PUC suspende contratações pelo Fies

A PUC-Campinas suspendeu as novas contratações de financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. A medida revoltou centenas de alunos, que não terão como arcar com os custos da mensalidade sem o auxílio. A universidade justifica a suspensão às dificuldades geradas pelo MEC e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do programa, após a alteração de regras do financiamento estudantil. A decisão não atinge os alunos que já possuem o financiamento estudantil e não há prazo para o final das suspensões.
As novas regras do Fies entraram em vigor no dia 30 de março. O Ministério da Educação conseguiu, na Justiça, derrubar as liminares que suspendiam as novas regras do Fies. Com isso, as instituições particulares de Ensino Superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%. E os novos contratos só poderão ser feitos para estudantes com nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Alunos da PUC-Campinas estão se mobilizando e organizam uma manifestação para a tarde da próxima quarta-feira, em frente à Reitoria, para protestar contra a suspensão do Fies. Os organizadores criaram um evento no Facebook e mais de 500 pessoas foram convidadas. Até a manhã do último sábado, cerca de 115 alunos confirmaram presença no protesto.
A estudante do primeiro ano de pedagogia Stefani Caroline da Silva Ribeiro, de 17 anos, criticou a suspensão do financiamento estudantil sem aviso prévio. Ela afirma que seguiu todos os trâmites e que foi informada em cima da hora da suspensão do Fies na universidade. “Minha irmã ligou e disseram que até o dia 30 de março poderia me inscrever sem a nota do Enem. Mas o sistema estava fora do ar. Com muito custo consegui fazer a inscrição, levei os documentos e fiquei esperando para fazer aditamento. Depois disseram que não poderiam fazer e que estava suspenso” explicou a estudante.
Stefani afirma que não tem condições de pagar a mensalidade de R$ 944,00, e com a suspensão do Fies, muitos dos seus colegas já decidiram trancar o curso. “Consegui desconto e estou pagando R$ 944,00, é um valor muito alto. Eu não consegui pagar este mês e sei que tem muita gente trancando a faculdade”. A preocupação da estudante é que o prazo do MEC expira no próximo dia 30.
PUC
Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a PUC-Campinas se isenta do problema e justifica a suspensão às mudanças praticadas pelas novas regras do Fies.
“Apesar dos esforços da PUC-Campinas e de outras instituições de Ensino Superior, reunidas em suas associações representativas — destacando-se o ajuizamento de ações, ainda em trâmite e sem decisão judicial definitiva —, as dificuldades geradas pelo MEC e FNDE permanecem sem solução, não havendo, ainda, prognóstico seguro em relação às regras aplicáveis ao Fies. A universidade, atuando, como sempre fez, de acordo com a lei, não tem nenhuma responsabilidade pelas dificuldades enfrentadas pelos alunos”, diz a nota, que não estipula um prazo para receber novas inscrições. “Esta decisão vigorará até que se tenha um cenário mais seguro em relação ao Fies, ante o qual seja possível um posicionamento institucional definitivo, atendendo, ao máximo, os direitos da comunidade universitária”, acrescenta. A universidade diz, ainda, que outra opção aos estudantes é a Fundaplub, que também oferece oportunidade de financiamento.
Por: Grupo RAC
Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários
SEPARAMOS PARA VOCÊ
Sindicatos rejeitam proposta de recomposição da in...   PMI "Conjunto de ações apresentado pela Prefeitura aos Sindicatos também trazia avanços sociais   Após assembleias realizadas na noi...
OMS pode declarar o zika vírus como uma ‘ame... Grupo de especialistas vai se reunir nos próximos dias e alerta poderá ser dado A OMS (Organização Mundial da Saúde) convocará seu comitê de cienti...
Prostituídas e exploradas: a realidade de crianças... Milhares de crianças sonham com futuro melhor, mas acabam vivendo em condições precárias e expostas à exploração A sensação de "estar sozinho no mund...

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE