Prefeitura de Itatiba recebe homenagem do Instituto Ayrton Senna

Na última quarta-feira, dia 11 de dezembro, 22 alunos representantes das escolas municipais de Itatiba, participaram do Circuito Ayrton Senna de Juventude (CASJ), etapa final das atividades realizadas durante o ano, na Disciplina Dinâmicas de Leitura/SuperAção. O objetivo do Circuito, que é realizado pelo Instituto Ayrton Senna, é fazer com que os alunos apliquem as competências que foram desenvolvidas através de trabalhos com a leitura e a realização de projetos.

 

Durante o evento de encerramento, Itatiba foi homenageada pelo Instituto Ayrton Senna, que mantém parceria com as escolas do município, através do Programa Superação Jovem.  A placa ‘Protagonista Sempre’ foi entregue à professora e formadora Maria Aguiar de França Lara, representante da Secretaria da Educação no evento.

 

“É com muita satisfação que a Prefeitura de Itatiba recebe essa homenagem do Instituto Ayrton Senna pela parceria de sucesso que, aliada ao patrocínio da Nívea, tem rendido ótimos frutos nos projetos realizados nas escolas da rede municipal de ensino e com isso os principais beneficiados são nossos alunos”, disse o Prefeito João Fattori.

 

Enquanto os alunos participavam das dinâmicas e oficinas, as representantes da Secretaria da Educação, supervisoras Vera Lúcia Máximo da Silva e Adriana Aparecida Gomes da Silva e as formadoras Maria Aguiar e Cátia de Assis Gould, participaram da palestra ‘Dimensões Escolar e suas Competências’, proferida pela professora doutora Heloisa Lück.

 

“Como sempre, os jovens de Itatiba participaram ativamente da Etapa Estadual do Circuito Ayrton Senna da Juventude, tanto das oficinas quanto dos trabalhos em time. Foi possível perceber, na fala desses jovens, o quanto eles, com o apoio de seus professores, estão exercitando o protagonismo e desenvolvendo várias competências

para lerem mais, produzirem mais e melhores textos, aprenderem mais e serem bons resolvedores de problemas na escola e na vida”, afirma Silvia Lima, agente técnica do Instituto.

 

Para a supervisora Adriana Gomes, “a palestra ofereceu um momento de reflexão a respeito dos cuidados que devemos ter nas relações interpessoais e destacou a importância do protagonismo, tanto dos alunos, quanto dos professores e gestores escolares”. A supervisora Vera Máximo também gostou do evento e afirma que “o circuito é uma forma de valorizar o trabalho e desempenho de nossos alunos.”

 

O município, através da Secretaria de Educação, valoriza a aprendizagem significativa e estimula os alunos a serem protagonistas. Para a Secretária da Educação, Profa. Dra. Fatima Polesi Lukjanenko, é “importante reconhecer e valorizar o aluno através de propostas educacionais que possibilitem aos jovens desenvolver as competências necessárias para atuarem no mundo”, o que, segunda a Profa. Fatima, acontece por meio da parceria entre a Prefeitura, a Nívea e o Instituto Ayrton Senna.

 

“Gostei muito de participar do evento e sentir de perto a preocupação que o IAS tem com a educação dos alunos de nossas escolas. Acredito que os adolescentes e jovens só se tornam protagonistas quando criam vínculos que os identificam. Quando se sentem queridos e ouvidos. É entre os parares que eles se veem e se percebem no mundo. A proposta de trabalhar em times proporciona essa aproximação e traz a sensação de pertencimento. Mesma sensação que tivemos ao receber, como coroamento do evento, a

participação da slammer Roberta Estrela D’Alva, jovem, de senso crítico apurado, que sabe se comunicar muito bem através da poesia”, disse a formadora Maria Aguiar.

 

Desafios

Neste ano, o evento ocorreu em Águas de Lindóia, nos dias 10 e 11 de dezembro, e reuniu cerca de 500 participantes, entre professores, educadores e gestores da rede estadual e municipal de ensino do Estado de São Paulo. O tema do encontro foijovem#protagonistasempre. Itatiba participou no segundo dia, com 22 alunos que representaram as escolas, que se destacaram pelo protagonismo na leitura e nos projetos e aderiu com convicção ao grito de guerra: “uma vez protagonista, sempre protagonista” que revela a essência da formação que prepara o jovem para atuar como cidadão crítico dentro e fora da escola.

 

O Circuito acontece em duas fases. A primeira é realizada na escola, através de desafios que mobilizam a comunidade escolar (direção, professores, funcionários, familiares e alunos). Os alunos são desafiados com propostas que exigem as competências adquiridas através dos trabalhos realizados ao longo do ano. A outra, em um grande encontro que reúne escolas parceiras do Programa SuperAção Jovem do Estado de São Paulo.

 

O SuperAção Jovem em Itatiba

A empresa Nivea, que patrocina o projeto, e o Instituto Ayrton Senna (IAS) atuam juntos na cidade de Itatiba, em parceria com a Prefeitura. Depois de qualificar a performance dos alunos na escola e elevar os índices de leitura espontânea de jovens matriculados na rede pública do município, em 2012, com o programa educacional essa parceria se estreitou ainda mais. Em 2013, o programa passou a integrar o componente curricular ‘Dinâmicas de Leitura’ da rede municipal. Desse modo,  o trabalho desenvolvido na parceria com o SuperAção passou a compor a grade curricular dos 8os e 9os anos das escolas. Esta parceria atende atualmente 2971 alunos e 24 escolas.

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE