Prefeitura distribui cartilha de orientação

O material é sobre o uso correto de medicamentos e estará disponível nas unidades de saúde.

A Prefeitura começa a distribuir esta semana uma cartilha sobre uso correto de medicamentos. O conteúdo do material foi desenvolvido pelo Governo Federal e agora conta também com informações sobre descarte correto de medicamentos e está sendo incorporado ao trabalho de conscientização realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Saúde. “Em 2011 demos início à conscientização sobre o descarte correto de medicamentos, armazenagem e utilização. Este material vem reforçar esta campanha, promovendo saúde para a população”, disse o Prefeito João Fattori.

2013.08.29_cartilha_ssaude_1

O material conta com orientações básicas para o uso correto de medicamentos. São abordados temas como a receita médica, bula, como e quando tomar o medicamento, cuidados, onde guardar os medicamentos e o que fazer com medicamentos vencidos, entre outros. A cartilha será distribuída pelos farmacêuticos das Unidades de Saúde de Itatiba, que também orientarão a população. O material também estará disponível na Farmácia do Ambulatório Central de Especialidades (SUS) e na Farmácia Popular. O material também será utilizado em campanhas educativas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde. “Da utilização correta dos medicamentos depende o sucesso do tratamento. É vital também que este medicamento seja armazenado de forma correta, para que não perca a eficácia. E o descarte correto evita problemas ambientais que podem afetar a saúde da população. Por tudo isso, é um tema importantíssimo sobre o qual a população precisa estar consciente”, lembra o Secretário da Saúde, Dr. Luiz Gonçalves Simões.

Descarte de medicamentos

No início de 2011 foi realizado o primeiro estudo sobre a questão do descarte de medicamentos, coordenado pela Profa. Dra. Iara Lúcia Tescarollo Dias, chefe da seção de Farmácia da Secretaria Municipal da Saúde. Este estudo reuniu dados coletados junto a 200 usuários da Farmácia do Ambulatório Central que trouxeram informações sobre conhecimento, data de validade, forma de descarte, motivos pelo qual o medicamento venceu enquanto armazenado no domicilio e outros. Todos os entrevistados receberam informações sobre os prejuízos causados à saúde e ao meio ambiente pelo uso e descarte incorretos de medicamentos.

Dos entrevistados, 86% realizavam o descarte de maneira incorreta, 60% deram como destino o lixo doméstico, 26% descartavam seus medicamentos na pia ou no vaso sanitário. Naquela ocasião, 100% dos entrevistados achavam importante que a cidade contasse com um local para coleta de medicamentos vencidos. Desde então, os itatibenses podem descartar medicamentos vencidos ou inutilizados nas UBSs, PSFs e no Ambulatório Central de Especialidades.

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE