RE VIRADA 2013 Os Opalas apresentam sua Mistura Cultural na Praça da Bandeira

Neste final de semana, dias 28 e 29 de setembro, sábado e domingo, a Prefeitura de Itatiba realiza a edição 2013 da Re Virada Cultural da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Mais uma vez, a Praça da Bandeira se transformará em uma verdadeira casa de espetáculos. Serão dois dias com atrações culturais de toda a região. E fechando a programação da noite de sábado, 28, a banda Os Opalas promete colocar a Praça da Bandeira para dançar. A presença da banda na Re Virada itatibense é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado da Cultura, do Governo de São Paulo.

A banda devora diferentes influências culturais e as transformam em combustível para o novo disco ‘Mistura Cultural’. Composto por onze músicas inéditas, o álbum conta ainda com participação de Bruna Caram, Dexter, Renegado, DJ DanDan, Max B.O e Reginaldo 16. Samba, Soul, Groove, Reggae, Rap, Afrobeat e Rock fazem parte da combinação de ritmos e culturas que inspirou a banda neste novo trabalho. Essa música brasileira swingada, no seu estado mais puro, marca um novo período para o quarteto que acaba de completar 10 anos. “Este é, sem dúvidas, o momento mais importante da banda Os Opalas. Estamos com a melhor formação da história da banda”, diz Américo Rodrigues, baterista e fundador do grupo. “O álbum materializa o que antes era um sonho, ele representa um novo conceito, traz uma nova sonoridade e isso nos faz representantes da nova geração da Música Swingada Brasileira”, complementa Melvin Santhana , linha de frente da banda no vocal e guitarra.

‘Mistura Cultural’ é o segundo disco da banda Os Opalas. O quarteto que se renova a cada dia, transcende no desafio de difundir a música brasileira – mundialmente respeitada por sua variedade rítmica. Para tanto, o grupo fez parcerias com a ‘responsa’ de representar a nova geração da música com o balanço brasileiro. Para não fugir da raiz sambarock, Os Opalas convidaram Reginaldo 16 (Funk Como Le Gusta). Já na faixa ‘É Prá Dançar’ a participação especial é da cantora Bruna Caram. O trabalho conta ainda com a artilharia pesada de DJ Dan Dan, Renegado, Max B.O. e Dexter em ‘Opalas MC’s’. “Usando da nossa mistura, formamos a nossa versão”, diz o refrão.

No palco, a banda é conhecida pelos seus shows contagiantes, mostra toda sua força, com muito ritmo e balanço, fazendo o público dançar sem parar. Som para ser ouvido, curtido e para deixar que as pernas conduzam corpo e alma para uma viagem imperdível. Produzido de forma independente, dez, de suas onze faixas, são autorais – contando apenas com uma composição do mestre e amigo Marku Ribas. A sonoridade pensada e trabalhada pelo produtor Alexandre Fontanetti gerou a preocupação de usar instrumentos vintage, como uma bateria Gretsch, um piano Rhods, um órgão Hammond. A identidade visual ficou por conta da artista plástica Bianca Kovac e fotografia de Fernando Barros.

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Re Virada
A Re Virada Regional é um projeto que teve início em 2010 e reúne 18 cidades da Região Metropolitana de Campinas. O evento surgiu como uma versão regional da Virada Cultural Paulistana, com o intuito de promover artistas regionais, estabelecendo um intercâmbio entre as cidades, fortalecendo a arte local e realizando espetáculos que traduzem melhor a realidade da região. Os resultados são o incentivo aos novos talentos, a ampliação do leque de opções culturais para o público e a melhoria da qualidade da produção cultural da região. A escolha dos participantes é feita em comum acordo entre a cidade sede e os municípios participantes. Na edição itatibense, o evento contará com apresentações de dança e grupos musicais de vários estilos em um ambiente preparado para toda a família. “Mais uma vez chegou o momento dessa grande confraternização cultural, com talentos de Itatiba e região. As famílias itatibenses, os turistas e os apaixonados por cultura já tem um ponto de encontro neste final de semana”, lembra o Prefeito João Fattori.

 

Serviço:
Re Virada Cultural 2013

Sábado, 28 de setembro

– 10h – Visita à 13ª Mostra Bambolê/JI de Artes no Museu Municipal

– 11h – Abertura no palco montado na Praça da Bandeira
– 11h30 – Grupo de Dança Toque de Alma de Americana

– 12h – Xodó Grupo Flamengo de Dança de Americana

– 12h30 – Orquestra de Violeiros de Americana

– 14h – Violeiros do Jaguary de Jaguariúna

– 15h30 – Orquestra de Violas Cultura Caipira de Valinhos

– 17h – Orquestra de Violas de Itatiba

– 19h – Pausa para a Missa da Basílica Nossa Senhora do Belém

– 21h – Os Opalas

Domingo, 29 de setembro

– 11h – Oficina Moinho das Artes – Dança de Itatiba

– 11h30 – Grupo Dança Circular – Itatiba

– 12h30 – Ação Jovem – Street Dance – Itatiba

– 13h – Zachar’s – dança de rua, estilo de vida – Itatiba

– 14h – Madeira de Lei – Itatiba

– 16h – Capitão Jack – Itatiba

– 18h – Pausa para a Missa da Basílica Nossa Senhora do Belém

– 20h – Fernanda Pontes & Samba Raiz – Itatiba

 

Local: Praça da Bandeira

Aberto ao público

Classificação: livre

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.
Comentários

Cleber Quintino

Sócio-proprietário do site e página Itatiba News e fotógrafo. Natural de Itatiba. Atua também na área de transportes executivos.

Recentes

É rejeitado projeto sobre divulgação de alvarás... Nesta quarta (13), na 33ª Sessão Ordinária da Câma...
Defesa pede liberdade para os irmãos Wesley e Joes... Por: Décio Trujilo   A defesa dos empresá...
Grendacc ganha RaiosX Portátil que tornará atendim... O Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer)...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...

Populares

Obras contra enchentes alteram trânsito próximo ao... Com o objetivo de aumentar a vazão das águas do Ri...
Vacinação contra meningite C e HPV começa dia 11... A partir do dia 11 de setembro começa em todo o pa...
Confira a programação da Semana da Pátria 2017 A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria da...
Naufrágio em Salvador deixa ao menos 22 mortos; go... O 2° Distrito Naval de Salvador, na Bahia, confirm...
Com experiência cervejeira e shows sertanejos, Car... O Jaguariúna Rodeo Festival chega à 29ª edição nes...
CLOSE
CLOSE