Prefeitura de Itatiba prepara Censo Animal inédito

Com o objetivo de traçar o perfil dos animais domésticos existentes em Itatiba a Prefeitura está treinando Agentes de Saúde para a realização do primeiro ‘Censo Animal’ no município.

O projeto-piloto será feito nas regiões dos bairros Jardim das Nações e Jardim Ipê, por isso, nos dias 16 e 17 de agosto, 20 agentes que atuam nessas áreas participaram de capacitação sobre a importância do levantamento dessas informações e as formas de abordagem.

Foto: Cleber Quintino- IN

É a forma de verificarmos, de verdade, quantos animais existem em Itatiba. Diante dessas informações poderemos desenvolver várias ações em termos de zoonoses, saúde pública e assim, realizar o controle populacional e atingir a meta correta de vacinação antirrábica de cães e gatos na cidade”, explicou Jair Ferreira Humber, veterinário responsável técnico pelo Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE).

As agentes já fazem um trabalho de casa a casa, porque não aproveitar essa prática, essa rotina de trabalho existente, levando um tema relevante para a comunidade?” justificou o Secretário de Assuntos Institucionais, Luiz Henrique Monte. “É muito importante podermos contar com a dedicação e aproveitarmos a experiência do trabalho dessas equipes”, completou.

A Agente Comunitária de Saúde, Maria de Lourdes da Rocha Lino que participou do treinamento, gostou da proposta.“A gente vê muito cachorro e gato pela rua no dia a dia do nosso trabalho, por isso essa iniciativa é excelente, cada vez a gente vai aprendendo mais e também podemos ajudar a comunidade”.

CENSO ANIMAL

O Censo Animal começa a ser realizado em campo no início de setembro e vai mapear todos os cachorros e gatos por residência, colhendo informações como sexo, idade, porte e se os bichos são ou não castrados e vacinados.

Além disso, o Censo vem atender à legislações estaduais e municipais de controle de animais domésticos, a Lei Federal nº 13.426 de 30/03/2017 – Política de Controle de Natalidade de cães e gatos, e aos requisitos do Programa Município Verde Azul.

A questão da guarda responsável é um requisito do Programa Município VerdeAzul e o Censo Animal é o primeiro passo para que possamos traçar ações estratégicas visando acabar com a situação de abandono de animais domésticos em Itatiba”, finalizou a Secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Dorothéa Monteiro.

O ‘Censo Animal’ é uma iniciativa conjunta das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, Assuntos Institucionais e de Saúde. 

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

PARA AQUELES QUE NÃO CONSEGUEM ENTENDER O PORQUÊ ... A psicanálise é um sistema investigativo do funcio...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Aicita inicia montagem da 15ª Casa do Papai Noel A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Ai...
Reclamação: Limpeza de terreno Moradores do residencial ouro, estão reclamando ju...

Populares

Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ... Criminosos armados com fuzil invadem rede de fast ...
Parque D. Pedro Shopping traz ‘O Fabuloso Circo de... O Parque D. Pedro Shopping apresenta o “Fabuloso C...
Aluna de Itatiba recebe prêmio por 1º lugar em Oli... Na última quinta-feira, 10 de novembro, o Auditóri...
Aicita inicia montagem da 15ª Casa do Papai Noel A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Ai...
Dia D de Vacinação conta a Febre Amarela As ações para imunizar o maior número possível de ...
CLOSE
CLOSE