Prefeitura em alerta no período de chuvas

O monitoramento está sendo realizado de dez em dez minutos, por meio de três pluviômetros e de atualizações do sistema de meteorologia do Governo do Estado de São Paulo. Também há acompanhamento presencial, com vistorias nas margens e em pontos que eventualmente podem ocorrer alagamentos.

Durante a tarde do dia 18 de janeiro, o prefeito Douglas se reuniu mais uma vez com Leila Cavallaro, da Defesa Civil, Jeferson Montico, do Corpo de Bombeiros, o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Eng.º Hermínio Geromel e a Secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Elizabet Tsumura, para receber atualizações dos monitoramentos. Apesar do volume alto das águas até o momento, o Ribeirão Jacaré não extravasou em nenhum ponto em que há moradias habitadas, possuindo um bom escoamento. No entanto, o nível elevado do Rio Atibaia chegou a congestionar as águas do ribeirão, promovendo extravasamento no Jd. Virgínia e na Av. Fioravante Piovani.

Rede de Alerta
Após as chuvas ocorridas em março do ano passado, foi criada junto à Aicita, uma Rede de Alerta entre os comerciantes da baixada do Ribeirão Jacaré e os órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Esta rede compartilha informações em tempo real e as divide em subgrupos, cada novo grupo informando aos seus respectivos pontos, como Vila Santa Clara, Jardim De Lucca e outros bairros que margeiam o Ribeirão.

As autoridades ressaltam que fotos das inundações ocorridas em 2016 estão circulando pelas redes sociais como se fossem atuais, criando pânico desnecessário entre a população. Interessados em informações meteorológicas e sobre o nível de cursos d’água de Itatiba devem acessar o site da Prefeitura ou o perfil criado pela Defesa Civil de Itatiba no Facebook, conforme segue abaixo.

Represa
A Represa Sérgio Polezel, no Parque Linear, está cumprindo função de auxiliar na retenção de chuvas. “As águas que iriam para o Córrego dos Operários estão sendo controladas evitando que desemboquem de forma descoordenada no Ribeirão Jacaré”, salienta o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Eng.º Hermínio geromel, responsável pelo controle do nível da represa.

A represa já está preparada para receber novas chuvas.

Ocorrências
A Secretaria de Obras recebeu pela manhã a informação de que uma árvore havia caído nas proximidades da Avenida Independência, sobre o Ribeirão Jacaré. Foram enviadas imediatamente equipes para a remoção da árvore, para que não prejudicasse o curso da água. Foi notificado, por meio da imprensa, que uma residência havia sido afetada pela água na Av. Fioravante Piovani, no entanto, nenhum dos órgãos competentes foi comunicado sobre o fato. Após levantamento de informações, a Prefeitura constatou que as áreas atingidas ficam ao lado do Rio Atibaia e que nenhum morador foi diretamente prejudicado com o fato.

No Jardim Virgínia, um córrego extravasou devido ao estreito diâmetro de uma das manilhas. Durante a tarde a água voltou ao seu volume normal, não causando prejuízo a nenhum morador.

Prevenção
Na manhã desta quarta-feira, 18, a pedido do prefeito Douglas, equipes da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda percorreram as áreas de risco, orientando a população sobre a atual situação. Todos os CRAS da cidade estão em alerta, em contato com as famílias que são assistidas por decorrência das chuvas.

Para as seis famílias que se encontram em áreas de risco próximas ao Rio Atibaia e foram desalojadas preventivamente, já foi disponibilizado materiais como cesta básica e colchões.

Em caso de necessidade, já está preparado um local para receber as famílias ribeirinhas em decorrência de inundações.

Estas primeiras decisões preventivas decorrem da 1ª reunião da Sala de Situação, ocorrida no dia 12 de janeiro. A equipe foi criada para tratar de eventuais enchentes e é composta pelo Gabinete do Prefeito, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias de Ação Social, Obras, Segurança e Governo.

Orientações
A Prefeitura pede para que a população siga as seguintes orientações:

– Busque apenas informações em canais oficiais – Site da Prefeitura e perfil oficial no Facebook da Prefeitura e Defesa Civil;

– Não se coloque em situações de risco;

– Evite compartilhar fotos/vídeos antigos em redes sociais;

– Em caso de anormalidade como alagamentos, deslizamento e outas informações, entrem em contato com o Corpo de Bombeiros, através do telefone 193/192 ou 4524-1212 e Defesa Civil pelo 4534-4935.

 

Por: Assessoria Comunicação PMI

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE