Quatro projetos recebem aprovação do Plenário em Itatiba

Nesta quarta-feira (02), a Câmara Municipal de Itatiba realizou sua 27ª Sessão Ordinária. Na pauta dos trabalhos estava a apreciação de cinco projetos de lei. Todas as matérias receberam parecer favorável das comissões competentes da Casa. A maioria delas eram de iniciativa do Executivo. Confira abaixo o resultado das votações.

 

Primeiro turno

 

O PL 56/2017, proposto pela Administração Municipal, autoriza o Executivo a conceder subvenção econômica de até 40% do valor prêmio do seguro rural dos produtores rurais de caqui, uva, pêssego, ameixa, figo, nectarina, atemoia, tangerina/mexerica, goiaba e manga. As Comissões de Justiça e Redação e Economia e Finanças emitiram pareceres favoráveis à matéria. Na votação, o projeto passou com unanimidade pelos vereadores.

 

Já o PL 38/2017, adiado na sessão realizada no dia 19 do último mês, recebeu parecer favorável das cinco comissões permanentes da Casa. A pedido de um dos autores, Thomás Capeletto (PSDB), foi novamente adiado – desta vez por quatro sessões. Du Pedroso (PPS) e Evair Piovesana (PDT) se manifestaram contrários ao adiamento. A matéria dispõe sobre o recebimento e depósito de sobras de materiais de construção para doação a pessoas carentes e entidades beneficentes ou habitacionais.

 

O PL 54/2017, do Executivo, autoriza o município a contratar com a Desenvolve SP – Agência de Fomento do Estado de São Paulo – operações de crédito com outorga de garantia. O acordo pode trazer à cidade recursos financeiros oriundos do Estado, estimados em até R$7 milhões de reais. Ao passar pela apreciação das comissões, Economia e Finanças e Justiça e Redação foram a favor da matéria. Todos os presentes na sessão também foram favoráveis, em votação nominal.

 

Também do Executivo, o PL 55/2017 altera a redação do artigo 2º da Lei Municipal nº 4.828, de 27 de maio de 2015, que trata da nova estrutura e competência do Conselho Municipal de Turismo. A medida proposta é parte das exigências dos órgãos estaduais para que Itatiba possa se tornar de interesse turístico. Duas comissões avaliaram favoravelmente o projeto: Justiça e Redação; e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Passou, na votação, com unanimidade.

 

Segunda discussão

 

Todos os edis aprovaram o PL 43/2017, de Edvaldo Hungaro (PDT). Em primeiro turno na sessão anterior, recebeu parecer favorável de três comissões: Justiça e Redação; Economia e Finanças; e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Caso sancionado pelo prefeito Douglas Augusto, fica instituído no calendário oficial do município o “Dia da Conscientização da Doação de Órgãos”, que deverá ser celebrado no dia 27 de setembro de cada ano. Nesta data deve haver a realização de campanhas de conscientização da população, com palestras, seminários e debates.

 

Presença

 

O deputado estadual Adilson Rossi (PSB) marcou presença no Plenário Vereador Abílio Monte, nesta tarde. De acordo com o artigo 247 do Regimento Interno da Casa, os visitantes oficiais podem discursar a convite da presidência. Em sua fala, o parlamentar agradeceu a oportunidade e comentou sua atuação no legislativo estadual. “Estou trabalhando intensamente para o desenvolvimento do nosso Estado, cujas demandas são diversas. Tenho, no entanto, um olhar especial à nossa querida cidade, procurando sempre angariar verbas que possibilitem melhorias para o município”, ressaltou.

 

Suplência

 

Dois vereadores foram substituídos pelos respectivos suplentes.

 

Hiroshi Bando (PP) deixa a cadeira para Rafael Rossi (PSB), em virtude de licença de 15 dias concedida para tratamento de saúde.

 

Foi concedida, ainda, licença à vereadora Roselvira Passini (DEM), por 10 dias, para tratar de assuntos relacionados também à saúde. Em seu lugar, assume Júnior Cecon (DEM).

 

Expediente

 

No período destinado à discussão de proposituras, 15 requerimentos receberam aprovação. A Prefeitura, a companhia de telefonia Vivo, a Sabesp e a CPFL foram os órgãos a quem os vereadores dirigiram seus questionamentos. 48 indicações serão encaminhadas agora à Administração Municipal solicitando reparos, ações e providências em prol do município.

 

As proposituras podem ser consultadas no site da Câmara (http://camaraitatiba.sp.gov.br/proposituras/).

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

Ônibus com jogadores do Iraty capota e deixa ferid... Um grande susto marcou a tarde de sábado (19) para...
Vitória surpreende no Itaquerão e derruba série in... O sonho de grande parte da torcida corintiana em v...
Mudança no registro de nascimentos é o primeiro it... Os senadores devem começar a semana de votações no...
De olho nas Paralimpíadas 2020, japoneses criam ca... Quando se fala em Japão, algumas das primeiras coi...

Populares

Centro de Capacitação abre inscrições para novos c... Na quarta-feira, dia 26 de julho, o Centro de Capa...
Termina segunda-feira prazo para quem recebe auxíl... Termina nesta segunda-feira (21) o prazo para que ...
A Mediação de Conflitos Resgatando valores Familia... Todo indivíduo forma sua personalidade e ide...
É aprovada Semana de Prevenção e Conscientização à... Na 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Ita...
CLOSE
CLOSE