpadas queimadas. Como isso será consertado? Temos mais responsabilidades e menos recursos”, disse.
O próprio secretário Edmur Mesquita fez coro à fala de Fattori, dizendo que a questão envolve reforma tributária e pacto federativo. Os representantes do Estado no encontro ressaltaram que estão repassando o que recebem e podem.
Andia afirmou que há programas e planos das outras esferas governamentais, e que o que não existe é recurso para que as prefeituras os executem.
Dr. Fernando, presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, afirmou que as demandas dos municípios vêm sendo superiores aos repasses. “Temos uma série de planos, como saneamento, políticas públicas na educação e na saúde e os repasses vêm sendo menores. Essa discussão será uma das principais na política nacional em 2015, por conta da situação financeira das cidades. Todo município terminou o ano com restos a pagar”, disse Dr. Fernando.
Fonte: Portal Todo Dia
Link: http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2015/01/cidades/60560-prefeitos-se-queixam-de-falta-de-verba-em-reuniao-de-conselho.php
Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Pesquisa aponta Itatiba-SP como a 13º cidade mais ... g1.globo.com/videos/sao-paulo/sorocaba-jundiai/tem-noticias-2edicao/t/edicoes/v/pesquisa-aponta-que-jundiai-esta-entre-as-dez-cidades-mais-desenvolvid...
Áudio | Sessão da Câmara Municipal de Itatiba( 02/... Parte do áudio da Sessão da Câmara Municipal de Itatiba realizado no dia  03/07/2014
Operação contra violência no Rio terá 8,5 mil milt... A implantação do Plano Nacional de Segurança no Rio de Janeiro vai empregar 8,5 mil militares das Forças Armadas, 620 integrantes da Força Nacional de...

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE