Prótese mamária deve ser usada logo após a mastectomia

Depois de passar por uma cirurgia de mama (mastectomia) a mulher tem sua autoimagem corporal alterada, apresentando um desequilíbrio postural.

A postura física correta evita dores musculares e consequentes sobrecargas linfáticas, que provocam inchaço no braço do lado operado.

O uso precoce das próteses externas evita possíveis desvios posturais pelo desequilíbrio da musculatura da cintura escapular e da região cervico-dorsal. Elas devem ser usadas pelas mulheres que se submeteram à mastectomia. E devem ser indicadas imediatamente depois da cirurgia, pois o seu objetivo é suprir a falta da mama, compensando o volume retirado.

Do ponto de vista psicológico, a importância das próteses mamárias é enorme. É recomendável que a mulher já saia do hospital com um sutiã e uma prótese provisória, pois do ponto de vista ortopédico o uso da prótese vai permitir um equilíbrio estático da coluna, evitando contraturas musculares na região cervical e na cintura escapular.

As lesões musculares e as contraturas impedem a livre circulação de retorno linfático e venoso, acumulando catabólitos no interstício, o que favorece o linfedema (inchaço), não só do membro superior, mas também dos quadrantes adjacentes.

Não só o uso das próteses é importante, mas também o de um sutiã adequado que possa adaptar bem a prótese. A adaptação da prótese definitiva deve ser feita sempre com o sutiã colocado. O de algodão é o mais indicado, pois absorve melhor o suor. As alças devem ser largas para que não haja pressão exagerada sobre a pele do ombro e, com isso, compressão dos pequenos vasos linfáticos da superfície, impedindo a circulação adequada.

Existem vários tipos e modelos de próteses externas:

– Prótese de acomodação: é a primeira que a paciente deve colocar logo depois da cirurgia. Deve ser usada com o sutiã apropriado, com bojo interno para instalação da prótese, que não comprime a ferida cirúrgica, dando uma sensação de conforto e volume à mulher.

– Prótese de silicone: É extremamente agradável à pele. Tem dois modelos, triangular e gota, e base mais firme, pois o silicone é entrelaçado com um composto de borracha. É macia, com consistência semelhante à da mama e de fácil manutenção.

– Prótese de polipropileno: indicada para a fase do tratamento de radioterapia e atividades aquáticas (hidroterapia e natação) e presença de linfedema. Com menor peso que a de silicone, é de fácil manutenção.

Em nosso espaço dedicado às mulheres que fizeram a mastectomia, a Agatha, damos orientação quanto à prótese e sutiã mais indicados para o tipo de cirurgia feito e o biotipo da paciente.

Há variedade de modelos e tamanhos de próteses, além de sutiãs, maiôs, camisetes, saídas de praia, turbantes e lenços.

As visitas são agendadas, pois o atendimento é individual e personalizado.

 

 

A dra. Regina Helena Cruz é fisioterapeuta (crefito 8.805) formada pela UNIMEP (1989), com cursos de pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia, em Saúde da Mulher e em RPG.

É ainda consultora em ergonomia e ministra cursos de cuidador de idosos.

Atende no Edifício Paineiras Center , à Rua Eduardo Tomanik, 385, 8º andar, sala 83, em Jundiaí. 

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP.

Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Comentários

Bruno Mezzalira

Técnico em Informática, Bacharel em Ciência da Computação. Natural de Itatiba/SP. Email: brunomezzalira@itatibanews.com

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
Confira as atrações gratuitas de Itatiba em setemb... A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de...
CLOSE
CLOSE